ATIVIDADE 3 – EDU – ESPORTES COLETIVOS: VOLEIBOL – 51/2024
QUESTÃO 1
O Bloqueio é um fundamento que gera um dos pontos mais graciosos do voleibol. É considerada uma habilidade defensiva, que, no entanto, pode se tornar ofensiva, visto que, dependendo das opções técnicas e táticas adotadas pela equipe, que por sua vez considera também o seu oponente, para melhor executar tal fundamento.
CARUZZO, Nayara Malheiros, XAVIER, Robson Florentino, VIEIRA, Suelen Vicente. Esportes coletivos: Voleibol. Maringá, Unicesumar, 2016.
Considerando o texto acima e seus estudos na disciplina sobre o fundamento bloqueio, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Para que o bloqueio obtenha sucesso o atleta tem que manter uma sincronização com o adversário, devendo antecipar em bolas lentas e atrasar em bolas rápidas.
Alternativa 2 – Para executar um bloqueio o jogador deve fazer o movimento em direção a rede e saltar com o corpo de frente para linha de fundo.
Alternativa 3 – No bloqueio defensivo as mãos invadem o espaço aéreo do adversário, na tentativa de proteger a área da quadra.
Alternativa 4 – No bloqueio ofensivo as mãos invadem o espaço aéreo do adversário, na tentativa de proteger a área da quadra.
Alternativa 5 – A função principal do bloqueio é tentar impedir que o saque passe para sua quadra.
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QUESTÃO 2
A proposta dos jogos reduzidos em suas diferentes variações (1×1, 2×2, 3×3, 4×4) evita os exercícios analíticos e faz do jogo um meio de excelência no aprendizado da modalidade voleibol. O minivoleibol, considerando tais argumentos, surge como um método de trabalho que facilita o processo de ensino e aprendizagem dessa modalidade esportiva.
SANTOS, Viviane Miranda dos. O minivôlei como ferramenta para o desenvolvimento psicomotor em crianças de 7 a 10 anos. 2011. Monografia (Especialização em Psicomotricidade), Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2011.
Considerando o fragmento acima e a importância do minivoleibol durante o ensino da modalidade esportiva voleibol, avalie as afirmações a seguir:
I – Os princípios básicos do voleibol, como o toque e a manchete, não são trabalhados no minivoleibol, pois o praticante precisa se sentir livre durante o jogo.
II – O minivoleibol tem como objetivo central exigir do praticante um acúmulo físico e mental, que favoreça a sua inserção na modalidade esportiva voleibol.
III – Ao fornecer possibilidades de adaptação, o minivoleibol pode auxiliar o praticante na compreensão da modalidade de maneira simples e atrativa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – II apenas.
Alternativa 3 – III apenas.
Alternativa 4 – II e III apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 3
A cortada é o fundamento que finaliza a maioria das ações ofensivas e visa enviar, por meio de um golpe forte, realizado durante um salto, a bola no solo adversário, de forma que, geralmente, encerra o rali. É considerada o gesto técnico mais complexo do voleibol, devido às dificuldades de execução das várias fases em conjunto (coordenação de vários movimentos). As cortadas exigem, para seu domínio, força, velocidade, destreza e precisão e, normalmente, é composta por cinco etapas: deslocamento, chamada, salto, fase aérea e queda.
CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V.. Esportes coletivos: Voleibol. Maringá: Unicesumar, 2016.
Considerando o texto anterior e os estudos na disciplina sobre o desempenho do jogador canhoto, analise as afirmativas, a seguir, considerando V para verdadeiro e F para falso.
I – Na fase da chamada da cortada, em que o canhoto deve iniciar com a perna direita a frente, de modo que posicione o ombro esquerdo mais distante da rede.
II – Na fase da chamada da cortada, o canhoto deve iniciar com a perna esquerda à frente, de modo que posicione o ombro direito mais distante da rede.
III – A melhor posição para o ataque do canhoto é a posição 4, na entrada de rede, considerando o ângulo que o jogador terá para realizar o ataque.
IV – Para os canhotos a melhor posição é a 2, na saída de rede, pois recebem a bola levantada da esquerda para a direita.
As afirmações I, II, III e IV, são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, V, F.
Alternativa 2 – V, V, F, F.
Alternativa 3 – F, F, V, V.
Alternativa 4 – F, V, F, F.
Alternativa 5 – V, F, F, V.
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QUESTÃO 4
Um dos principais fundamentos defensivos no Voleibol é a manchete, que se caracteriza pela união dos dois braços na hora de sua execução. Para facilitar o ensino da manchete, é aconselhável que o professor a divida em três fases: entrada na bola, ataque à bola e término do movimento.
CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.
Com base nos estudos realizados na disciplina e diante do trecho acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Não há necessidade de coordenar os movimentos de braços com os movimentos de pernas durante a execução da manchete.
Alternativa 2 – É importante enfatizar que, na fase de ataque à bola, o(a) aluno(a) deverá flexionar os cotovelos de modo que a bola rebata no antebraço na hora do impacto.
Alternativa 3 – Na fase de entrada na bola, é importante que o(a) aluno(a) permaneça com os joelhos e cotovelos semiflexionados como no toque de bola por cima, sendo um pé ligeiramente a frente do outro.
Alternativa 4 – Ao realizar a manchete, após o contato com a bola, no término do movimento, o(a) aluno(a) permanece com os cotovelos estendidos e os braços unidos, podendo ser elevados até a altura aproximadamente dos ombros.
Alternativa 5 – Na entrada de bola, os cotovelos precisam estar semiestendidos e unidos à frente do corpo, sendo os dedos de uma mão sobrepostos aos da outra, de forma que, ao fechar as mãos, os polegares estarão paralelamente estendidos.
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QUESTÃO 5
A posição de expectativa é a postura adotada pelo aluno que o permita agir prontamente, assim que a situação exigir, em condições ideais de velocidade e qualidade de movimento. Sua importância no contexto do jogo de voleibol se justifica pela imprevisibilidade e rapidez das ações. Quanto mais rápida a resposta a uma situação de jogo, maior a possibilidade de sucesso.
BIZZOCCHI, C. O voleibol de alto nível: da iniciação à competição. São Paulo: Manole, 2004
A posição de expectativa, também conhecida como posição básica, deve ser treinada e fazer parte da iniciação até o alto rendimento, assinale a alternativa correta sobre a posição de expectativa.
Alternativas
Alternativa 1 – Não há como ensinar essa técnica sem os demais fundamentos.
Alternativa 2 – A posição de expectativa pode ser ensinada em conjunto com as técnicas de deslocamento.
Alternativa 3 – Na posição de expectativa as pernas deverão estar com a articulação glenoumeral estendida.
Alternativa 4 – Na posição de expectativa os braços deverão estar estendidos para baixo, ao longo do corpo e na lateral.
Alternativa 5 – Não é necessário ensinar a técnica e corrigir o movimento, pois, no jogo, o aluno irá aprender naturalmente.
QUESTÃO 6
Em jogos de alto nível, o mergulho é um dos recursos defensivos utilizado pelos atletas de Voleibol em defesas mais longas que não permitem a defesa em pé. Essa habilidade é mais uma técnica defensiva, utilizada para defender bolas, cujo ângulo de trajetória, muito rasamente, só permite ao atleta defender mergulhando em sua direção. A partir do que foi trabalhado na disciplina sobre o ensino da técnica do mergulho no Voleibol, analise as afirmações abaixo.
CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.
- O professor precisa enfatizar que, para a execução do mergulho, após um deslocamento, o jogador deve se apoiar sobre uma perna, a qual precisa estar com o joelho semiflexionado, para então “mergulhar” em direção a bola.
- Acidentes podem acontecer durante a aprendizagem do mergulho. Por isso, é importante que o professor ensine que, antes de amortecer a queda, logo após tocar a bola, o aprendiz deve estender os joelhos e abaixar o queixo, evitando o choque no solo.
III. O “peixinho” é uma técnica muito semelhante ao mergulho. No entanto, sua diferença está na execução do movimento, pois apresenta um ângulo de queda menos acentuado que no mergulho, o que propicia o deslize do corpo no solo sobre o abdômen e não sobre o peito.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – II apenas.
Alternativa 3 – I e III apenas.
Alternativa 4 – II e III apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 7
No voleibol, a manchete é um dos principais fundamentos executados durante uma defesa em pé. Lógico que há necessidade de compreensão que a manchete que é utilizada para esta ação defensiva, difere da manchete executada na recepção de um saque.
CARUZZO, Nayara Malheiros; VIEIRA, Suelen Vicente; XAVIER, Robson Florentino. Esportes coletivos: voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.
A partir do fragmento acima e considerando o ensino do fundamento defesa em pé, analise as afirmativas a seguir.
I – No momento de organização do sistema defensivo de uma equipe, os jogadores que estão na linha de defesa precisam adotar uma postura de posição de expectativa alta.
II – Na defesa em pé, nota-se que durante a realização desse fundamento, um dos principais erros de execução é o jogador que defende se posicionar atrás do bloqueio de sua equipe.
III – A execução da manchete, durante a defesa em pé, de preferência, os movimentos de braços são para a lateral direita ou esquerda do jogador que está defendendo e os pés paralelos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – II apenas.
Alternativa 3 – III apenas.
Alternativa 4 – II e III apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
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QUESTÃO 8
Ao observar a dinâmica do jogo de Voleibol, nota-se uma divisão na quadra entre as posições de ataque e as posições de defesa. Tal divisão acontece porque as ações que são executadas pelos atletas em cada zona são diferentes.
CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.
Considerando o texto acima e o material da disciplina sobre o posicionamento em quadra e as ações realizadas pelos jogadores de Voleibol, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – O jogador que está na posição 6 da quadra se encontra na zona de defesa e é o responsável pelo saque da equipe.
Alternativa 2 – Os jogadores que estão nas posições 5, 4 e 3 são os únicos que podem efetuar o bloqueio, pois se encontram na zona de ataque da quadra de Voleibol.
Alternativa 3 – A zona de defesa no Voleibol é caracterizada pelas posições 5, 6 e 1, as quais ficam no fundo de quadra e são responsáveis pelas ações defensivas da equipe.
Alternativa 4 – As posições 3, 2 e 1 se encontram dentro da linha dos 3 metros no Voleibol, a qual linha delimita e permite que os jogadores dessas posições fiquem responsáveis pelas ações de ataque da equipe.
Alternativa 5 – Os jogadores que se encontram na zona de defesa da quadra de Voleibol podem efetuar ataques com a bola acima da borda superior da rede desde antes de rebater a bola eles realizem um salto da linha de 3 metros ou de trás dela.
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QUESTÃO 9
As defesas no voleibol tornam o voleibol mais emocionando, deixando os rally mais longos e disputados. A cada defesa bem-sucedida se inicia uma nova ação de jogo chamada contra-ataque.
CARUZZO, N. M.; XAVIER, R.F.; VIEIRA, S.V. Esportes coletivos: Voleibol. Maringá – PR, Unicesumar, 2016.
Considerando o texto acima e os estudos sobre os rolamentos como recursos utilizados para a defesa, assinale a alternativa que corresponde as características do rolamento:
Alternativas
Alternativa 1 – Ação lenta com execução que evita quedas; usado como recurso para o levantamento mais rápido.
Alternativa 2 – Posição de expectativa baixa, nas pontas dos pés; usado somente como recurso de passe; melhor precisão; evita lesões.
Alternativa 3 – Posição de expectativa média, somente após a defender executando a manchete; e deslizar no chão com o dorso da mão para cima; voltar a posição inicial.
Alternativa 4 – Posição de expectativa baixa; realizar um afundo lateral; defender ou tentar dar uma manchete; tocar no chão a parte lateral do tronco ou quadril; rolar sobre o tronco e voltar à posição inicial.
Alternativa 5 – Posição de expectativa alta; realizar um afundo lateral; defender ou tentar dar uma manchete; tocar no chão a parte lateral do tronco; rolar sobre o ombro e voltar à posição inicial de manchete.
QUESTÃO 10
Por se assemelhar com o movimento do smach do tênis, o Saque por Cima ficou conhecido como Saque Tipo Tênis. Trata-se de um saque mais potente que o Saque por Baixo, por causa da velocidade que o braço dominante pode atingir na hora de rebater a bola para a quadra adversária.
CARUZZO, N. M.; XAVIER, R. F.; VIEIRA, S. V. Esportes Coletivos: Voleibol. Maringá: UniCesumar, 2018.
Diante do excerto acima e dos conteúdos da disciplina, analise as afirmações:
- Uma das formas do saque tipo tênis é o saque com rotação, o qual recebe esse nome pela rotação que é atribuída à bola, por meio da extensão de punho que é realizada no instante do golpe. Esse saque pode ser ensinado a partir de duas fases: fase preparatória e fase de execução.
II. No saque flutuante, uma variação do saque tipo tênis, a bola percorre uma trajetória sem rotação, após a batida da mão dominante do jogador. Essa ação acontece porque não há flexão de punho na hora do golpe, fazendo com que a bola execute uma trajetória flutuante e irregular.
III. Na fase de execução do saque com rotação, uma das formas do saque tipo tênis, a bola é lançada com uma das mãos acima da cabeça e os braços são lançados para cima. O braço batedor passa acima da linha dos ombros, em sua máxima amplitude escapuloumeral.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – II apenas.
Alternativa 3 – I e III apenas.
Alternativa 4 – II e III apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
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