AE3 – MKT – MARKETING DIGITAL E NOVAS MÍDIAS – 51/2024
QUESTÃO 1
O ChatGPT é um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI, que faz parte da família de modelos GPT (Generative Pre-trained Transformers), que são projetados para entender e gerar texto em linguagem natural.
Fonte: ZONETTI, A. M. F.; SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Marketing digital e novas mídias. Florianópolis: Arqué, 2023.
Sobre o Chat GPT, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Pode ser usado em uma variedade de aplicações, como chatbots, assistentes virtuais, correção gramatical, tradução de idiomas, geração de texto para redação etc.
PORQUE
- Foi treinado em uma vasta quantidade de dados textuais de diferentes fontes da internet.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Um exemplo prático de machine learning e IoT pode ser visto nos carros da Tesla, que, associando essas duas tecnologias, criou carros que aprendem o estilo de direção do motorista para aperfeiçoar o próprio funcionamento. Para fazer isso, a empresa instalou softwares nos carros que coletam informações sobre a forma como o motorista se comporta no trânsito, o que permite à empresa enviar (via internet) os dados para seus bancos de dados. Após isso, os computadores da Tesla sugerem soluções ao software do carro, para que ele possa realizar ajustes no desempenho do veículo, assim, os carros Tesla podem melhorar a experiência dos usuários com economia de energia, aperfeiçoamento da segurança, entre outros.
Fonte: ZONETTI, A. M. F.; SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Marketing digital e novas mídias. Florianópolis: Arqué, 2023.
Sobre machine learning, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Permite que máquinas sejam capazes de aprender com a experiência através de Inteligência Artificial (IA), que os permite se desenvolver a partir de situações reais.
PORQUE
- Os dados captados são enviados a humanos que, por sua vez, os analisam e enviam os comandos remotamente para que as máquinas realizem as tarefas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
De acordo Jim Lecinski (2011), do Google, o ZMOT (Zero Moment of Truth), momento zero da verdade, em português, descreve o momento em que o consumidor pesquisa, avalia e decide sobre a compra de um produto ou serviço, influenciado principalmente pela informação disponível on-line.
Fonte: LECINSKI, J. ZMot: conquistando o MoMento Zero da Verdade. Google, 2011. Disponível em: https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/tendencias-de-consumo/jornada-do-consumidor/zmot-conquistando-o-momento-zero-da-verdade/ . Acesso em: 20 fev. 2024.
Diante da importância do ZMOT para o processo de decisão de compra dos consumidores, assinale a alternativa correta sobre o principal objetivo das estratégias de marketing voltadas para esse momento:
Alternativas
Alternativa 1 – Aumentar os custos de produção.
Alternativa 2 – Minimizar a exposição da marca nas redes sociais.
Alternativa 3 – Reduzir a variedade de produtos oferecidos pela marca.
Alternativa 4 – Maximizar a presença da marca nos pontos de venda físicos.
Alternativa 5 – Otimizar a visibilidade e a credibilidade da marca nos canais on-line.
QUESTÃO 4
O avanço exponencial das tecnologias digitais já permite inovações capazes de colocar as máquinas no centro de algumas inovações empresariais, e a Internet das Coisas (IoT) já está no nosso dia a dia, e a tendência é aparecer cada vez mais. Prova disso é um dado da nossa realidade, já que em 2022 55% das pessoas com acesso à internet no Brasil usavam a televisão para se conectar à internet (CGI.br, 2023). Isso significa que a internet está cada vez mais perto de nós, inclusive em aparelhos que não foram originalmente feitos para acessá-la.
Fonte: ZONETTI, A. M. F.; SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Marketing digital e novas mídias. Florianópolis: Arqué, 2023.
Sobre IoT, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Permite que as organizações criem pontos de contato também no ambiente físico, aproximando-as das vantagens obtidas pelas empresas nativas digitais e melhorando a experiência omnichannel.
PORQUE
- Sensores possibilitam a coleta de dados, para que o ponto físico identifique quem entrou no ambiente, para que lojas ofereçam um tratamento mais personalizado, aproximando a situação da que acontece no meio digital, por exemplo.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Apesar de toda a liberdade concedida às marcas pelas novas mídias, as ações de marketing devem ser elaboradas com cautela, para ofertar conteúdo relevante, atraindo a atenção do público, pois, da mesma forma que a empresa possui a liberdade de exibir, o cliente tem a liberdade e opção de rejeitar (Zonetti; Silva; Amaral, 2023).
Fonte: ZONETTI, A. M. F.; SILVA C. A.; AMARAL, D. G. Marketing Digital e Novas Mídias. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.
Sobre a liberdade de formato das novas mídias, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas:
- Significa que as campanhas não precisam mais necessariamente seguir padrões e tamanhos determinados pelos meios analógicos .
PORQUE
- É possível fazer um vídeo com a durabilidade de tempo desejada, banners digitais do tamanho e formato desejados, animados ou estáticos etc.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
SEO é uma sigla vinda do inglês que significa Search Engine Optimization, em tradução para o português, Otimização de Mecanismos de Busca, ou seja, este é o nome do conjunto de técnicas que são aplicadas, em textos digitais, para posicionar melhor um site ou blog no ranking de uma ferramenta de busca, como o Google, por exemplo (Zonetti; Silva; Amaral, 2023).
ZONETTI, A. M. F.; SILVA C. A.; AMARAL, D. G. Marketing Digital e Novas Mídias. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.
Sobre SEO, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A lista de palavras-chave para o SEO pode ser genérica e não necessitam de seleção cuidadosa.
Alternativa 2 – Tem o objetivo de fazer com que o site da empresa apareça de forma orgânica nas primeiras posições de buscas do Google.
Alternativa 3 – Tem o objetivo de fazer com que o site da empresa apareça de forma patrocinada nas primeiras posições de buscas do Google.
Alternativa 4 – Canais digitais fortes, com textos e imagens que atraiam a atenção do algoritmo dos mecanismos de busca não fazem diferença na estratégia de SEO.
Alternativa 5 – É um trabalho conjunto que envolve criação de sites, redes sociais e blogs, que nada contribuem com a associação de palavras-chave com o site da empresa.
QUESTÃO 7
“É importante compreender que cada plataforma tem seu público-alvo, seus formatos de conteúdo e recursos específicos. Por isso, nem tudo que funciona para um canal pode funcionar para outro. Conhecer bem a plataforma é requisito mínimo para utilizá-la em sua estratégia de conteúdo” (Zonetti; Silva; Amaral, 2023, p. 43).
Fonte: ZONETTI, A. M. F.; SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Marketing digital e novas mídias. Florianópolis: Arqué, 2023.
Sobre as plataformas Instagram e Facebook, analise as afirmativas a seguir:
- Em uma página no Facebook, você pode usar texto, imagens, fotos, identificar o sentimento relacionado à alguma atividade, ativar o Messenger a partir da opção “receber mensagens”, fazer uma enquete, marcar um produto, anunciar algo ou, até mesmo, utilizar o recurso de check-in para identificar geolocalização.
II. O Instagram é uma mídia social com apelo visual, isso significa que é preciso mais cuidado com as imagens, vídeos e fotos que serão inseridas na plataforma.
III. O Instagram é uma plataforma de propriedade do Facebook, portanto, enquanto opera a plataforma, você se deparará com recursos e opções que permitem a ligação do Instagram com páginas do Facebook.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
Nas novas mídias, decorrente dos processos de interação com o usuário, houve a evolução dos nichos e da segmentação de clientes, tendo a possibilidade de se comunicar com esses clientes por meio de seus interesses, por mais específicos que sejam, trazendo alto nível de customização para o direcionamento de campanhas específicas, de acordo com o objetivo (Zonetti; Silva, Amaral, 2023).
Fonte: ZONETTI, A. M. F.; SILVA C. A.; AMARAL, Diego G. Marketing Digital e Novas Mídias. Florianópolis, SC: Arqué, 2023.
Sobre as vantagens das novas mídias, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas:
- Permitem conexão e rastreabilidade, melhorias em experiência e navegação, além de também auxiliarem na leitura comportamental.
PORQUE
- No mundo digital, ficam gravados registros e históricos, que servem de subsídio para essas melhorias, por exemplo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
De acordo com o blog Mundo Conectado (2023), o WhatsApp é considerado a Rede Social mais acessada pelos brasileiros. A rede de mensagens instantâneas faz parte da empresa Meta, a mesma criadora do Facebook e Instagram.
Fonte: ZONETTI, A. M. F.; SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Marketing digital e novas mídias. Florianópolis: Arqué, 2023.
Sobre o WhatsApp, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas:
- O WhatsApp pode atingir consumidores segmentados, por meio de anúncios feitos para o Instagram e o Facebook .
PORQUE
- O WhatsApp Business oferece integração com landing pages e sites, proporcionando ao usuário uma conversão direta com o time de atendimento ou comercial.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
É nas mídias sociais que uma marca ganha vida e voz própria, é o único ambiente onde uma marca fala, diretamente, com o seu público. Por isso, relacionamento em mídias sociais faz parte do tripé essencial de mídias sociais: conteúdo, relacionamento e análise de dados.
Fonte: ZONETTI, A. M. F.; SILVA, C. A.; AMARAL, D. G. Marketing digital e novas mídias. Florianópolis: Arqué, 2023.
Sobre as plataformas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- É preciso ter uma estratégia conectada a todo o tripé das mídias sociais, para que o conteúdo de uma marca seja gerador de negócios.
PORQUE
- Sem conteúdo, não há mensagem para ser transmitida em posts, stories etc.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.