ATIVIDADE 1 – PED – SAÚDE E EDUCAÇÃO – 53_2024
Após a leitura da unidade IV do nosso material didático percebemos que a saúde mental dos alunos e professores é um tema de grande relevância e precisa ser debatido no processo de formação do pedagogo, como no mundo laboral. Ao fazer uma breve pesquisa em revistas científicas, fica evidente que os estudos têm demonstrado que o docente está adoecendo cada vez mais cedo, seja pelo estresse, pela depressão, pela ansiedade e até mesmo pela Síndrome de Burnout. Esse fato alarmante também atinge os alunos, por motivos parecidos, incluindo o Bullying.
Para a realização desta atividade, imaginemos uma situação hipotética no qual descreveremos a seguir:
Joyce, 42 anos, é professora do Ensino Fundamental I em uma escola municipal de uma grande capital brasileira. Trabalha 40 horas no município (manhã e tarde) e mais 20 horas (noite) na rede privada para complementar sua renda. Ela sempre foi uma profissional extremamente proativa, brincalhona, sorridente, contudo, nos últimos meses, tem estado bem desanimada, irritadiça e sem paciência com seus alunos. Um acontecimento que ficou marcado e criou um alerta na diretora, foi a discussão que teve com os pais de uma aluna sua na frente da escola. Diante a agressividade, o conselho escolar afastou Joyce do trabalho e enviou para a psicóloga da UBS de referência, no qual na primeira consulta detectou que a professora estava com Síndrome de Burnout.
Elaborado pelo professor, 2024.
Diante do caso relatado, baseado no texto complementar e no que você aprendeu a respeito do trabalho da UBS junto a escola, elabore um texto dissertativo (de 20 a 30 linhas) apresentando medidas preventivas que podem ser desenvolvidas pela escola junto a UBS de referência para ajudar ao corpo docente, os escolares e familiares a promover saúde e prevenir doenças de origem mental.
Observação: Apresente as referências utilizadas no final da atividade.
Texto complementar:
CARLOTTO, Mary Sandra. A Síndrome de Burnout e o trabalho docente. Revista Psicologia em Estudo, 2002; Maringá; 7(1); 21-29. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pe/a/hfg8JKJTYFpgCNgqLHS3ppm/> Acesso em: 14 jun. 2024.