ATIVIDADE 3 – BEDU – ATIVIDADES DE ACADEMIA – 53_2024
QUESTÃO 1
Para auxiliar o empreendedor no processo de desenvolvimento de seu negócio, algumas ferramentas e técnicas são importantes para que o empreendimento obtenha sucesso e que todo o planejamento seja executado da forma mais eficiente.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto acima e nos estudos de planos de negócios, analise as afirmativas abaixo.
- Um plano de negócios é uma ferramenta essencial para aquele que irá empreender um negócio, porque ajuda a prever uma série de fatores.
- O plano de negócios fornece ao empreendedor informações importantes sobre o negócio que pretende criar, bem como, do mercado que irá atuar.
III. Um modelo de plano de negócios pode apresentar os seguintes componentes: análise estratégica, descrição da empresa, produtos e serviços, recursos humanos e plano financeiro.
- O plano de negócios é um documento que tem por objetivo estruturar as principais ideias e opções que o empreendedor deve avaliar para decidir quanto a viabilidade da empresa a ser criada.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II, III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 2
Na pós-modernidade, com a popularização dos estudos do Dr. Kenneth H. Cooper, a ginástica ganhou novos embasamentos científicos e adquiriu o adjetivo de aeróbica. Nesse contexto, passou a ser considerada como uma excelente ferramenta para melhorar a aptidão cardiorrespiratória e o estado de saúde geral.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
Com base no texto acima e nos estudos da disciplina, analise as asserções abaixo:
I – Em sua maioria, as modalidades de Ginástica de academia são consideradas exercícios aeróbicos.
PORQUE
II – Nas modalidades de Ginástica de academia o sistema aeróbico fornece toda a energia necessária para a realização dos exercícios, desde o início até o fim de uma aula, por exemplo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Para se tornar um coach de excelência, o professor deve estar capacitado para conduzir uma aula de forma adequada e segura. Sendo assim, ele deve utilizar técnicas específicas para realização da mesma.
MATSUO, Adriano Ruy ; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá- PR: Unicesumar, 2020 (adaptado).
Relacionado a instrução verbal e visual, e a correção da técnica do movimento, avalie as afirmações a seguir:
I. A linguagem corporal pode facilitar o entendimento do aluno na realização dos movimentos.
II. O uso de termos técnicos deve ser reduzido, mas caso utilizados, devem ser explicados antecipadamente aos alunos.
III. Em uma aula em grupo, no caso de movimentos incorretos, os comandos de correção devem ser realizados, inicialmente, de forma individual.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
Para proporcionar uma aula de qualidade na Ginástica de academia, além de executar corretamente os movimentos, o professor deve estar atento a outros elementos como o comando eficiente, a dramatização, a organização e a hospitalidade.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e dos conteúdos a respeito do coaching de excelência, analise as afirmativas abaixo:
- A dramatização consiste, puramente, na utilização da linguagem corporal para interpretar e projetar no aluno o sentimento da música.
- Uma instrução verbal eficaz depende unicamente da qualidade da voz, uma vez que uma voz baixa pode não ser audível em toda a sala.
III. O termo “perna líder” é empregado para identificar o lado dominante do corpo dos indivíduos, assim, cada um inicia o movimento de acordo com sua perna líder.
- Além das orientações e correções verbais, um método eficiente para a correção da técnica é a demonstração o movimento incorreto, seguido da técnica correta.
- A introdução da aula é o momento de realizar uma breve descrição do conteúdo da aula, fornecer dicas de segurança aos alunos, assim como descontrair e relaxar o grupo.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – I e IV apenas.
Alternativa 4 – III e V, apenas.
Alternativa 5 – IV e V, apenas.
QUESTÃO 5
A coreografia das aulas de Ginástica de academia com elementos provenientes das lutas, como socos, chutes e esquivas, é caracterizada pela simulação de combates, assim como de exercícios físicos voltados para a preparação física para essas modalidades.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e no conteúdo da disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – O chute frontal pode ser utilizado para criar um espaço para desferir outras técnicas, e é executado apenas na base frontal.
Alternativa 2 – Considerando o gesto técnico do soco direto, podemos dizer que ele pode ser executado em ambas as bases, de combate e frontal.
Alternativa 3 – As bases de combate e lateral são exemplos de posicionamentos do corpo, os quais servem de ponto de partida para a execução dos movimentos.
Alternativa 4 – Os movimentos básicos utilizados nessas aulas são derivados de modalidades onde o combate é realizado em pé, como o Boxe, o Tai Chi Chuan e a Capoeira.
Alternativa 5 – A quantidade de participantes na sala não constitui um ponto de segurança da aula que envolve movimentos das lutas, mas sim, os objetos que estão presentes na sala.
QUESTÃO 6
O ciclismo indoor, comumente chamado de spinning, foi idealizado pelo ciclista Sul-africano Jonathan Goldberg sendo uma aula realizada em bicicleta estática, que simula determinadas situações e esforços vivenciados no ciclismo de rua.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e dos estudos a respeito do ciclismo indoor, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – A posição com as mãos afastadas do guidão é usada em terrenos planos, descidas íngremes, estando somente sentado na bicicleta.
Alternativa 2 – As variações da posição das mãos no guidão são feitas de acordo com o tipo de terreno e movimento que está sendo simulado, podendo ser: juntas e afastadas.
Alternativa 3 – A bicicleta de ciclismo<em> indoor</em> possui características semelhantes às bicicletas de corrida, contudo, não permitem simular todos os tipos de técnicas, como o <em>Sprint</em> por exemplo.
Alternativa 4 – O ciclismo<em> indoor </em>é uma aula realizada em bicicleta estática e, mesmo sendo praticada em local fechado, algumas aulas são <em>outdoor</em>, conduzindo os praticantes à trajetos urbanos e rurais.
Alternativa 5 – A maior parte das músicas que compõem a aula de ciclismo indoor tem os batimentos por minuto (BPM) semelhante às rotações por minuto (RPM), fazendo com que, o número de batidas da música coincida com o número de voltas do pedal em um minuto.
QUESTÃO 7
Para que os objetivos do treino sejam alcançados, é de suma importância que os princípios e métodos do treinamento esportivo sejam respeitados. Do mesmo modo, também se faz importante um planejamento de todo esse processo do treinamento, o que denominamos de periodização do treinamento esportivo, que permite uma visualização completa da organização, ao mesmo tempo que garante o desenvolvimento lógico das sessões.
MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).
Sobre a periodização das aulas de Ginástica de academia, avalie as afirmações a seguir:
I. O termo periodização origina-se da palavra período.
II. Com a finalidade de ter um controle melhor da sobrecarga e recuperação do treinamento, a periodização é uma divisão do tempo em pequenos segmentos.
III. É julgada como o processo de estruturação das fases do treinamento, que tem por objetivo promover o condicionamento geral e específico dos componentes da aptidão física, de excelente maneira.
IV. Na ginástica de academia, a organização dos ciclos de treinamento deve respeitar especialmente, o nível de aptidão física dos praticantes. Isto é, a periodização é particular a cada professor que deve estudar e determinar os melhores métodos para atender às especificidades do seu público que, no geral, é homogêneo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
Para se planejar um processo de treinamento, é necessário que, este, seja baseado em alguns elementos, como os princípios de treinamento esportivo. Dentre estes princípios, um dos mais importantes é o da sobrecarga, pois, é por meio dele que os estímulos gerados pelos exercícios físicos são controlados. Esses estímulos, se oferecidos corretamente, além de causar o aumento regular e progressivo da carga de trabalho, possibilitará uma melhoria no rendimento.
MATSUO, Adriano Ruy; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá – PR.: UniCesumar, 2020 (adaptado).
Considerando o texto acima, examine as afirmações abaixo:
I. No princípio da sobrecarga é necessário elevar a carga de treino, e esse aumento deve ser contínuo, sem tempo de recuperação.
II. As principais variáveis manipuladas para criar essa sobrecarga são a Frequência, a Intensidade, o Tempo, o Tipo, o Volume e a Progressão.
III. Na aplicação do princípio da sobrecarga, o volume e a intensidade constituem os principais fatores a serem ajustados ao longo do treinamento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 9
Entender como funciona uma empresa, e os seus conceitos administrativos é importante para a prática do profissional de Educação Física, visto que, essa é uma das áreas em que se é possível atuar, seja como Personal Trainer, ou proprietário de sua própria academia.
MATSUO, Adriano Ruy ; IBA, Fábio Luiz. Atividades de Academia. Maringá- PR: Unicesumar, 2020 (adaptado).
Em relação ao conceito da administração, avalie as afirmações a seguir:
I. Os recursos materiais compreendem os equipamentos, e os elementos a serem transformados em produtos e serviços.
II. Os recursos informacionais consideram os processos operacionalizados, os conhecimentos adquiridos e os produtos e serviços desenvolvidos.
III. Os recursos tecnológicos de uma empresa consideram os sistemas de apoio e de aplicação operacional, e os equipamentos computacionais que são adquiridos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 10
Sabemos que a intensidade do exercício físico pode ser monitorada através da frequência cardíaca e, nesse contexto, uma prescrição adequada dessa intensidade deve estabelecer uma zona de frequência cardíaca de treinamento, com um limite inferior e superior que precisam ser respeitados durante o exercício físico.
MATSUO, A. R.; IBA, F.L. Atividades de academia. Maringá: Unicesumar, 2020.
A partir do texto acima e no conteúdo da disciplina, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Um indivíduo que apresenta uma Frequência cardíaca máxima de 187 BPM e uma Frequência cardíaca de repouso de 60 BPM, possui 163 BPM de reserva da Frequência cardíaca.
Alternativa 2 – Um indivíduo que apresenta uma Frequência cardíaca máxima de 187 BPM e uma Frequência cardíaca de repouso de 60 BPM, possui 160 BPM de reserva da Frequência cardíaca.
Alternativa 3 – Um indivíduo que apresenta uma Frequência cardíaca máxima de 195 BPM e uma Frequência cardíaca de repouso de 55 BPM, possui 175 BPM de reserva da Frequência cardíaca.
Alternativa 4 – Um indivíduo que apresenta uma Frequência cardíaca máxima de 195 BPM e uma Frequência cardíaca de repouso de 55 BPM, possui 176 BPM de amplitude da Frequência cardíaca.
Alternativa 5 – Um indivíduo que apresenta uma Frequência cardíaca máxima de 190 BPM e uma Frequência cardíaca de repouso de 53 BPM, possui 137 BPM de reserva da Frequência cardíaca.