ATIVIDADE 3 – EDU – LIBRAS – 53_2024
QUESTÃO 1
Na questão da surdez existem equívocos de qual seria a terminologia adequada à pessoa com deficiência auditiva, já que historicamente foram utilizadas muitas terminologias. Mas, com o avanço da tecnologia e do conhecimento humano, houveram mudanças sociais e as terminologias foram alteradas ao longo da história.
SANTOS; Adriana Prado Santana. Introdução à Libras/ Adriana Prado Santana Santos; Ricardo Schers de Goes: UNICESUMAR, 2023.
Diante desse contexto e dos conteúdos da disciplina, assinale a alterativa correta, que expressa a terminologia atualmente adequada:
Alternativas
Alternativa 1 – <B>ATENÇÃO: </B>NÃO FOI POSSÍVEL REALIZA A LEITURA DA ALTERNATIVA.
Alternativa 2 – <B>ATENÇÃO: </B>NÃO FOI POSSÍVEL REALIZA A LEITURA DA ALTERNATIVA.
Alternativa 3 – <B>ATENÇÃO: </B>NÃO FOI POSSÍVEL REALIZA A LEITURA DA ALTERNATIVA.
Alternativa 4 – <B>ATENÇÃO: </B>NÃO FOI POSSÍVEL REALIZA A LEITURA DA ALTERNATIVA.
Alternativa 5 – <B>ATENÇÃO: </B>NÃO FOI POSSÍVEL REALIZA A LEITURA DA ALTERNATIVA.
QUESTÃO 2
Observe a Imagem:
Fonte: https://www.libras.com.br/images/artigos/surdo-mudo/surdo-mudo.png. Acesso em: 26 fev. 2024.
Diversos termos utilizados pela sociedade mudam conforme o tempo e contextos históricos. É importante estar atento a essas mudanças. Com base nisso, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O termo surdo-mudo foi uma terminologia adotada no passado.
PORQUE
- Com os avanços da tecnologia e principalmente no tratamento terapêutico da fonoaudiologia, alguns surdos conseguem falar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II, são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
Para dar significado a uma língua, existe um sistema de representação ou símbolo por meio da escrita de sinais chamada de Sign Writing, mesmo não sendo tão divulgada e ainda existem preconceitos sobre o tema.
Fonte: Santos; Adriana Prado Santana Introudção à Libras/ Adriana Prado Santana Santos; Ricardo Schers de Goes: UNICESUMAR, 2023.
A partir deste conhecimento, analise as afirmativas a seguir, classificando-as em verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A língua de sinais não tem manifestação sonora, por isso ela é uma língua ágrafa, ou seja, não tem escrita.
( ) Valerie Sutton que criou um sistema para registrar as danças dos seus alunos, juntamente com um grupo de surdos, aprenderam a escrita dos sinais, chamada de “sign writing”.
( ) Professora surda, Marianne Stumpf, aqui no Brasil faz a pesquisa na área de Sign Writing.
( ) Segundo Capovilla, outro pesquisador da língua, diz que “O sign writing, como sistema de escrita das línguas de sinais é formado por quiremas, da mesma forma que os fonemas formam as palavras das línguas orais.”
Alternativas
Alternativa 1 – A- V, F, F, V.
Alternativa 2 – B- V, V, F, V.
Alternativa 3 – C -F, V, F, F.
Alternativa 4 – D- F, V, V, V.
Alternativa 5 – E- V, V, V, V.
QUESTÃO 4
Estudar a gramática de Libras se torna um desafio para o licenciando, pois o estudante, em toda sua caminhada, teve acesso apenas à estrutura interna da língua portuguesa. Sobre isso, Quadros (2008) declara: as línguas de sinais são sistemas linguísticos independentes das línguas orais, desmistificando a concepção de “e”. São línguas naturais que se desenvolvem no meio em que vive a comunidade surda.
Fonte: QUADROS, R. M. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 47.
Impossível compreender a língua de sinais se não passarmos imediatamente por esse entendimento, as duas línguas são bem diferentes (Português e Libras), porém cada uma delas precisa ser estuda mediante as suas especificidades, sobre isso analise as afirmativas a seguir:
- Todas as línguas possuem palavras que são classificadas em relação a um tipo, classe ou unidade.
- A Libras não tem base a uma linguística como na oral, ela está independente.
III. As unidades mínimas da língua de sinais possuem morfemas lexicais e gramaticais.
- A libras não evolui, por isso, o estudo dela hoje pode ser feito acompanhando toda sua estrutura interna.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – II e IV, apenas.
QUESTÃO 5
É um assunto de “chegar a ser” como também de “ser”. Pertence ao futuro tanto quanto ao passado. Não é algo que já existe, transcendendo lugar, tempo, história e cultura. As identidades culturais vêm de algum lugar, tem histórias. Contudo, como tudo o que é histórico, elas sofrem uma transformação constante. Longe de estarem eternamente fixas num passado essencializado, estão sujeitas ao contínuo “jogo” da história, da cultura e do poder. Longe de estarem fundadas numa mera “reprodução” do passado que está esperando ser encontrado e que, quando encontrado , assegurará nosso sentido de nós mesmos até a eternidade, as identidades são os nomes que damos às diferentes maneiras como estamos situados pelas narrativas do passado e como nós mesmos nos situamos dentro delas (HALL 1997, p. 225).
Fonte: HALL.S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções de nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 225, 1997.
Ao estudarmos a história do sujeito surdo, sua forma de lutar para conquistar o momento que hoje vivem cabe lembrar que o começo não apresentava tanta glória como pensam. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:
- Surdo-mudo é a definição mais antiga, porém ainda muito utilizada pelo senso comum.
- Os surdos foram colocados à margem da sociedade ao longo da história
III. Em Milão, na Itália, houve um congresso que difundiu ainda mais a língua de sinais em 1880
- Charles Michel de L’Epée afirmou que os surdos são capazes de aprender através da língua de sinais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – III e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e IV, apenas.
QUESTÃO 6
Leia o trecho:
A escola sempre será a maior instituição multicultural devido a autonomia pela qual cada aluno deveria ser tratado, sendo respeitado assim todas as suas particularidades, pois afinal, não seria apenas uma manifestação do conhecimento retido, mas sim a administração dele junto aos alunos, esses espaços educativos não podem ser considerados “meramente como espaços instrucionais, mas devem ser vistos como locais onde a cultura, o poder e o conhecimento estão juntos para produzir identidades, narrativas e práticas sociais particulares” (GIROUX, 2003, p. 95).
GIROUX, H. Cultura popular, Disney e política pública: uma entrevista com Henry Giroux. Entrevistadora: Márcia Moraes. Fórum Crítico da Educação. Revista do ISEP, Rio de Janeiro, v.1, n. 2, p. 93-102, abr. 2003.
Sobre a politica de inclusão de pessoa com surdez sempre foi um desafio; analise as alternativas abaixo, acerca dessas políticas:
- A lei federal 10.436/2002 reconhece a língua de sinais como a língua da comunidade surda.
- O decreto 5.626/2005 regulamenta a lei federal 10.436.
III. O decreto 5.626 estabelece que a abordagem bilíngue precisa ser adotada nas escolas públicas e particulares.
- A lei federal 10.436 estabelece a Libras como uma língua e pode ser usada de maneira a substituir a língua portuguesa oral/auditiva para visual/espacial.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I,II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 7
Usamos o termo diferença linguística e não mais deficiência quando nos referimos a pessoa com surdez, através de toda a apresentação de autores que colaboraram para o momento bilinguista que defendemos hoje, e também vemos que fora necessário realocações de pensamentos e políticas sobre a forma de percebermos o outro. Um pensamento prático foi o que Nancy Frases relata ser importante que identifique e assuma a defesa somente daquelas versões da política cultural da diferença que possam ser combinadas coerentemente com a política social da igualdade (Fraser, 2006).
Fonte: FRASER, N. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos de campo, São Paulo, n. 14/15, p. 1-382, 2006.
Como citado, o bilinguismo marcou a realidade educacional e social para o surdo, sobre isso leia as alternativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O bilinguismo sempre foi a primeira opção para os surdos.
Alternativa 2 – O bilinguismo separa a interação que poderia existir entre surdos e ouvintes
Alternativa 3 – A família somente deixa de adotar o bilinguismo para a criança surda, quando esse pensamento parte dos próprios pais surdos.
Alternativa 4 – Desde o início os surdos foram incentivados a viverem nesse sistema bilíngue.
Alternativa 5 – O bilinguismo entende que a língua de sinais é a língua natural dos surdos.
QUESTÃO 8
A língua de Sinais Brasileira (Libras) tem sua estrutura gramatical própria e faz uso de parâmetros a qual estabelece o conceito da língua. Para Quadros (2006, p.35), a Libras é rica, complexa, possui estrutura e regras próprias e “é uma língua espacial visual, pois utiliza a visão para captar as mensagens e os movimentos, principalmente das mãos, para transmiti-la”.
Fonte: Santos; Adriana Prado Santana Introdução à Libras/ Adriana Prado Santana Santos; Ricardo Schers de Goes: UNICESUMAR, 2023.
Com base no exposto e diante dos nossos estudos na disciplina, analise as asserções abaixo avaliando a relação entre elas:
- A LIBRAS é a língua de sinais diferente das línguas orais pela utilização do canal comunicativo,
PORQUE
- As línguas orais utilizam um canal comunicativo oral-auditivo, por sua vez as línguas de sinais utilizam um canal comunicativo diferente, que é gestual-visual.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 9
A Libras tem seu léxico criado a partir de unidade mínimas sendo “A primeira tarefa da fonologia para a língua de sinais é determinar quais são as unidades mínimas que formam os sinais. A segunda tarefa é estabelecer quais são os padrões possíveis de combinação entre essas unidades e as variações possíveis no ambiente fonológico” afirma Quadros (2006).
Fonte: SANTOS; Adriana Prado Santana. Introdução à Libras. Adriana Prado Santana Santos; Ricardo Schers de Goes : UNICESUMAR, 2023.
Com base no exposto e diante dos nossos estudos na disciplina, analise as asserções abaixo avaliando a relação entre elas:
- Os parâmetros da LIBRAS são atribuídos por CM-configuração de mão, PA- ponto de articulação, M- movimento, O- orientação, EX F/C Expressão corporal e/ou facial.
PORQUE
- A Libras apresenta sua própria gramática e é visual-espacial, se diferencia da Língua portuguesa oral auditiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 10
As abordagens educacionais apresentadas em nossa disciplina disponibilizam condições para o desenvolvimento das pessoas surdas, alguns métodos obtiveram mais êxito que os demais. Pensando em um deles, Honora (2008) aponta que a Comunicação Total utilizava a utilização simultânea de todos os recursos linguísticos, ou seja, a comunicação feita pro meio da oralização, de prótese auditiva, de gestos naturais, de língua de sinais, expressão facial, de alfabeto manual, de leitura labial, de escrita, enfim de tudo aquilo que serviria de meio para ajudar a desenvolver o vocabulário, a linguagem e o conceito de ideias entre o individuo com deficiência auditiva do outro.
Fonte: HONORA. M. Esclarecendo as deficiências: aspectos teóricos e práticos para contribuir com uma sociedade inclusiva. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008.
A comunicação total não foi a primeira estrutura a ser adotada como técnica de ensino para os surdos, mas para a pessoa que desconheça a língua de sinais acaba sendo o método mais usado. Nesse sentido, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A Comunicação total é o único sistema de comunicação usada para o diálogo entre surdos e ouvintes.
PORQUE
- Ela utiliza gestos, sinais e oralização e todo e qualquer recurso para comunicação com os surdos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II, são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.