ATIVIDADE 3 – PED – SAÚDE E EDUCAÇÃO – 53_2024
QUESTÃO 1
Atualmente, vem se observando a diversidade das áreas de atuação do pedagogo, como, por exemplo, a pedagogia empresarial, que visa sempre melhorar a qualidade de prestação de serviços de uma empresa, porém podemos ainda observar alguns desafios no mercado de trabalho para esse profissional.
Com base nesta informação, analise as asserções abaixo a respeito da pedagogia empresarial:
- O pedagogo empresarial desenvolve a capacidade de renovação da empresa e dos seus funcionários, buscando o conhecimento de novas técnicas, uo seja, este tem habilidades e potencial para trabalhar em uma empresa
PORQUE
- O pedagogo empresarial pode educar os indivíduos de maneira a valorizá-los e gerar mudanças.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Caracterizado pela “preocupação excessiva ou expectativa apreensiva”, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono. É importante registrar também que, nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causa muito sofrimento e interfere na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional dos pacientes. Pode afetar pessoas de todas as idades, desde o nascimento até a velhice. Em geral, as mulheres são um pouco mais vulneráveis do que os homens.
BRUNA, Maria Helena Varella Bruna. Ansiedade. UOL, 19 de dezembro de 2022. Publicado em: https://drauziovarella.uol.com.br/
Os sintomas apresentados acima são características de:
Alternativas
Alternativa 1 – Transtorno de conduta
Alternativa 2 – Transtornos de Comportamento
Alternativa 3 – Transtorno de Ansiedade Social
Alternativa 4 – Transtorno de Ansiedade Generalizada
Alternativa 5 – Transtorno de Ansiedade de Separação
QUESTÃO 3
Em meados de 1920, surgiu a Escola Nova, seguindo a tese de Anísio Teixeira, que defendia a escola pública, laica, igualitária e sem privilégios. Mas a mudança, que pretendia a inclusão das crianças na escola, foi discutida com a Reforma Sampaio Dória, a partir da criação da etapa inicial de dois anos, equivalente ao ensino fundamental, visando atender as crianças de 7 a 12 anos, que estavam fora da escola. Na era Vargas foi a criação do Ministério da Educação e da Saúde Pública, em 1930, unindo os interesses de ambas áreas. Mesmo com as diferenças políticas estabelecidas pelos líderes governamentais, a Educação passou a ser considerada como direito de todos e dever do poder público. Olha só, outro fato relevante aconteceu, em 1942, durante o Estado Novo, a saber: a promulgação das Leis Orgânicas do Ensino, que estruturou o ensino industrial, reformou o ensino comercial e promoveu mudanças no ensino secundário.
MINCOFF, Raquel Cristina Luis. Saúde e Educação. Maringá – PR: Unicesumar, 2021. Reimpresso em 2023.144 p.
Pautando-se nisto, avalie as afirmações a seguir:
- I) Ginásio (Ensino Fundamental) – para 4 anos
- II) Colegial (Ensino Médio) – para 3 anos
III) Ensino Fundamental I – para 5 anos
- IV) Ensino Infantil – para 6 anos
- V) Supletivo – 2 anos
É o correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 2 – II, III e V, apenas.
Alternativa 3 – I, II, V, apenas.
Alternativa 4 – I, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III, IV e V
QUESTÃO 4
Pedro é uma criança de 8 anos bem ativa e inteligente. Sempre atento na sala de aula, gosta também de brincar com os colegas e interagir com os professores. Mas nos últimos dias na escola, sua professora percebeu que Pedro anda muito calado, sonolento e desatento às aulas. A professora então, decidiu perguntar ao aluno o que ocorria e Pedro relatou que já fazia um tempo que sentia uma dor de dente e que agora estava aumentando e que estava tomando muito remédio todos os dias para melhorar, pois a mãe não podia levá-lo ao dentista no postinho.
Elaborado pelo professor, 2022.
Como foi visto na unidade III do nosso material didático, sabemos que existem estratégias e ações protetivas e promotoras da saúde de responsabilidade da equipe de saúde, com o apoio da escola, para amenizar esses problemas. Sobre essas ações, analise as afirmativas a seguir:
- Aplicação tópica de flúor, pela equipe de saúde nas UBS e, quando necessário, ações pontuais na escola.
- A Higiene bucal supervisionada visando ao controle das cáries que pode ser realizada pela equipe de saúde, na UBS, por meio de orientação para a escovação e estímulo ao autocuidado.
III. Saúde bucal e auto-cuidado devem ser pedagogicamente trabalhados, por meio de atividades, como oficinas de saúde, teatro, discussões dialogadas, cartazes, enfim, recursos didáticos pedagógicos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – III, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
Considerando a sociedade contemporânea que vivemos, várias iniciativas com foco educacional não convencional têm surgido e ampliado a atuação da ENE – Educação Não Escolar, esta, por sua vez, propõe fortalecer as práticas educativas fora do ambiente escolar (SEVERO, 2018). Nesse sentido, faz-se necessário conhecer os dispositivos educacionais formais, não-formais e os informais para, posteriormente, compreender o papel do educador em cada área.
Com base nesta informação, analise as asserções abaixo a respeito do modo de pensar a educação fora do modo tradicional e nas modalidades de práticas educativas em outros ambientes:
- A Educação não-formal, são as práticas de ensino realizadas fora do ambiente escolar, em outros cenários, diferentes do ensino educativo oficial. Assim como a Educação Informal, configura-se como as experiências educativas que o indivíduo recebe ao longo da vida familiar, no trabalho, no lazer, entre outros
PORQUE
- A Educação formal é a realizada dentro de ambientes específicos, com cronograma e conteúdos seriados.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.<br/>
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Na pedagogia hospitalar, o pedagogo tem como finalidade contribuir para que estes pacientes se recuperarem, construindo relações de vínculo, sentimentos, confiança, no período em que estiverem em tratamento e após seu retorno à escola.
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Considerando a contribuição do pedagogo hospitalar para a criança que está internada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Essa atuação da educação com a saúde é importante para a criança transformar o espaço triste e doloroso do hospital em local agradável, mas limita o desenvolvimento da aprendizagem, e não tem como contribuir para o aprendizado pós alta, uma vez que a criança fica limitada enquanto está no hospital.
PORQUE
- A criança enferma tem a necessidade de se sentir produtiva, em desenvolvimento e capaz de prosseguir sua etapa de vida educacional, em se falando de escolarização. Participar de atividades acadêmicas, pode significar, para ela, igualdade com outras crianças e a oportunidade de estar incluída no processo de aquisição do conhecimento.
Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Gisele, 40 anos, estava sem energia para ir ao trabalho, no domingo quando começava anoitecer, seu desanimo aumentava, ela tinha vontade de faltar ao trabalho, não conseguia fazer suas aulas com a mesma disposição e qualidade, não tinha vontade de falar com as colegas de trabalho, estava com excesso de trabalho e sempre o levava para fazer em casa aos finais de semana, as vezes tinha dores de cabeça, dor na nuca, mas quando ficava em casa se sentia melhor. Gisele começou a tomar um indutor de sono para dormir e quando não estava se sentindo bem pedia um atestado para ficar em casa. Depois de quatro meses ela procurou um médico e foi diagnosticada com depressão, o médico receitou um antidepressivo e falou para retornar ao trabalho porque as atividades laborais ajudam no tratamento da depressão.
Elaborado pelo professor, 2021.
Com relação a este quadro de sintomas e possível diagnóstico, avalie as afirmações a seguir.
- Estes sintomas aumentavam quando gisele tinha que trabalhar e são parecidos com o estresse, mas ela foi subdiagnosticada, porque é um estresse ocupacional, que poderia estar indicando que esses sintomas iniciais estão associados ao primeiro estágio da Sindrome de Burnout.
- O melhor tratamento para o estresse ocupacional são antidepressivos, atividades físicas de lazer e observar, caso os sintomas se agravem, Gisele precisa ser afastada do trabalho.
III. Esses sintomas são da depressão e o fato de ocorrer só no trabalho não significa que estão relacionados ao estresse ocupacional, os sintomas da depressão podem ter início em qualquer lugar: no trabalho ou em casa.
- O diagnóstico está correto, a única coisa que está faltando é a terapia com um(a) psicólogo(a), para que possa melhorar a vontade de trabalhar.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e IV, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
O nosso Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado a partir da Constituição Federal de 1988, a Lei nº 8.080/90, partindo do princípio de que Saúde é um direito de todos e dever do Estado, além dos movimentos sociais que pressionava o governo para que o país tivesse uma saúde gratuita em que todos os cidadãos tivessem acesso, independentemente de ter carteira assinada ou não.
Assim, o SUS é efetivado a partir dos princípios doutrinários:
Alternativas
Alternativa 1 – Integralidade, Equidade e Universalidade.
Alternativa 2 – Saúde para todos, Equidade e Igualdade.
Alternativa 3 – Integralidade, Universalidade e Saúde Coletiva.
Alternativa 4 – Integralidade, Reforma Sanitária e Universalidade.
Alternativa 5 – Saúde pública e gratuita, Integralidade das ações e Universalidade.
QUESTÃO 9
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A intersetorialidade das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade. A articulação entre Escola e Atenção Primária à Saúde é a base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
Disponível em: <https://aps.saude.gov.br/ape/pse>. Acesso em: 17 jun. 2022
Com relação as diretrizes para a implantação do Programa Saúde na Escola (PSE), examine as afirmações a seguir:
I. Centralização institucional.
II. Descentralização e respeito à autonomia federativa.
III. Integração e articulação das redes públicas de ensino e saúde.
IV. Monitoramento e avaliação permanente.
V. Intersetorialidade e interdisciplinaridade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – I, IV e V, apenas.
Alternativa 4 – I, III, IV e V, apenas.
Alternativa 5 – II, III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 10
“Os Objetivos (ou Metas) do Milênio” são um conjunto de 8 (oito) metas organizadas em setembro de 2000 pelos governos dos 191 países-membros da Organização das Nações Unidas, com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver. Os países acordaram em alcançar os 8 (oito) “Objetivos (ou Metas) do Milênio” até 2015, como forma de solucionar alguns dos grandes problemas da humanidade, como a pobreza, a fome e a desigualdade entre os sexos.” (ONU,2016)
Entendendo a proposta do Objetivo do Desenvolvimento do Milênio, julgue as asserções abaixo:
- Educação de Qualidade – é uma das contribuições essenciais no ambiente escolar. Seu intuito é promover uma educação inclusiva e equitativa no aprendizado constante, ao longo da vida.
DEVIDO A ISSO
- O Governo federal lançou o Prêmio ODM BRASIL. A iniciativa do governo federal em conjunto com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para selecionar e dar visibilidade as experiências em todo o país que contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), como a erradicação da extrema pobreza e a redução da mortalidade infantil.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.