MAPA – CBIO – ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS – 51_2025
Atividade MAPA
Jogo Educativo Interativo – “Explorando a Evolução e a Diversidade dos Vertebrados”
Olá, estudante!
A utilização de jogos didáticos é uma ferramenta poderosa no ensino, pois promove o aprendizado de forma lúdica e interativa. De acordo com Antunes (1998) e Vygotsky (2007), as atividades lúdicas estimulam habilidades cognitivas e sociais, permitindo que os estudantes compreendam conteúdos complexos de forma mais acessível.
Referências:
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Proposta da atividade:
Para essa atividade MAPA, deverá ser elaborado um projeto de uma proposta de jogo educativo, utilizando materiais acessíveis (cartolina, papelão, tinta, entre outros), visando ensinar conceitos relacionados à filogenia animal e à evolução e diversidade dos vertebrados para alunos do ensino médio. O jogo deve abordar a evolução e as adaptações dos principais grupos de vertebrados, de forma que os jogadores explorem marcos evolutivos, sistemas anatômicos e adaptações ao ambiente. Seguem alguns exemplos como inspiração: jogo da memória, quiz interativo, jogo de cartas, entre outros.
Nesse sentido, a proposta dessa atividade MAPA é que você se coloque no papel de um professor atuante e que terá o desafio de propor uma atividade lúdica a fim de melhorar a fixação do conteúdo por parte dos alunos.
Descrição da atividade:
Elaborar um projeto escrito que inclua:
Título do jogo.
Introdução: descrever de forma clara o propósito do jogo e a relação com os temas abordados na disciplina de Zoologia de Vertebrados, ou seja, quais temas da disciplina o jogo contempla. Lembrando que toda e qualquer pesquisa exige a descrição de fontes, portanto, não deixe de referenciar as fontes de pesquisa, conforme as normas da ABNT.
Objetivo: descrever o objetivo geral e os objetivos específicos da atividade, ou seja, descrever o objetivo do jogo.
Metodologia: descrever as regras e a dinâmica. Explicar detalhadamente como o jogo será jogado, incluindo número de jogadores, duração e como a pontuação será atribuída (nesta etapa, deverão ser descritas as regras do jogo).
Descrever também os materiais necessários para a confecção do jogo (NÃO É NECESSÁRIO CONFECCIONAR O JOGO, mas o mesmo deve ser detalhado no projeto, por exemplo: para a construção do dado com 5 cm de lado, o material utilizado é o papelão). Caso o estudante prefira, recursos digitais simples (como diagramas feitos em ferramentas como Canva ou PowerPoint) podem complementar o material. Sendo assim, na metodologia, deve constar todas as etapas do processo de elaboração do jogo de forma ilustrada e descritiva (você pode desenhar as peças do jogo e fotografar, confeccionar o jogo e fotografar, ou ainda, desenvolver as imagens do jogo em programas de computador).
Resultados: resultados esperados com o desenvolvimento da atividade (jogar o jogo) com os alunos do ensino médio, ou seja, o que você, como professor, espera de seus alunos após jogarem o jogo e quais resultados espera alcançar.
Orientações adicionais
– Essa atividade deve ser realizada individualmente.
O trabalho deverá ser enviado em formato PDF no Formulário Padrão disponível no Material da Disciplina. O PDF deve conter:
Projeto escrito: planejamento e regras do jogo, incluindo imagens do processo de criação e do jogo finalizado.
– Criar o conteúdo do jogo, com perguntas, desafios e informações sobre:
Filogenia dos vertebrados: marcos evolutivos, como o surgimento de mandíbulas e membros locomotores.
Adaptações morfofisiológicas (exemplo: respiração pulmonar em anfíbios, penas em aves).
Relações anatômicas entre sistemas dos vertebrados (exemplo: sistema respiratório e sua evolução em diferentes grupos).
Criar elementos gráficos ou visuais que representem a evolução dos grupos.
Durante o processo, deve-se ilustrar as etapas de montagem do jogo e anexar as imagens.