MAPA – PED – FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO – 51/2024
Será que nos falta humanidade?
Estamos à volta com uma crise de identidade humana. Discussões intermináveis sobre temas dos quais grande parte das pessoas tem pouco ou nenhum conhecimento, mas dispõe a debater intensamente. Veja as redes sociais, quanta discussão sobre política, religião, moral. A pauta de costumes tomou conta da preocupação dos seres humanos. Contudo, este debate surge dentro de uma sociedade impregnada pelas ferramentas digitais, onde nem tudo o que aparenta é. Grande parte dos debatedores não são um bom exemplo entre o que pregam e o que praticam. Há uma contradição entre o que defendo e as práticas sociais a que uso como argumento.
A Sociologia quando nasceu, tinha como preocupação o fato social e, um fato social, não é o comportamento particular, não é o exemplo do vizinho, do parente, do amigo, das pessoas do meu bairro. É muito mais que isso. É fundada em pesquisa, análise metodológica onde a coletividade é o objeto. Uma coletividade e seu comportamento não se resumem na percepção fragmentada das coisas, do comportamento particular. Por isso, a Sociologia dentro do ambiente educacional é fundamental. Ainda mais em tempos como os nossos, onde o ambiente digital oferece a oportunidade de que nossa percepção particular seja tornada pública. Saber e buscar ser ciente e consciente é fundamental. Por isso, a formação social e a construção de uma consciência humana mínima são necessárias. Mais uma vez, o professor é peça fundamental neste momento.
No ensino médio os professores encontram um ambiente onde os debates sobre as pautas mais variadas ganham forma e intensidade. Em determinados momentos acabam sendo um local de conflitos que podem tomar proporções perigosas, agressivas. Contudo, também, podem se tornar um campo fértil para uma formação qualitativa e aprofundada sobre objetos de estudo da Antropologia e Sociologia. A questão da diversidade ferve dentro do ambiente escolar, e este é um dos mais empolgantes debates que os professores podem promover. A escola é o local onde as contradições da sociedade se expressam.
Qual tema você sugeriria para serem abordados em relação à diversidade? Este é o desafio do nosso Mapa. Elaborar um tema e uma estratégia para apresentá-lo e abordá-lo junto aos alunos de uma escola pública do ensino médio.
Aqui estão os passos a serem seguidos:
- Escolha o tema que tenha relevância com a comunidade que a escola está inserida (caso não tenha uma escola onde atua, pode se inspirar em alguma que conheça ou projete).
- Defina as fontes que serão trabalhadas. Você irá usar produções culturais – filmes, livros, obras de arte, peças de teatro – produções da imprensa, trabalhos de pesquisa?
- Como será feita a apresentação do conteúdo destas abordagens? Serão debates, a produção escrita e painéis?
- Ao final, faça uma defesa da atividade como forma de estudo da questão da diversidade associada à produção de ações pedagógicas para o aprofundamento do conhecimento da Sociologia e Antropologia.
Orientações:
– Sua resposta deve ser entregue em formato de texto, argumentativo/dissertativo, no Formulário padrão da atividade MAPA disponível no ambiente da disciplina, na pasta MATERIAL DA DISCIPLINA.
– Mantenha a formatação do formulário: letra Arial ou Times, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado.
– Apresente as referências que usou para elaborar seu texto (ainda que apresente as referências, é necessário elaborar o texto com suas próprias palavras).
– Cópias indevidas de colegas, da internet ou de outros autores serão zeradas.