TEXTO 2
Fonte:https://ims.com.br/filme/vidas-secas/. Acesso em: 2 abr. 2024.
“Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, é um dos principais clássicos da literatura nacional, fruto da 2ª Geração do Modernismo Brasileiro, também conhecida como Geração de 1930. Nele, acompanhamos a saga de uma família sertaneja que sofre as mazelas provocadas pela seca. No excerto lido, temos uma passagem em que Fabiano, o patriarca da família, cava o solo com as próprias mãos à procura de água para saciar sua sede. O romance ganhou uma versão para o cinema em 1963, pelas mãos do cineasta Nelsom Pereira dos Santos, sendo considerado um dos expoentes do movimento conhecido como “Cinema Novo”, o qual tem como uma de suas marcas a denúncia social, o que aproxima o romance regionalista da sua versão cinematográfica.
Conforme discutimos, a 2ª Geração Modernista representa um importante marco para a literatura brasileira, em que nossos escritores dedicam-se a denunciar o abandono social que os menos favorecidos sofreram (e seguem sofrendo) em um país desigual como o Brasil. Dela, emergem nomes fundamentais da nossa literatura como Jorge Amado, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Bernardo Guimarães, dentre outros, que devem ser explorados na educação básica com vistas à formação de leitores críticos e reflexivos.
A partir dessas informações, considere o contexto a seguir:
Você é professor(a) em uma turma do 2º ano do Ensino Médio e pretende trabalhar com seus alunos a 2ª Geração Modernista articulando literatura e cinema. Pensando nisso, discorra, em um texto descritivo-expositivo entre 20 a 30 linhas, sobre qual estratégia você adotaria em sala de aula para apresentar aos alunos os principais elementos do Regionalismo da 2ª Geração Modernista. Em sua resposta ao MAPA, indique:
- a) uma obra da 2ª Geração do Modernismo brasileiro a ser trabalhada em sala;
b) um filme nacional que traga aspectos do Regionalismo e da crítica social presentes nas obras da Geração de 1930;
c) os procedimentos para o trabalho com ambos os textos em sala de aula (contextualização, desenvolvimento e avaliação da aprendizagem), considerando as principais características da Geração de 1930;
d) Materiais a serem utilizados para o trabalho em sala de aula;
e) Referências das fontes consultadas para a elaboração da proposta.
Além disso, para uma boa execução da atividade:
– É obrigatório a utilização do TEMPLATE/FORMULÁRIO WORD que está localizado no Material da Disciplina.
– Atente-se às instruções e intervenções realizadas pelos professores formadores e mediadores, tanto em aulas ao vivo quanto no ambiente on-line de aprendizagem (Studeo), por meio do Mural de avisos e Mensagem.
– Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade. Esses, em caso de uso, estarão no Material Extra da disciplina.
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
*Em caso de dúvida, entre em contato com seu professor(a) mediador(a).
Olá, somos a Prime Educacional!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui