MAPA – MKT – MARKETING DIGITAL E NOVAS MÍDIAS – 51/2024
“A criação de uma brand persona traz diversos benefícios, como a definição de uma linguagem de comunicação da marca/organização que permite melhor percepção da marca por meio das intera-ções em mídias sociais, contribui para a definição dos melhores canais para se relacionar (de acordo com a personalidade de marca), maior clareza na seleção e definição das palavras-chave e na própria construção do SEO off-line, além de contribuir para a definição de estilo e criação de e-mails, links, adds etc.” (Rocha; Trevisan, 2020, p.162).
Fonte: ROCHA, M.; TREVISAN, N. Marketing nas mídias sociais. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.
Um exemplo de brand persona muito conhecido no Brasil é a Lu, do Magalu, que é também a personagem social da empresa. Lu foi criada com a proposta de humanizar o contato com os clientes da marca nos ambientes virtuais e apresenta, através de sua personalidade, os valores e personalidade da marca Magalu também.
“A influência virtual da Personagem começou com a sua própria humanização, pois por trás de cada imagem que é feita tem uma história que constrói a protagonista. Ela faz viagens internacionais, mas não aparece simplesmente em outro país, tira foto no aeroporto antes da viagem, pratica atividade física, toma um banho de piscina, torce pelo Brasil nas competições internacionais, participa de programas de televisão e, até mesmo, da “Super dança dos famosos”.
Fonte: https://nossomeio.com.br/lu-do-magalu-uma-tendencia-do-brand-persona. Acesso em: 25 jan. 2023.
Desse modo, diversas empresas criam brand persona e personagens sociais para fortalecerem a imagem da marca, conectarem-se com seus clientes e maximizarem seus resultados.
No Tema 6 do seu material são apresentados nas páginas 13 a 17 os arquétipos de marca, que auxiliam na elaboração destes dois elementos (brand persona e personagem social). Para auxiliar na compreensão dos arquétipos, acesse o conteúdo da Rock Content, indicado em seu material de estudo para aprofundamento nos arquétipos (copie e cole em seu navegador: https://rockcontent.com/br/blog/arquetipo-de-marca).
Nesse contexto, faça o que se pede a seguir:
1) Pesquise na internet e escolha uma marca que tenha uma brand persona que você goste e que tenha uma personagem social. Tire print screen de 3 conteúdos que você considera que transmitem a brand persona (por exemplo, comentários ou posts em mídias sociais, website da marca etc.), e depois cole os prints no seu formulário padrão, juntamente com uma imagem da personagem social da marca escolhida. Atenção: não vale escolher a Lu, da Magalu!
2) Agora, diga qual arquétipo de personalidade predomina na brand persona escolhida, apresentando argumentos e exemplos que justifiquem sua resposta.
3) Por fim, analise as características físicas da personagem social da marca e diga se você as considera coerentes com a brand persona ou não, levando em consideração as características do arquétipo dominante que você indicou no item 2. Explique sua resposta.
Atenção!
– Envie suas respostas no formulário padrão da atividade, que se encontra em ARQUIVOS > MATERIAL DA DISCIPLINA.
– Ao utilizar materiais como base para responder ou trechos de materiais, não se esqueça de inserir as referências.
Bons estudos!
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