A crise da Americanas, assim, não se vincula à qualidade dos produtos que ela vende aos consumidores. Mas apesar disso, os dados da YouGov BrandIndex apontam que a empresa também tem sofrido nesse contexto. O índice de valor da marca caiu de 31,2 pontos em 1º de janeiro para apenas 21,2 pontos no dia 26 do mesmo mês. O índice de Qualidade da Americanas, que abriu 2023 em 49,3 pontos, despencou para 36,3 por volta do dia 26 de janeiro.

ATIVIDADE 1 – GCOM – COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL E NEGOCIAÇÃO – 51/2024

 

Olá acadêmico(a),

Esta atividade corresponde a Atividade de Estudo 01.

A crise da Americanas, assim, não se vincula à qualidade dos produtos que ela vende aos consumidores. Mas apesar disso, os dados da YouGov BrandIndex apontam que a empresa também tem sofrido nesse contexto. O índice de valor da marca caiu de 31,2 pontos em 1º de janeiro para apenas 21,2 pontos no dia 26 do mesmo mês. O índice de Qualidade da Americanas, que abriu 2023 em 49,3 pontos, despencou para 36,3 por volta do dia 26 de janeiro.

A atratividade da Americanas como um empregador potencial também foi severamente afetada pela crise, segundo a YouGov. Em 1º de janeiro de 2023, seu Índice de Reputação Corporativa era de 34 pontos. Um pouco menos de um mês depois, havia caído para 26,3 pontos, uma queda de quase 25%. “Vale notar que nenhuma dessas três quedas é tão dramática quanto a experimentada na métrica Buzz, mas elas refletem que o escândalo criou uma crise generalizada para a varejista”, ressalta Eastman.

Embora a situação da Americanas seja delicada, isso não significa que não haja meios de neutralizar os efeitos negativos sobre sua imagem de marca e seus negócios. De acordo com o BrandIndex, a empresa ganhou previsivelmente um bom impulso na sua Exposição Boca a Boca. A YouGov destaca que, apesar de parecer uma desvantagem agora, em meio às notícias negativas, a Americanas poderia alavancar esse canal no futuro para mudar progressivamente sua narrativa entre o público consumidor.

 

Fonte: https://administradores.com.br/notici…

 

Conforme abordamos em nosso Estudo de Caso, a Americanas passou por uma crise de imagem que afetou seus stakeholders. Deste modo, analise o caso apresentado acima e descreva duas ações que poderão ser feitas em relação a Comunicação Institucional e duas ações em relação a Comunicação Mercadológica para amenizar os efeitos da crise enfrentada pela empresa.

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home
Minha Conta
Carrinho
Downloads