A falta de mensuração de resultados no marketing e nas vendas afeta negativamente a eficácia das ações dos gestores e, por extensão, o sucesso da empresa. Sem métricas sólidas e dados concretos para orientar decisões, essencialmente, age-se no escuro, e esse é um problema comum enfrentado por muitos profissionais dessas áreas. Uma métrica é um sistema de medição que quantifica uma tendência, uma dinâmica ou uma característica. No âmbito da ciência, dos negócios e do governo, as métricas promovem rigor e objetividade, além de possibilitar a comparação de observações entre diferentes regiões e períodos de tempo.

 

A falta de mensuração de resultados no marketing e nas vendas afeta negativamente a eficácia das ações dos gestores e, por extensão, o sucesso da empresa. Sem métricas sólidas e dados concretos para orientar decisões, essencialmente, age-se no escuro, e esse é um problema comum enfrentado por muitos profissionais dessas áreas.

 

Uma métrica é um sistema de medição que quantifica uma tendência, uma dinâmica ou uma característica. No âmbito da ciência, dos negócios e do governo, as métricas promovem rigor e objetividade, além de possibilitar a comparação de observações entre diferentes regiões e períodos de tempo.


Fonte: FARRIS, P. W. et al. Métricas de marketing: o guia definitivo de avaliação de desempenho do marketing. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

 

Assim, para realizar esta atividade, imagine-se como um gestor de uma gráfica on-line, que possui os seguintes dados do último mês sobre o funil (ou pipeline) de vendas da organização:

 

Fonte: a autora.

Lembre-se de que a análise do funil de vendas é importante para compreender como os leads qualificados avançam durante a jornada de compra. Ela possibilita a identificação de gargalos, pontos de atrito e oportunidades de melhoria no processo de conversão.

 

Fonte: MOURA, A. C. et al. Analytics marketing. Florianópolis: Arqué, 2024.

Imagine também que, além dos dados sobre o funil de vendas, você, enquanto gestor, possui também as seguintes informações:

 

Fonte: adaptada de: FARRIS, P. W. et al. Métricas de marketing: o guia definitivo de avaliação de desempenho do marketing. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

Diante disso, responda:

 

1) Quais as taxas de conversão entre um estágio e outro do funil de vendas apresentado? (Exemplo: TC de clientes potenciais para qualificados = X%).

 

2) Analise as taxas de conversão encontradas na questão anterior e apresente pelo menos 2 ações que a empresa poderia realizar para melhorar os resultados de conversão de uma etapa à outra (você definirá a(s) etapa(s) que pode(m) ter suas taxas de conversão melhoradas), explicando como seriam realizadas e o porquê foram escolhidas por você. Lembre-se de que cada etapa do funil necessita de um tipo de conteúdo/ação, conforme você viu em seu material e nas aulas!

 

3) Quais os ROI (return on investment) do investimento em marketing de cada um dos 5 anos (a linha “marketing” diz respeito ao investimento da empresa em marketing)?

 

4) Houve melhora ou piora no ROI ao longo dos anos? Explique sua resposta.

 

Bons estudos!

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home
Minha Conta
Carrinho
Downloads