A Logística Reversa é uma área crucial da gestão de resíduos, envolvendo o movimento de produtos e materiais do consumidor de volta para o ponto de origem, seja para reciclagem, remanufatura ou descarte adequado. Para a nossa atividade de aprendizagem prática, o Mapa, vamos desenvolver um estudo de caso, exploraremos os desafios enfrentados no Brasil em relação à gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e como a logística reversa pode ser uma solução para mitigar esses problemas.
Com base no contexto apresentado e nos estudos sobre a disciplina, desenvolva o mapa conforme as orientações a seguir:
- a) Realize uma pesquisa na sua cidade e faça um breve resumo sobre as condições econômicas da cidade e de que forma isso impacta na produção de lixo. Realize um levantamento se existe a destinação adequada de resíduos no município que você reside, informe se são utilizados lixões e/ou aterros sanitários controlados como forma de disposição de resíduos ou se existem outras formas do lixo ser descartado após o consumo urbano.
- b) Após realizar a pesquisa sobre logística reversa em sua cidade, identifique se existem cooperativas de reciclagem e outras empresas relacionadas ao mercado financeiro. Explique como essas cooperativas, se presentes, participam do trabalho de logística reversa em seu município. Caso não haja cooperativas de reciclagem, busque alternativas ou iniciativas que possam contribuir para práticas de sustentabilidade, reciclagem ou gestão de resíduos, mesmo que não sejam modelos tradicionais de cooperativas de reciclagem.
- c) Desenvolva uma pesquisa na sua cidade ou na internet e faça um levantamento de empresas que já realizam ações voltadas para a logística reversa dos resíduos pós-consumo urbano. Escolha uma dessas empresas, especifique que tipo de produto ou serviço ela vende, assim como a cidade a qual está localizada. Descreva como essa organização consegue promover um ecossistema capaz de reaproveitar o que é descartado por outros. Informe se a empresa promove programas de coleta seletiva, incentivo à separação adequada de resíduos e ações voltadas à educação sobre a logística reversa. Você pode inserir imagens que julgue importantes para descrever sua resposta.
- d) Descreva de que forma a empresa deve construir programas de conscientização ambiental no local/município onde ela está inserida, programas estes que serão formas de fortalecer a logística reversa com a coleta, transporte e processamento adequados dos materiais descartados.
Orientações
– Utilize o Formulário Padrão para responder sua atividade, o qual se encontra no ícone Materiais > Material da Disciplina.
– Caso utilize imagens para complementar a resposta da questão C, após responder sua atividade salvar o arquivo – Formulário Padrão – em PDF.
- Evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem as devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas.
– As pesquisas realizadas na internet, uso de citações devem ser referenciadas, mesmo que do livro da disciplina, conforme normas da Instituição de Ensino.
Em caso de dúvidas, encaminhe uma mensagem ao seu professor mediador.
Bons estudos!
Olá, somos a Prime Educacional!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui