Agora vamos imaginar que você irá dar uma palestra em uma escola voltada para a educação de jovens e adultos. Nesta escola, você conhece a dona Maria, uma idosa de 68 anos, de descendência italiana, que se queixa de irritações no estomago, azia, queimação e dores recorrentes. Após ser atendida na UBS, a equipe observa que dona Maria consome quantidades diárias excessivas de carboidratos.

 

 Agora vamos imaginar que você irá dar uma palestra em uma escola voltada para a educação de jovens e adultos. Nesta escola, você conhece a dona Maria, uma idosa de 68 anos, de descendência italiana, que se queixa de irritações no estomago, azia, queimação e dores recorrentes. Após ser atendida na UBS, a equipe observa que dona Maria consome quantidades diárias excessivas de carboidratos.

 

 A mucosa gástrica senil passa a apresentar predominância das células não parietais, modificação que proporciona diminuição na acidez gástrica. Com isso, cerca de 25% dos idosos desenvolvem acloridria e têm prejuízo na absorção de nutrientes essenciais, tais como a vitamina B12, o ácido fólico, o ácido ascórbico e o ferro. Geralmente, a capacidade de absorção intestinal não se encontra alterada, embora possa haver um declínio no metabolismo e na absorção de cálcio, ferro e carboidratos (especialmente lactose).

 

 Ao conversar com a dona Maria, juntamente com os demais alunos, você percebe que estes estudantes não conhecem adequadamente o processo de digestão de carboidratos. Ademais, estes alunos mostraram dificuldade de diferir os tipos de carboidratos e o processo de quebra destes compostos para gerar ATP.

  

Com base nas dificuldades que o seu público apresentou em relação ao metabolismo dos carboidratos, você deverá apresentar a eles alguns conceitos fundamentais para a compreensão do processo. Na próxima palestra, você precisará responder a algumas questões feitas pelos alunos, sendo elas:

 

  1. a) Qual a diferença entre as vias aeróbias e anaeróbias de degradação dos carboidratos?
  2. b) Onde ocorre o processo de metabolização dos carboidratos dentro da célula? Quais os produtos formados?
  3. c) Qual a diferença entre a fase preparatória e a fase de pagamento da glicólise?
  4. d) Na presença de oxigênio, qual o destino do produto da glicólise?

 

O que e como deve ser feito?

 

– Após assistir ao vídeo explicativo da atividade, realizar uma pesquisa bibliográfica e compreender a glicólise.

– Posteriormente, você deverá responder as questões propostas.

 

Procedimentos para realizar a atividade:

Inserir nos campos específicos do “FORMULÁRIO PADRÃO PARA RESPONDER ATIVIDADE MAPA SUB DE BIOLOGIA E BIOQUÍMICA HUMANA” o arquivo em pdf contendo as respostas encontradas.

 

Como deve ser entregue?

Salvar o arquivo em formato PDF (Clicar em Arquivo > Salvar como > em tipo, alterar para PDF).

 

Anexar o arquivo final em PDF no ambiente específico para envio do MAPASUB. Certificar-se do anexo correto do arquivo antes de finalizar e, então, clicar em “Finalizar Questionário”.

 

ATENÇÃO!

 

Só finalize a atividade se tiver certeza de que anexou o arquivo correto, não é possível realizar a abertura do envio depois que ele foi finalizado!

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home
Minha Conta
Carrinho
Downloads