Após a análise da viabilidade você vai iniciar os preparativos do evento. E então, vai começar o seu novo desafio: executar o evento acompanhando bem de perto os custos! Iniciados os preparativos, todos os envolvidos muito empolgados, mais deixando acontecer alguns deslizes, e então você se vê diante de um cenário que requer uma análise urgente: Chegando ao terceiro mês de planejamento do evento, 50% da organização já estão concluídas e R$ 2.528.000,00 já foram gastos. Neste momento você vai ter que apresentar para os investidores a realidade do projeto e calcular os índices básicos da gestão de custos. Você precisa apresentar os cálculos do Valor Agregado (VA) e do Índice de Desempenho de Custos (IDC), trazendo uma conclusão de como está a gestão de custos da montagem do evento. Para cumprir suas tarefas de analisar a viabilidade e acompanhar os custos, é importante que você saiba planejar, estimar, definir e controlar os custos de um projeto. Considerando todas as informações passadas no MAPA, e os artigos apresentados, agora é a sua vez! Agora vamos fazer o nosso relatório apresentando a viabilidade do congresso de inovações na segurança no trabalho e apresentar a gestão de custos do evento! Então são duas atividades em uma, que vamos chamar de Passo 1 e Passo 2: O Passo 1 será fazer os cálculos de Payback, VPL e TIR. O Passo 2 é a apresentação dos cálculos de gestão dos custos.

 

Após a análise da viabilidade você vai iniciar os preparativos do evento. E então, vai começar o seu novo desafio: executar o evento acompanhando bem de perto os custos! Iniciados os preparativos, todos os envolvidos muito empolgados, mais deixando acontecer alguns deslizes, e então você se vê diante de um cenário que requer uma análise urgente:

Chegando ao terceiro mês de planejamento do evento, 50% da organização já estão concluídas e R$ 2.528.000,00 já foram gastos.

Neste momento você vai ter que apresentar para os investidores a realidade do projeto e calcular os índices básicos da gestão de custos.

Você precisa apresentar os cálculos do Valor Agregado (VA) e do Índice de Desempenho de Custos (IDC), trazendo uma conclusão de como está a gestão de custos da montagem do evento.

 

Para cumprir suas tarefas de analisar a viabilidade e acompanhar os custos, é importante que você saiba planejar, estimar, definir e controlar os custos de um projeto.

 

Considerando todas as informações passadas no MAPA, e os artigos apresentados, agora é a sua vez!

 

Agora vamos fazer o nosso relatório apresentando a viabilidade do congresso de inovações na segurança no trabalho e apresentar a gestão de custos do evento! Então são duas atividades em uma, que vamos chamar de Passo 1 e Passo 2:

O Passo 1 será fazer os cálculos de Payback, VPL e TIR.

O Passo 2 é a apresentação dos cálculos de gestão dos custos.

 

Passo 1 – Para fazer o seu relatório com a apresentação do Payback, da VPL e da TIR, analise as seguintes informações:

Duração de preparação do evento: sete meses

Aluguel de equipamentos, móveis, amostras grátis, material gráfico, marketing entre outros R$ 4.400.000,00.

A serem pagos em seis parcelas iguais de R$ 733.333,33 sendo a primeira parcela paga 6 meses antes da finalização do evento, a segunda parcela paga 5 meses antes da finalização do evento e assim consecutivamente.

Os participantes devem pagar pela inscrição R$ 4.000,00 por pessoa e se quiserem participar de um jantar R$ 320,00 por pessoa.

Taxa = 8,5% (taxa de retorno esperada se a empresa investisse em marketing direto).

Recebimentos estimados com as inscrições para o evento:

1) Recebimentos estimados (30% do total da venda das inscrições):

Estimativa de venda de 8 mil inscrições a R$ 4.000,00 por pessoa

Totalizando R$ 32.000.000,00

Sendo que 30%, R$ 9.600.000,00 que serão recebidos, em 4 parcelas iguais por mês, a serem pagas do segundo ao quinto mês anteriores ao início do evento. Ou seja: 4 parcelas de R$ 2.400.000,00 (R$ 9.600.000,00 /4).

2) Estimativa de venda de 1.250 ingressos para o jantar a R$ 320,00 por pessoa

Totalizando R$ 400.000,00.

Sendo que 30%, R$ 120.000,00 a serem recebidos em 4 parcelas iguais por mês, a serem pagas do segundo ao quinto mês anteriores ao evento. Ou seja: 4 parcelas de R$ 30.000,00 (R$ 120.000,00 /4).

Total de receita de R$ 9.720.000,00 (R$ 9.600.000,00 das inscrições + R$ 120.000,00 dos ingressos do jantar). Dividido em 4 parcelas de R$ 2.430.000,00 (soma dos ingressos R$2.400.000,00 + jantar R$30.000,00)

Informações complementares: Todo este capital é próprio, não havendo nenhum empréstimo por parte dos empreendedores, e a venda das inscrições antecipada ajuda a amortizar esse investimento.

*Lembre-se: os cálculos são feitos através do olhar dos investidores, pois você precisa provar para eles que vale investir no seu evento de segurança no trabalho.

 

A partir destes dados temos o nosso fluxo de caixa do congresso apresentado no Quadro 1:

QUADRO 1
FLUXO DE CAIXA
Investimentos Período
Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6
Máquinas, equipamentos, montagem evento – R$ 733.333,33 – R$ 733.333,33 – R$ 733.333,33 – R$ 733.333,33 – R$ 733.333,33 – R$ 733.333,33
Recebimentos
Inscrições   R$ 2.430.000,00 R$ 2.430.000,00 R$ 2.430.000,00 R$ 2.430.000,00  
Total – R$ 733.333,33 R$ 1.696.666,67 R$ 1.696.666,67 R$ 1.696.666,67 R$ 1.696.666,67 – R$ 733.333,33

 

Taxa= 8,5%

 

Pede-se:

Passo 1

1) Elabore seu relatório de análise de viabilidade financeira com o Passo 1. Apresentando:

(a) Payback.

– Em quanto tempo o valor investido será recuperado?

 

– Qual a sua conclusão, vale o investimento no congresso de segurança no trabalho?

 

Para fazer o Payback utilize a sua fórmula:

Payback = investimento / receita.

Apresente o cálculo e explique o valor achado e se ele demonstra a viabilidade do projeto. A resposta que você vai encontrar é o tempo em que o dinheiro investido será recuperado.

 

(b) VPL. Valor Presente Líquido.

Para achar o VPL, vamos utilizar o site: https://fazaconta.com/matematica-financeira-val-tir.htm

 

Para isso, basta ir no campo “Cálculo On line do VPL” e lançar os seguintes valores: “Taxa de juros” e Fluxo de caixa:

Digite a taxa de 8,5%

Fluxo de Caixa digite a última linha da sequência do fluxo de caixa do congresso (quadro 1):

-733.333,34 1.696.666,67 1.696.666,67 1.696.666,67 1.696.666,67 -733.333,34

 

A resposta que você vai encontrar é o valor em reais do investimento feito ao longo do tempo, trazido para o presente. Você vai perceber que quanto maior o VPL maior a viabilidade do investimento.

 

(c) TIR. Taxa Interna de Retorno.

Para TIR vamos usar o site “Cálculo On line da TIR: https://fazaconta.com/matematica-financeira-val-tir.htm

Para efetuar o cálculo vamos digitar os dados conforme a sequência:

 

Digitar a última linha do fluxo de caixa do congresso (quadro 1):

 

-733.333,34 1.696.666,67 1.696.666,66 1.696.666,67 1.696.666,67 -733.333,33

 

A análise tem que considerar que quanto maior a TIR, melhor e mais lucrativo será o projeto. A TIR trabalha como se fosse uma taxa de juros que uma aplicação financeira vai render para ser tão lucrativa quanto o projeto.

 

Passo 2. Apresentação dos cálculos de gestão dos custos.

Agora que você demonstrou a viabilidade de realização do congresso, começa o seu grande desafio: acompanhar de perto a organização do evento e ficar de olho nos custos desta organização.

 

No começo da organização do congresso, todos muito envolvidos a animados, de certa forma fez com que alguns deslizes fossem encobertos. Agora, você está diante de um cenário que precisa ser analisado, conforme dados do Quadro 2.

QUADRO 2
CONTROLE DOS CUSTOS
  Período
Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6
Pagamentos planejados – R$ 733.333,33 – R$ 733.333,33 – R$ 733.333,33 – R$ 733.333,33 – R$ 733.333,33 – R$ 733.333,33
Pagamentos realizados R$ 650.000,00 R$ 980.000,00 R$ 898.000,00      
 
Planejamento acumulado – R$ 733.333,33 R$ 1.466.666,67 R$ 2.200.000,01 R$ 2.933.333,34 R$ 3.666.666,67 R$ 4.400.000,00
Realizado acumulado R$ 650.000,00 R$ 1.630.000,00 R$ 2.528.000,00      

 

Chegando ao término do terceiro mês da organização do congresso, 50% da montagem está concluída e R$ 2.528.000,00 já foram gastos. Com esse desenvolvimento do projeto, você precisa mostrar aos investidores a realidade do projeto e calcular os índices básicos da gestão de custos.

 

Pede-se:

Passo 2

Você tem que apresentar os cálculos do Valor Agregado (VA) e do Índice de Desempenho de Custos (IDC), trazendo uma conclusão de como está a gestão de custos da organização do congresso.

 

Para analisar o IDC, recorra a tabela abaixo:

>1 (ou > 100%)– Desempenho positivo, está adiantado e/ou mais barato.

=1 (ou = 100%)– Desempenho dentro do esperado.

< 100%) – Desempenho fraco ou abaixo do planejado.

 

Para apresentar a gestão dos custos, preencha o quadro a seguir, e em seguida apresente seu parecer sobre esses custos apresentados.

VP R$ Valor Planejado
VA R$ Execução de 50%
CR R$ Custo Realizado
VC – R$ Variação de Custos
IDC = VA/CR   Índice de custos

 

ORIENTAÇÕES:

– Faça o download do arquivo Formulário Padrão, que está disponível no Material da Disciplina, para responder sua atividade MAPA;

– Assista ao vídeo explicativo disponível na SALA DO CAFÉ;

– Utilize o MATERIAL indicado para pesquisa e realização da atividade (não fazer cópia fiel do conteúdo) e referencie a(s) fonte(s) de pesquisa no final da atividade;

– Ao finalizar a atividade, envie o arquivo FORMULÁRIO PADRÃO preenchido corretamente no campo indicado dentro do ambiente da atividade MAPA (não serão aceitos arquivos fora da data de realização da atividade).

– CUIDADO PARA NÃO INSERIR O ARQUIVO ERRADO.

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home
Minha Conta
Carrinho
Downloads