ATIVIDADE 1 – UNICESUMAR – AGRO – 52_2024

ATIVIDADE 1 – AGRO – GESTÃO PLANEJAMENTO RURAL E AGROINDUSTRIA – 52_2024

 

Nos últimos anos, no Brasil, algumas instituições vêm promovendo formação, visitas técnicas a outros países e concursos de queijos artesanais aos produtores brasileiros. Além disso, foram publicadas a Lei nº 13.680, de 14 de junho de 2018, que dispõe sobre o processo de fiscalização de produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal – Selo Arte; e o Decreto nº 11.099, de 21 de junho de 2022, que dispõe sobre a elaboração e a comercialização de produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal. O que caracteriza o queijo artesanal é a elaboração por métodos tradicionais, com vinculação e valorização territorial, regional ou cultural, conforme protocolo de elaboração específico estabelecido para cada tipo e variedade, com emprego de boas práticas agropecuárias e boas práticas de fabricação. Em abril de 2024, temos registrados no Cadastro Nacional de Produtos Artesanais – CNPA -, apenas 1.022 cadastros, sendo concentrado nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Espirito Santo com cerca de 80% dos produtos, tendo o estado de Minas Gerais liderando estes cadastros com 268.

Fonte: Elaborado pelo Professor, 2024.

 

Diante desse contexto, DISCORRA como esta estratégia poderia beneficiar esse tipo de agroindústrias familiares de todo o Brasil.

 

 

ATIVIDADE 1 – AGRO – COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS – 52_2024

Marketing no agronegócio envolve todas as atividades relacionadas à promoção, distribuição e venda de produtos e serviços agrícolas. Isso inclui identificar e entender as necessidades dos clientes, desenvolver produtos adequados, definir estratégias de preço, promoção e distribuição, bem como construir relacionamentos sólidos com os clientes e outros stakeholders do setor.

Suponha que uma associação de pecuaristas de gado de corte esteja buscando aumentar a visibilidade e as vendas da produção de seus associados. Nesse caso, a associação poderia desenvolver uma campanha de marketing que destaque a qualidade, a origem local e seus benefícios. Se a associação fosse fazer uma campanha de marketing, entre as estratégias que ela poderia incluir estão: Identidade Visual; Marketing de Conteúdo; Eventos de Promoção; Parcerias Locais; Programas de Fidelidade.

Elaborado pelo Professor, 2024.

Diante desse contexto, resposta:

  1. a) Explique como as estratégias de marketing podem ajudar os pecuaristas associados?
  1. b) Pesquisando exemplos da sua região, cite e descrevas duas estratégias de marketing que você encontrou em açougues, butique de carne ou em um supermercado (envolvendo as seguintes estratégias de: Identidade Visual; Marketing de Conteúdo; Eventos de Promoção; Parcerias Locais; Programas de Fidelidade)

 

 

ATIVIDADE 1 – AGRO – CADEIAS PRODUTIVAS ANIMAIS ALTERNATIVAS – 52_2024

A piscicultura surge como uma atividade econômica viável para o produtor rural a partir da década de 1990, fortalecida nos anos 2000 com a formação do Ministério da Pesca e Aquicultura. Políticas públicas se sucederam e promoveram o incentivo produtivo e revisão da legislação. Considerando a tilapicultura uma atividade de crescimento recente no Brasil, é importante compreendermos a sua estruturação, que vai além dos dados apresentados sobre o direcionamento estratégico do desenvolvimento do setor com o conhecimento das características do ambiente produtivo.

Fonte: BARROSO, Renata Melon. et al. Dimensão socioeconômica da tilapicultura no Brasil. Brasília, DF. Embrapa, 2018. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1089746/1/CNPASA2018lvdimensao.pdf . Acesso em: 09 mar. 2024.

 

Diante do texto, considerando a cadeia produtiva da tilapicultura, discorra sobre três pontos positivos e três pontos negativos desta atividade para o agronegócio.

 

ATIVIDADE 1 – AGRO – ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO – 52_2024

 

Quando estudamos empreendedorismo é importante estar atento ao fato de que nem todos os empreendimentos iniciados serão viáveis, uma parte significativa destes empreendimentos vão deixar de existir depois de um tempo, o que chamamos de mortalidade. Mortalidade de um negócio é quando uma organização interrompe as atividades que estava realizando de forma definitiva, que pode acontecer no início das atividades de forma precoce ou quando o empreendimento possui um tempo de mercado. Os fatores de mortalidade podem ser alterados conforme a região em que reside, por isso, a dificuldade em generalizar em um país tão grande e diversificado como é o Brasil. Outro aspecto que pode indicar mudanças nos índices de mortalidade é o setor de negócio (comércio, indústria e serviço).

Fonte: MIYATAKE, A. K. et al. Empreendedorismo e Organizações Associativas. Unicesumar. Indaial, SC. Arqué, 2023.

 

Diante deste tema e da importância do assunto, discorra sobre 4 fatores que podem causar ou estar relacionado à mortalidade de empresas no Brasil.

 

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