c) Por que os adeptos aos ideais protestantes temiam ficar sem exercer um trabalho digno?

ATIVIDADE 1 – HIST – HISTÓRIA POLÍTICA E ECONÔMICA – 54_2024

A respeito da ética calvinista sobre o trabalho, leia atentamente os acertos a seguir:

“A Escritura usa esta palavra VOCAÇÃO para mostrar que uma forma de viver não pode ser boa nem aprovada, exceto se Deus seja o seu autor. E esta palavra VOCAÇÃO também quer dizer “chamado”; e este “chamado” implica em que Deus faça sinal com o dedo e diga a cada um: quero que vivas assim ou assim” (Calvino, [s.d.], p. 554).

Fonte: CALVINO. J. Sermão XLIV sobre a harmonia dos evangelhos: Mt. 3:11-12. OPERA CALVIN), tomo XLVI, p. 554.

Agora, Moisés acrescenta que o homem recebeu a terra sob a condição de cultivá-la, o que indica que os homens foram criados para trabalhar em algo e não para ficar ociosos e inativos. Verdade é que esse labor era bem alegre e agradável, longe de todo enfado e dissatisfação; contudo, quando Deus quis que o homem se afizesse de cultivar, na pessoa dele condenou a ociosidade e a indiferença (Calvino, 1990).

Fonte: CALVINO. J. O pensamento econômico e social de Calvino. In: BIÈLER. A. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1990.

Deus continuou a sustentar o mundo que Ele criou, governando-o de acordo com Seu conselho, mantendo-o por Sua bondade e ordenando todas as coisas de acordo com Seu beneplácito, tanto no céu quanto na terra. Destarte, foi a criação do mundo concluída em seis dias, mas a administração e governo do mundo perduram para sempre; Deus age sem cessar na manutenção e conservação do mundo. Enquanto o trabalho toma o lugar de Deus, absorve toda a existência e não mais se reporta a seu fim, está ele votado ao fracasso. A secularização do trabalho é um pecado tão grave quanto sua divinização (Calvino, 1998).

Fonte: CALVINO. J. Comentário ao Novo Testamento. São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1998.

O sociólogo Marx Weber, capturou bem a ideia protestante sobre a vocação ao trabalho, no início da modernidade. Com base na reflexão de Weber, disponível em nosso material de estudo, associe a ética do trabalho explicitada nos textos acima, com o surgimento do capitalismo como modo de produção, que mudaria definitivamente a sociedade no período Moderno. Para facilitar, responda com base em três perguntas:

  1. a) Por que a vida baseada no asceticismo não produzia uma tendência capitalista de sociedade?
    b) Por que encarar o trabalho como uma vocação produziu acúmulo de riqueza?
    c) Por que os adeptos aos ideais protestantes temiam ficar sem exercer um trabalho digno?

Orientações:

– Seu texto deverá conter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas.

– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.

– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.

Bom estudo!

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home
Minha Conta
Carrinho
Downloads