Com todas as informações expostas, é hora de agir! Nesta atividade você, atuando como responsável pela Cozinha Industrial, deverá identificar os fatores que estão relacionados diretamente com o crescimento microbiano, orientando os profissionais responsáveis pela estocagem e preparo dos alimentos sobre estes fatores, indicando formas de eliminar ou diminuir o problema. Você deverá pensar na forma de explicar cada um dos fatores identificados através de palestras, contendo os problemas encontrados e formas de resolvê-los.
Com este objetivo, você deverá analisar, pesquisar e responder cada item apresentado a seguir, com a finalidade de estruturar a palestra. Apresente as respostas no formato de texto, dispondo cada tópico em um parágrafo diferente.
- a) Explique o que é crescimento microbiano, e como ele pode causar a deterioração dos alimentos.
- b) Explique o que são fatores intrínsecos e fatores extrínsecos dos alimentos.
- c) Cite e explique os fatores intrínsecos dos alimentos que interferem no crescimento microbiano que podem ser observados no exemplo.
- d) Explique por que a umidade atmosférica e a temperatura possibilitaram o crescimento de fungos nos alimentos.
- e) Apresente possíveis soluções para evitar a deterioração dos alimentos, para os fatores intrínsecos e extrínsecos observados na atividade.
- f) Como última atividade, proponho um experimento para avaliação da contaminação de produtos armazenados.
Para realização deste experimento, você precisará dos seguintes materiais:
– Quatro potes pequenos, dois com tampa, de preferencia transparentes.
– Aproximadamente 150 gramas de arroz cozido.
– Disponibilidade de um refrigerador (geladeira).
Execução: o experimento deve ser iniciado logo após o cozimento do arroz.
– Marque cada pote com número de 1 a 4.
– Separe quatro porções, aproximadamente, semelhantes, e distribua nos quatro potes.
– Pote 1 – deverá ser mantido fora da geladeira, sem tampa, em ambiente aberto, durante todo o experimento.
– Pote 2 – deverá ser mantido fora da geladeira, com tampa, em ambiente aberto, durante todo o experimento.
– Pote 3 – deverá ser levado para a refrigeração, imediatamente após o preparo, sem deixar esfriar. Manter sem tampa.
– Pote 6 – deverá ser levado para a refrigeração, imediatamente após o preparo, sem deixar esfriar. Manter com tampa.
O experimento terá duração de duas semanas. Nesse período, você deverá anotar as características de cada pote, nos dias 01, 05, 10 e 14. Tome notas quanto a: umidade do pote (descreva a aparencia); temperatura ambiente e no interior da geladeira; e crescimento de microrganismos (observar o aparecimento de mofos e bolores; amolecimento do alimento com acúmulo de água no fundo do pote; odores incomuns).
Para que você possa entender e comparar, antes de começar o experimento, levante hipóteses do que acontecerá com cada pote no decorrer do experimento.
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