Conforme a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, perto de 52% dos brasileiros têm o costume de ler. Esse dado pode parecer positivo, porém esse hábito ainda é pouco comum entre os cidadãos. Mesmo entre os leitores, o brasileiro costuma ler somente cerca de quatro livros por ano, bem abaixo da média em relação a outros países, inclusive da América do Sul.

 

 

Conforme a 5ª edição do estudo “Retratos da leitura no Brasil”, perto de 52% dos brasileiros têm o costume de ler. Esse dado pode parecer positivo, porém esse hábito ainda é pouco comum entre os cidadãos. Mesmo entre os leitores, o brasileiro costuma ler somente cerca de quatro livros por ano, bem abaixo da média em relação a outros países, inclusive da América do Sul.

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), na Prova Pisa realizada em 2022, o Brasil teve o desempenho médio de 410 pontos em leitura, pontuação inferior à média do Chile (448) e Uruguai (430), por exemplo. Os dados mostram também que 50% dos estudantes tiveram baixo desempenho em leitura.

Esse índice reflete uma realidade que já conhecemos, ou seja, a falta de acesso a livros, jornais, revistas e outros materiais e, ainda, muitas vezes, o não estímulo, seja em casa ou na escola, o que resulta em desmotivação e leituras rasas.

Dessa forma, é papel do docente incentivar os alunos e mediar as práticas de leitura, de modo que consigam ler além do explícito, tornando-se, assim, cidadãos autônomos, críticos e participativos na sociedade.

 

Nesse sentido, tendo em vista todos os estudos da disciplina, situe-se no seguinte contexto:

 

Você é professor(a) de língua portuguesa de uma escola e responsável por uma sala de contra turno, na qual desenvolve atividades que reforcem o hábito da leitura, sobretudo em um nível mais elevado (ver os níveis do processo de leitura na unidade I do livro desta disciplina).

Assim, como primeiro exercício do ano, você escolheu a charge a seguir para trabalhar com os alunos.

Fonte https://www.hojemais.com.br/tres-lagoas/noticia/geral/focos-de-mosquito-da-dengue. Acesso em: 28 fev. 2024.

 

Antes de apresentar aos alunos, você deve preparar os exercícios e enviar a sua coordenadora de área para validação.

 

Assim, neste MAPA, é preciso que você:

 

  1. a) Elabore uma atividade de leitura, de até 6 questões, que estimule os alunos à reflexão acerca da temática e dos recursos utilizados (linguísticos e não linguísticos) na charge, contemplando todos os níveis de leitura destacados na unidade I do livro desta disciplina.
  2. b) Explique, em um texto dissertativo-argumentativo entre 10 a 20 linhas, de que forma as questões elaboradas por você levam os alunos a uma leitura mais aprofundada, de modo que a proposta seja aprovada por sua coordenadora.

 

Além disso, para uma boa execução da atividade:

 

– Atente-se aos materiais complementares que possam ser utilizados para a realização da atividade;

– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web;

– Em caso de dúvida, entre em contato com o(a) professor(a) mediador(a).

 

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