“Cuidar da saúde bucal das crianças é uma ação que pode ser desempenhada pelos profissionais da saúde, alinhada com os profissionais da educação e com o apoio da família. O acompanhamento dos hábitos de higiene, o controle de ingestão de açúcares e a alimentação podem melhorar a qualidade de vida dos escolares. Uma das principais doenças bucais, a cárie dentária, é importante fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças e, por isso, merece atenção quando se inicia antes do 3º ano de vida da criança” (BRASIL, 2012a). BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Departamento de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012a.

MAPA – PED – SAÚDE E EDUCAÇÃO – 51/2024

 

“Cuidar da saúde bucal das crianças é uma ação que pode ser desempenhada pelos profissionais da saúde, alinhada com os profissionais da educação e com o apoio da família. O acompanhamento dos hábitos de higiene, o controle de ingestão de açúcares e a alimentação podem melhorar a qualidade de vida dos escolares. Uma das principais doenças bucais, a cárie dentária, é importante fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças e, por isso, merece atenção quando se inicia antes do 3º ano de vida da criança” (BRASIL, 2012a).

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.Saúde da criança: crescimento e desenvolvimento. Departamento de Atenção Básica.

Brasília: Ministério da Saúde, 2012a.

“A saúde bucal é indissociável da saúde geral, e está diretamente relacionada com a qualidade de vida do indivíduo. A manutenção da saúde bucal interfere no desenvolvimento físico e psicológico da criança, além de estar relacionada com a sua participação em atividades, incluindo a frequência escolar” (TOKAIRIN, 2020, p.365).

TOKAIRIN, A.S.C.P. et al. Avaliação do conhecimento de escolares sobre saúde bucal, dieta e higiene: ferramenta diagnóstica para direcionamento de atividade educativa. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 365–369, 2020. DOI: 10.17921/2447-8733.2020v21n3p365-369. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/8499. Acesso em: 18 fev. 2024.

Considerando os trechos apresentados acima e os conteúdos abordados na disciplina, analise a situação hipotética a seguir:

 

Você é professor (a) da Educação Infantil V (crianças de cinco anos) em uma escola pública do seu município e deverá elaborar uma aula com o tema Higiene Bucal na Escola. A sua aula deverá mostrar que atitudes e hábitos saudáveis adquiridos na infância, relativos aos dentes, são fundamentais para uma boa saúde oral e de todo o organismo no decorrer da vida.

 

Agora vamos aos passos para desenvolver o seu MAPA:

 

Parte 1:

Confeccione uma Boca Lúdica (gigante) utilizando materiais recicláveis (assista o vídeo de orientação feito pela professora).

Nesta etapa você deverá apresentar três fotos:

  1. a) Uma foto do processo de confecção da boca lúdica;
  2. b) Uma foto da boca lúdica gigante sozinha pronta;
  3. c) Uma foto de você segurando a boca lúdica.

 

Parte 2:

Agora, utilizando a boca lúdica, elabore um plano de aula para a turma da Educação Infantil V. Na elaboração do plano será necessário estabelecer as perspectivas da conscientização da higiene bucal como prática educativa, conscientização e valorização da saúde bucal. Você deverá também propor ações educativas e preventivas para que possam incorporar, em seus hábitos de vida, os cuidados relativos à boca e aos dentes, levando as crianças a entenderem a importância da escovação, como algo divertido e, ao mesmo tempo, algo de responsabilidade individual. Seguem as etapas do seu plano de aula:

 

  1. a) Tema da aula:

b)Objetivos:

– Objetivo geral: apenas um objetivo geral.

– Objetivos específicos: dois a três objetivos.

  1. c) Encaminhamentos metodológicos: descreva o passo a passo das atividades que serão desenvolvidas utilizando a boca lúdica (no mínimo três atividades).

 

Parte 3:

Fechamento – Considerando que as crianças da Educação Infantil apresentam facilidade em incorporar novos hábitos e estão na melhor fase do aprendizado, discorra sobre a importância do profissional da Educação Infantil desenvolver um trabalho contínuo relacionado a educação em saúde bucal.

 

Parte 4:

Referências: apresente as referências utilizadas, siga as normas da ABNT.

 

Orientações:

– Utilize o formulário padrão para o envio do MAPA.

– Assista ao vídeo de orientação sobre essa atividade na Sala do Café

– Em caso de dúvidas entre em contato com sua professora Mediadora.

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home
Minha Conta
Carrinho
Downloads