Devido à dificuldade de visualizarmos esta barreira, vamos agora realizar uma atividade prática para compreendermos a importância da permeabilidade seletiva da membrana plasmática.

Devido à dificuldade de visualizarmos esta barreira, vamos agora realizar uma atividade prática para compreendermos a importância da permeabilidade seletiva da membrana plasmática.

 

DESENVOLVENDO O TRABALHO

1) Após assistir ao vídeo explicativo da atividade, realize uma pesquisa bibliográfica e compreenda a importância da permeabilidade seletiva da membrana plasmática.

2) Separe os materiais a seguir para a realização do experimento:

Material para a atividade: 

  1. a) 1 beterraba pequena, crua, de consistência firme.
  2. b) 4 xícaras ou copos transparentes (com tamanho similar).
  3. c) Micro-ondas ou fogão.
  4. d) Freezer.
  5. e) Água da torneira.
  6. f) Álcool 70% (líquido).
  7. g) Faca.
  8. h) Papel toalha.
  9. i) Canetinha.

3) Com a faca, descasque a beterraba crua e corte em cubinhos de aproximadamente 1,5 cm (serão necessários apenas 4 cubinhos).

4) Lave os quatro cubos rapidamente em água da torneira e depois seque com um papel absorvente (papel toalha ou papel higiênico). Esta etapa deve ser realizada para retirar o excesso do pigmento avermelhado (betacianina).

4) Coloque um dos cubos de beterraba cortados no freezer por 30 min. Retire somente quando for fazer o experimento.

5) Ferva aproximadamente meio copo de água da torneira, que deve estar quente no momento do experimento.

6) Enumere as xícaras/copos de 1 a 4 com a canetinha.

7) Em cada uma das xícaras/copos você deverá colocar um cubinho de beterraba e preenchê-las conforme constam as informações da tabela a segui. Utilize água ou álcool em quantidade suficiente para cobrir o pedaço de beterraba.

  

1 Água da torneira + 1 cubinho de beterraba in natura

2 Água quente, fervida + 1 cubinho de beterraba in natura

3 Água da torneira + 1 cubinho de beterraba congelada

4 Álcool 70% + 1 cubinho de beterraba in natura

 

8) Tirar uma foto das quatro xícaras ou copos imediatamente após terminar de preparar para facilitar a comparação com o final do experimento.

9) Deixar as xícaras/copos nos seus respectivos tratamentos, em descanso por cerca 30 minutos.

10) Fotografar novamente as xícaras/copos ao final dos 30 minutos e anotar o que aconteceu em cada um deles, comparando o antes e o depois.

 

Observações:

– O experimento leva em torno de 60 minutos.

– Podem ocorrer diferenças entre os experimentos realizados por diferentes estudantes, porém as respostas devem ser embasadas com dados científicos, encontrados na literatura.

– Para visualizar melhor as fotos, utilize um papel sulfite ou outro fundo branco.

 

Com base no experimento realizado, responda:

– Quais diferenças puderam ser visualizadas na coloração das xícaras/copos antes e depois dos 30 minutos?

– Com base na função de permeabilidade seletiva e estrutura da membrana plasmática, o que deve ter ocorrido em cada uma das 4 xícaras/copos?

– Adicione a foto dos copos antes e depois dos 30 minutos de experimento.

– Indique as referências bibliográficas utilizadas.

 

Material complementar

ALBERTS, B. Fundamentos da biologia celular. 4. ed. Porto Alegre: Grupo A, 2017. cap 12. Disponível em: Minha Biblioteca.

NUEPE. Estrutura da membrana plasmática. Disponível em: https://nuepe.ufpr.br/portal/?page_id…. Acesso em: 29 jan. 2024.

 

 

BOM TRABALHO!!

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