Entre os demais estados da região, Minas Gerais teve ganho de 0,2 ponto percentual devido ao cultivo de café, e o Espírito Santo perdeu 0,1 ponto percentual, também afetado pelas indústrias extrativas.
‘No Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo perderam participação. O Espírito Santo perdeu porque o petróleo teve queda de preços e sua produção de minério ainda não se recuperou após o acidente de Brumadinho (MG), cuja produção era pelotizada e escoada pelo Espírito Santo. O desempenho positivo do café não compensou as perdas em outros setores da economia capixaba’, afirmou Alessandra”.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-11/em-2020-1o-ano-da-pandemia-pib-recua-em-24-unidades-da-federacao. Acesso em: 21 jun. 2023.
(2) SEGUNDA ETAPA: realização da atividade
Agora, com base no exposto e nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua atividade MAPA. Vamos lá?!
Situação hipotética:
O Produto Interno Bruto (PIB) é o principal indicador do nível de atividade econômica, pois o seu crescimento significa que as empresas e as pessoas estão produzindo mais, consequentemente, gerando mais renda e, também, melhorando a qualidade de vida da população. Considere que você é um(a) analista de cenários econômicos e está avaliando a evolução do PIB das unidades da Federação do Brasil com base nas informações do Quadro 1 a seguir.
Quadro 1 – Evolução de indicadores econômicos, Brasil, 2020
Sigla | Estado | PIB (R$ mil) | População |
AC | Acre | 14.796.471 | 829.780 |
AL | Alagoas | 57.141.512 | 3.125.254 |
AP | Amapá | 17.212.118 | 774.268 |
AM | Amazonas | 95.960.717 | 3.952.262 |
BA | Bahia | 268.226.782 | 14.659.023 |
CE | Ceará | 146.158.796 | 8.936.431 |
DF | Distrito Federal | 240.381.106 | 2.923.369 |
ES | Espírito Santo | 114.860.149 | 4.108.508 |
GO | Goiás | 199.832.733 | 6.950.976 |
MA | Maranhão | 94.628.219 | 6.800.605 |
MT | Mato Grosso | 159.608.852 | 3.784.239 |
MS | Mato Grosso do Sul | 109.897.457 | 2.833.742 |
MG | Minas Gerais | 601.083.487 | 20.732.660 |
PA | Pará | 197.913.639 | 8.442.962 |
PB | Paraíba | 62.468.032 | 4.030.961 |
PR | Paraná | 426.369.453 | 11.835.379 |
PE | Pernambuco | 164.769.109 | 9.051.113 |
PI | Piauí | 50.586.262 | 3.270.174 |
RJ | Rio de Janeiro | 654.129.702 | 16.615.526 |
RN | Rio Grande do Norte | 63.816.254 | 3.303.953 |
RS | Rio Grande do Sul | 410.001.708 | 11.088.065 |
RO | Rondônia | 46.238.115 | 1.616.379 |
RR | Roraima | 14.524.239 | 634.805 |
SC | Santa Catarina | 289.284.905 | 7.762.154 |
SP | São Paulo | 2.014.850.308 | 46.024.937 |
SE | Sergipe | 40.687.965 | 2.211.868 |
TO | Tocantins | 39.508.909 | 1.584.306 |
Fonte: https://www.ibge.gov.br/indicadores. Acesso em: 31 maio 2023.
Com base nesses dados, responda os seguintes itens:
- Calcule o PIB per capita em reais, que é obtido pela divisão do Produto Interno Bruto pela população de cada Unidade da Federação (estados).
- Indique as três Unidades da Federação com os maiores PIBs per capita em reais.
- Indique as três Unidades da Federação com os menores PIBs per capita em reais.
- Considerando a identidade fundamental da contabilidade nacional para mensurar a riqueza de um país, em que o Produto Interno Bruto (PIB) pode ser mensurado em três óticas, cite quais são elas e especifique os componentes de cada uma.
Seguem critérios do MAPA:
Para maior facilidade na execução desta atividade, a seguir, apresentam-se mais detalhes sobre a realização dela:
– No Material da Disciplina, será disponibilizado um link com um vídeo tutorial para ajudá-lo(a) nesse processo de criação e desenvolvimento.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto e o copie no template (formulário padrão) disponível na pasta Material da Disciplina.
– Anexe o arquivo na atividade, clicando sobre o botão Selecionar arquivo.
– Após anexar o trabalho, certifique-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário — após “Finalizar o Questionário”, não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Lembre-se de que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem as devidas referências, serão inquestionavelmente desconsideradas, e a atividade será zerada. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu mediador.
Bons estudos!
Olá, somos a Prime Educacional!
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.
Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
ou clique aqui