Instruções iniciais:
1- Utilize o modelo de M.A.P.A. padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em “Material da Disciplina”. Siga todas as instruções constantes neste modelo.
2- Assista ao vídeo com as instruções para a realização do M.A.P.A., que estará na “Sala do Café”.
A análise clínica é de suma importância na área da saúde, a qual disponibiliza de serviços baseados nos exames laboratoriais, que vão desde coleta até a liberação do resultado desse estudo, com o intuído de realizar um diagnóstico, prognóstico, de prevenção e de acompanhamento terapêutico (Oliveira; Silva, 2022). Entre os exames laboratoriais, temos o hemograma completo, sendo este um dos exames mais solicitados e influência nas decisões clínicas (Pimazoni Netto, 2009).
Fonte: OLIVEIRA, R. G. A. M.; SILVA, G. A. F. Os principais erros da fase pré-analítica de exames laboratoriais. Rev. bras. anal. clin, 2022. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1395381. Acesso em: 19 jan. 2024.
PIMAZONI NETTO, A. et al. Atualização sobre hemoglobina glicada (HbA1C) para avaliação do controle glicêmico e para o diagnóstico do diabetes: aspectos clínicos e laboratoriais. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 45, p. 31-48, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpml/a/TGwBvxszsn3FmFRR8PPGSrL. Acesso em: 19 jan. 2024.
CASO CLÍNICO 1
Thiago, 36 anos, procurou atendimento em um laboratório de análises clínicas para realizar exames de rotina. Durante a realização da coleta de sangue, devido à dificuldade na punção sanguínea, após o sangue começar a fluir para a seringa, houve demora no procedimento, assim, o garrote permaneceu no braço do paciente por aproximadamente 3 minutos. Após a punção sanguínea, a amostra foi acondicionada em tubos contendo aditivos específicos para cada um dos exames do paciente, porém os tubos não foram homogeneizados. Um dia após a coleta, o laboratório entrou em contato com o paciente informando que havia a necessidade de realizar uma nova coleta, para confirmação do resultado referente as plaquetas e hamatócrito (Ht), que estava reduzida e do Ht que estava elevado.
A Figura 1 pertence ao esfregaço sanguíneo realizado com sangue obtido na primeira coleta de sangue, e as estruturas indicadas pelas setas eram encontradas com frequência na amostra.
Figura 1 – Esfregaço sanguíneo do paciente Thiago (caso 1)
Fonte: a autora.
De acordo com o CASO CLÍNICO 1 e a FIGURA 1, responda às questões a seguir:
1a. IDENTIFIQUE as estruturas indicadas pelas setas na FIGURA 1 e EXPLIQUE o motivo serem formadas.
1b. RELACIONE o Caso 1 com os achados laboratoriais da FIGURA 1, JUSTIFICANDO a redução no valor das plaquetas.
1c. EXPLIQUE como o tempo de garrote pode influenciar o valor do hematócrito.
1d. DESCREVA a função das plaquetas.
CASO CLÍNICO 2
Ana Laura, 18 anos, possui anemia severa desde os 6 meses de idade. Devido à anemia intensa, apresenta quadros de palidez, icterícia, fraqueza, sonolência, fortes dores nas extremidades dos membros e na região abdominal e aumento de baço, o que leva a uma elevação abdominal. Realiza transfusões sanguíneas frequentemente e relata ter parentes próximos com o mesmo problema. Realiza exames como hemograma, reticulócitos e bilirrubina frequentemente, porém o diagnóstico da causa da anemia foi realizado através de um exame chamado eletroforese de hemoglobina associado aos exames de triagem descritos. Os resultados e as imagens a seguir pertencem ao eritrograma e ao esfregaço sanguíneo da paciente. Analise os resultados e as imagens e responda as questões a seguir:
Tabela 1 – Hemograma completo paciente Ana Laura (caso clínico 2)
Fonte: a autora.
Figura 2 – Esfregaço sanguíneo da paciente Ana Laura (caso clínico 2)
Fonte: a autora.
Com relação ao CASO CLÍNICO 2, análise o hemograma completo (Tabela 1) e a Figura 2, para responder às questões a seguir:
2a. INDIQUE a provável anemia da paciente, ASSOCIANDO com o quadro clínico apresentado e a necessidade de transfusão sanguínea.
2b. IDENTIFIQUE os poiquilócitos indicados pelas setas e DESCREVA a sua morfologia.
2c. EXPLIQUE a formação dos poiquilócitos indicados na Figura 2 e RELACIONE com a redução da hemoglobina e com a anemia apresentada pelos familiares.
2d. ESCLAREÇA como estarão os resultados de bilirrubina e reticulócito para essa paciente.
2e. CITE o genótipo da paciente.
CASO CLÍNICO 3
dos pela paciente, o médico solicitou exames como hemograma e sorologia para dengue. A sorologia apresentou-se positiva para a dengue e os resultados do hemograma estão descritos a seguir. As imagens mostram alguns dos leucócitos encontrados no sangue do paciente. Analise os resultados e as imagens e responda às questões a seguir:
Tabela 2 – Hemograma completo paciente Mônica (caso clínico 3)
Fonte: a autora.
Figura 3 – Esfregaço sanguíneo da paciente Mônica (caso clínico 3)
Fonte: a autora.
De acordo com o CASO CLÍNICO 3, analise o hemograma completo (Tabela 2) e a Figura 3 e responda às questões a seguir:
3a. IDENTIFIQUE os leucócitos da Figura 3 e APRESENTE suas características morfológicas.
3b. RELACIONE as alterações dos leucócitos totais, das plaquetas e linfócitos (típicos e atípicos) com a infecção por dengue apresentada pela paciente.
BOM TRABALHO!!!
Referências:
BAIN, B. J. Células sanguíneas: um guia prático. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
HOFFBRAND, A. V. et al. Fundamentos em hematologia. Porto Alegre: Artmed, 2013.
LORENZI, T. F. Manual de hematologia: propedêutica e clínica. 4. ed. [S.l.: s.n.], 2006.
SILVA, P. H. et al. Hematologia laboratorial: teoria e procedimentos. Porto Alegre: Artmed, 2016.
ALGUMAS ORIENTAÇÕES FINAIS
Sobre o arquivo a ser enviado:
O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo “M.A.P.A.” desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato de PDF será aceito.
SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO.
A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então faça tudo com cuidado, responda à demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto.
Problemas frequentes a evitar:
→ Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir
abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado.
→ Se você usa OPEN OFFICE ou MAC transforme o arquivo em .pdf para evitar incompatibilidades.
→ Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina, para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Exemplo: MAPA_Hematologia_FelipeAraujo.pdf.
Como enviar o seu arquivo:
→ Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, tem uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade, ou arrastar o arquivo até ela.
→ Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois uma vez finalizado você não poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
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