MAPA – BEDU – GINÁSTICA – 53_2024

MAPA – BEDU – GINÁSTICA – 53_2024

 

De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (2022), a primeira modalidade gímnica a participar dos Jogos Olímpicos foi a Ginástica Artística, que esteve presente desde a primeira edição da Era Moderna, em 1896. Nessa edição, da qual apenas homens podiam participar, somente atletas de cinco países estiveram presentes, disputando as provas de cavalo com alças, argolas, barra fixa, barra paralela, escalada de corda, e salto sobre a mesa (COI, 2022). Já a Ginástica Rítmica teve sua primeira participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, apenas com as provas de individual, com os aparelhos de arco, bola, maças e fita, sendo a premiação somente em individual geral (VARGAS, 2017). Só nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, é que as provas de conjunto foram incluídas, sendo duas provas, uma com cinco arcos, e a outra com três bolas e duas fitas (SANTOS; LOURENÇO; GAIO, 2010).

MIRANDA, A. C. M. de; SILVA, C. R. C. da; NAKASHIMA, F. S. Ginástica. Indaial, SC : Arqué, 2023.

Ensinar implica fixar objetivos, selecionar conteúdos, ordená-los lógica e psicologicamente, processá-los na prática e avaliar a extensão e a profundidade de seu domínio pelo aluno. Essas funções não poderão ser desempenhadas sem o total domínio do conhecimento informativo. Portanto, o professor não precisa ser, necessariamente, um “cientista”, mas deve dominar a matéria tanto quanto um cientista, excetuando-se a atividade específica de uma pesquisa individual (MAIA, 2004).

MAIA, N. A. Saber fazer e saber ensinar. Revista da Cultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 7, p. 46-50, dez, 2004.

Partindo do princípio de que o professor deve saber ensinar determinada modalidade da cultura corporal do movimento, em uma situação hipotética, você foi contratado (a) para dar aulas de Ginástica Para Todos em um clube de sua cidade. Sua turma é de crianças de 8 a 10 anos, e em uma de suas aulas você está ensinando os movimentos de manejo de aparelhos, no entanto, o clube não possui os materiais para realizar as atividades, desse modo, você deverá confecciona-los (criá-los).

Portanto, nesta atividade, você, aluno, deverá escolher apenas UM aparelho dentre os citados abaixo:


– Bola
– Maças
– Trampolins
– Bolinha de Malabares
– Claves

Após a escolha, grave um vídeo, de no máximo 5 minutos, explicando como confeccionar o aparelho escolhido, e apresente 2 (dois) movimentos que pode ser realizado com esse aparelho.

IMPORTANTE: você deve CONSTRUIR o aparelho. NÃO é permitido utilizar um aparelho comprado ou pronto, como uma bola, por exemplo.

A atividade deverá ter as seguintes fases:
1. Apresente seu nome e RA (Registro Acadêmico) ao início do seu vídeo;
2. Cite qual o aparelho escolhido e apresente os materiais utilizados para confecciona-los;
3. Apresentar como se confecciona o aparelho (não precisa construir durante o vídeo, apenas mostrar o que você fez ou fará durante a construção);
4. Demonstre dois movimentos que podem ser realizados com o aparelho que você construiu.

Para a realização dessa atividade, faz-se necessário que você assista as aulas conceituais e leia a unidade V do livro da disciplina, a partir da página 253.

A atividade deve seguir os seguintes critérios:
-O vídeo deve conter no mínimo 3 e no máximo 5 minutos;
-Realizar as 4 fases na ordem determinada anteriormente;
-Realizar a atividade individualmente. Não será permitida a participação de outras pessoas no vídeo;
-O aluno deve estar com roupa de prática e deve ser realizado em um espaço adequado (ver “Manual da prática”, disponível na Sala do Café);
– Não será permitida a leitura integral do material de apoio;
– O vídeo poderá ser editado ou não. O importante é que você apresente todas as atividades solicitadas no enunciado;
-O vídeo deverá estar cadastrado no YOUTUBE como “NÃO LISTADO”. As instruções de como subir a gravação no YOUTUBE estão no vídeo “COMO CADASTRAR VÍDEOS NO YOUTUBE”, disponível logo, a seguir, ou acesse a “Sala do café” em seu STUDEO. Para cadastrar, deve-se ter um canal no youtube;
-Para todos os alunos, o link do vídeo deverá ser postado no campo “Resposta” da atividade MAPA, em seu respectivo STUDEO. Envie apenas um (1) vídeo pelo STUDEO;
-Preste atenção ao postar o link do vídeo. Portanto, confira antes de incluí-lo e lembre-se de finalizar a atividade.

ATENÇÃO: Vídeos das atividades de anos anteriores serão considerados plágios e, automaticamente, zerados. Plágio é crime!
Outros tipos de atividades diferentes do que foi pedido no enunciado, também serão zerados.

Links:
TUTORIAL – COMO GRAVAR MAPA COM O CELULAR
https://youtu.be/egoajNjySEI
(copie e cole na barra de navegação do seu computador)

COMO CADASTRAR VÍDEOS NO YOUTUBE
https://youtu.be/28pPRK3vmp8
(copie e cole na barra de navegação do seu computador)
OBS: CADASTRE O VÍDEO COMO NÃO LISTADO!

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home
Minha Conta
Carrinho
Downloads