MAPA – IGREJA: POR QUE ME IMPORTAR?
Leia a seguinte situação hipotética:
“Uma igreja de origem e tradição histórica localizada em uma cidade de médio porte (150 mil habitantes) na região norte do Paraná é pastoreada por Boromir, um pastor de 50 anos de idade e 25 anos de ministério pastoral. Este é o décimo quinto ano que Boromir pastoreia a igreja, sendo a terceira igreja que ele pastoreou em sua jornada ministerial. Nos primeiros anos à frente da igreja, Boromir viu um grande crescimento quantitativo e qualitativo na igreja, sendo, até mesmo necessária a ampliação do espaço físico que a igreja ocupava em suas atividades. Este crescimento contribuiu com a visibilidade que a igreja ganhou no bairro em que ela estava inserida. O templo da igreja está localizado em um bairro residencial de classe média, sendo a maioria dos membros e frequentadores pessoas adultas com suas famílias – cônjuges e filhos que moram no bairro. Em seu auge, a Igreja contabilizava 400 membros professos.
No ano de 2020, a pandemia de COVID-19 surpreendeu a todos. E não foi diferente com a igreja do pastor Boromir. Com as determinações sanitárias de distanciamento social, a igreja se viu impossibilitada de dar continuidade às suas atividades presenciais. Logo, a igreja teve de se adequar e adquirir recursos digitais on-line para transmitir suas programações e preservar as relações entre os membros. No início, as pessoas aderiram a esta medida, mas com o passar dos meses, o engajamento on-line das pessoas foi diminuindo.
Com a amenização do quadro pandêmico, foi possível o retorno gradual das atividades presenciais. Porém, o pastor Boromir viu que muitos membros não estavam frequentando as atividades presencialmente. Num primeiro momento, o pastor Boromir até entendeu que a preocupação com a contaminação do vírus era um fator a ser considerado para a baixa frequência das pessoas nas atividades.
A partir desse diagnóstico, o pastor Boromir, juntamente com a liderança, pensou em promover uma atividade para reagregar estas pessoas à igreja. Mas para que isso pudesse ser eficaz na comunidade, o pastor da comunidade entendia que era necessário, primeiramente, fortalecer a sua liderança, reafirmando e relembrando as razões pelas quais a igreja existe. Para isso, ele decidiu oferecer um treinamento para as lideranças da igreja – diretoria/conselho/presbitério, diaconia e demais ministérios da comunidade.
COMANDO:
Você deverá elaborar este roteiro tendo em mente que este encontro será dividido em dois momentos: uma palestra com todos os líderes da igreja e uma oficina em forma de roda de conversa com os líderes do ministério de jovens. Sendo assim, você deverá elaborar dois roteiros fundamentados na eclesiologia trabalhada na disciplina, sendo eles:
1º Roteiro – Palestra | Esboço Detalhado | Valendo 2,5 da nota.
Você deverá escrever um texto contendo entre 300 a 400 palavras, que servirá como base para a palestra a ser ministrada aos líderes da igreja. O seu texto deverá ser estruturado em: introdução, desenvolvimento e conclusão, sendo a parte principal o desenvolvimento. Nesta parte – desenvolvimento – você deverá argumentar sobre a importância da vida comunitária para o desenvolvimento da identidade cristã dos discípulos de Jesus. Toda a sua argumentação deverá ter como base o conhecimento construído a partir dos conteúdos da disciplina sobre Eclesiologia e os ramos da teologia sistemática que se relacionam com a igreja e outros referenciais teológicos reconhecidos que trabalham a temática igreja. Ou seja, a construção deste roteiro exigirá que seja realizada uma pesquisa bibliográfica, seja no material da disciplina ou em outros livros e/ou artigos que tratem do tema. Mas lembre-se: este texto servirá como um esboço detalhado para uma palestra aos líderes de uma igreja, portanto sua linguagem deverá manter o equilíbrio entre a formalidade acadêmica e a acessibilidade para compreensão do conteúdo por pessoas leigas (sem formação teológica).
2º Roteiro – Oficina (roda de conversa) | Mapa Mental | Valendo 1,0 da nota.
A partir desta situação problema, você deverá apontar 3 possíveis antecedentes que levaram os jovens a deixar a igreja. (Neste momento, o contexto de pandemia não deve ser encarado como um fator de causa para evasão de jovens, mas como um pretexto.) Uma vez identificados 3 possíveis antecedentes, você deverá apresentar meios de superação deste problema a partir de resoluções para as causas dessa evasão. Por exemplo: os jovens deixaram de frequentar a igreja por não se sentirem representados nas decisões do conselho/diretoria/presbitério. Isso poderia ser resolvido elegendo/indicando pessoas jovens para comporem o núcleo de decisões da igreja para que as decisões também sejam pensadas para os jovens. Para cada possível problema, uma possibilidade de resolução!
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