O processo de ensino-aprendizagem não é simples e de mão única, por isso há diferentes correntes teóricas e metodologias que discutem e apresentam propostas para que esse processo seja o mais eficiente e significativo para o ambiente escolar. Diante disso, surge a importante pergunta: como ensinar a língua materna na escola? Um caminho que deve ser trilhado é partir dos gêneros textuais, pois “pelo cuidado do professor em ensinar o aluno a ultrapassar a matéria linguística do texto e a ter em conta os interlocutores envolvidos – quem fala, quem escreve e para quem”, afirma Antunes (2009, p. 88).

ATIVIDADE 1 – PED – LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO – 51/2024

O processo de ensino-aprendizagem não é simples e de mão única, por isso há diferentes correntes teóricas e metodologias que discutem e apresentam propostas para que esse processo seja o mais eficiente e significativo para o ambiente escolar.
Diante disso, surge a importante pergunta: como ensinar a língua materna na escola?
Um caminho que deve ser trilhado é partir dos gêneros textuais, pois “pelo cuidado do professor em ensinar o aluno a ultrapassar a matéria linguística do texto e a ter em conta os interlocutores envolvidos – quem fala, quem escreve e para quem”, afirma Antunes (2009, p. 88).
Não podemos conceber no século XXI o ensino da gramática pela gramática, da regra pela regra sem apresentar o real uso e significado da língua para o aluno, que já a usa.

Fonte: ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola é possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

Partindo dessa reflexão, você deve fazer um texto dissertativo com o seguinte título: A importância dos gêneros textuais no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Lembre-se: o texto deve ter no mínimo 15 linhas e no máximo 30 linhas. Utilize linguagem acadêmica, isto é, língua formal adequada.
Boa atividade!

MATERIAL COMPLEMENTAR:
Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1385. Acesso em: 12 fev. 2024.

ORIENTAÇÕES:
– Não é necessário repetir o título no Campo de Resposta.
– Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café, estude pelo livro da disciplina e pelo material complementar.
– No texto dissertativo, é necessário: introdução, desenvolvimento e conclusão.
– Escreva sua resposta contendo no mínimo 15 e no máximo 30 linhas.
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto, não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, bem como cópias indevidas de quaisquer textos e/ou websites. Lembre-se, caso faça citações e referências, siga as normas da ABNT (orientações na Sala do Café).
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-la.
– Seu texto deve ser escrito no próprio campo em branco abaixo da Atividade 1 (caixa de resposta).
– Desconsidere espaçamentos entre linhas, tipo e tamanho de fonte e demais formatações (a caixa de resposta não permite formatações).
– A quantidade de linhas deve ser a considerada pela caixa de respostas da Atividade 1.

 

Olá, somos a Prime Educacional!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.

Aponte o celular para abrir o WhatsApp

ou clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Home
Minha Conta
Carrinho
Downloads