Os tipos de sites / lojas online mais citados para a compra dos presentes são os de varejistas internacionais (50%), seguidos dos sites de lojas de cosméticos e perfumes (46%) e varejistas nacionais (43%). Considerando os que pretendem comprar presentes em sites ou aplicativos internacionais, as principais justificativas de compra são: os preços mais baixos (60%), a variedade de produtos (55%), a economia de gastos (40%) e a qualidade dos produtos (35%). ‘Apesar do crescimento das compras online, o consumidor brasileiro ainda prefere fazer suas compras presencialmente. É a tradição de negociar, ver e tocar no produto antes de fazer a compra’, destaca Costa.

 

Os tipos de sites / lojas online mais citados para a compra dos presentes são os de varejistas internacionais (50%), seguidos dos sites de lojas de cosméticos e perfumes (46%) e varejistas nacionais (43%).

Considerando os que pretendem comprar presentes em sites ou aplicativos internacionais, as principais justificativas de compra são: os preços mais baixos (60%), a variedade de produtos (55%), a economia de gastos (40%) e a qualidade dos produtos (35%).

‘Apesar do crescimento das compras online, o consumidor brasileiro ainda prefere fazer suas compras presencialmente. É a tradição de negociar, ver e tocar no produto antes de fazer a compra’, destaca Costa.

 

80% pretendem fazer pesquisa de preço antes de comprar; PIX será a forma de pagamento mais utilizada

A pesquisa CNDL/SPC Brasil aponta que o consumidor está atento aos preços e a grande maioria (80%) pretende fazer pesquisa antes de comprar os presentes, sobretudo pela internet (80%), seja em sites/aplicativos (66%) ou nas redes sociais (43%). Já 62% fazem pesquisa de preços sem o uso da internet, ou seja, em lojas físicas, principalmente nos shoppings (42%) e em lojas de rua (29%).

Em relação à forma de pagamento, 67% pretendem pagar os presentes à vista, principalmente no PIX (41%) e no cartão de débito (21%). Enquanto 48% citam o pagamento a prazo, com destaque para o cartão de crédito parcelado (29%). Entre os consumidores que pretendem comprar parcelado, farão o pagamento em média de 4 prestações, 1 parcela a mais que no ano passado” (Barbosa, 2024, on-line).

 

Fonte: BARBOSA, M. Dia das Mães deve movimentar R$ 40,21 bilhões no varejo; 78% dos consumidores pretendem presentear, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil. Varejo S.A., [s. l.], 30 abr. 2024. Disponível em: https://cndl.org.br/varejosa/dia-das-maes-deve-movimentar-4021-bilhoes-de-reais-no-varejo-78-dos-consumidores-pretendem-presentear-mostra-pesquisa-cndl-spc-brasil/. Acesso em: 1 jul. 2024.

 

Imagine que você é um vendedor de uma loja de roupas que fica em um shopping center e um cliente entra na loja para comprar um presente de dia das mães. Agora, responda às questões a seguir:

 

  1. A) Quais são as técnicas de venda que você utilizaria com o cliente? Explique-as e justifique suas escolhas. Apresente, no mínimo, três técnicas de venda.

 

  1. B) O cliente levantou uma objeção alegando que as roupas de sua loja estão mais caras do que as da concorrência. Como você contornaria essa objeção?

 

Orientações para a realização desta atividade:

– Leia atentamente o enunciado desta atividade e o que é pedido.

– Evite cópias indevidas dos textos ou de colegas.

– Em caso de dúvidas, fale com o seu professor mediador.

 

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