Presente nas discussões de quase todas as áreas das atividades humanas, a Biossegurança delineia temas em que a preservação da vida assume uma postura reflexiva, incorporando o risco como uma percepção real e a prevenção como ferramenta de proteção à vida. A Biossegurança caracteriza-se, portanto, como campo de conhecimento que ganha significativo valor na atual da sociedade global de risco que projeta e alarga os riscos de graves consequências, especificado como os ecológicos, químicos, nucleares e genéticos, econômicos, políticos e sociais.

MAPA – BIOSSEGURANÇA E BIOÉTICA – 51/2024

Presente nas discussões de quase todas as áreas das atividades humanas, a Biossegurança delineia temas em que a preservação da vida assume uma postura reflexiva, incorporando o risco como uma percepção real e a prevenção como ferramenta de proteção à vida. A Biossegurança caracteriza-se, portanto, como campo de conhecimento que ganha significativo valor na atual da sociedade global de risco que projeta e alarga os riscos de graves consequências, especificado como os ecológicos, químicos, nucleares e genéticos, econômicos, políticos e sociais.

 

Fonte: SABÁ, L. C. P. Arquitetura hospitalar e biossegurança: um olhar para o hospital seguro. 2012. 213 f. Dissertação (Mestrado em Biossegurança em Saúde) – Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas, Rio de Janeiro, 2012.

 

Diante do contexto e das discussões em aula, essa atividade MAPA foca em alguns conceitos importantes para o profissional de saúde – niveis de biossegurança, equipamentos de proteção coletiva e o método mais eficaz e de baixo custo usado como barreira de contenção na transmissão de doenças, a lavagem correta das mãos.

 

QUESTÃO 1

Na manipulação dos microrganismos, deve-se classificá-los para detectar a qual classe de risco ele pertence. De acordo com a classe de risco, deve-se atender a requisitos de segurança, conforme o nível de contenção necessário. Estes níveis de contenção são denominados de níveis de biossegurança.

O nível de biossegurança de um experimento será determinado segundo o organismo de maior classe de risco envolvido no experimento.

Existem quatro níveis de biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, e são designados em ordem crescente de complexidade pelo grau de proteção necessário ao pessoal do laboratório, meio ambiente e à comunidade.

Se o potencial patogênico do OGM resultante for desconhecido, deve ser procedida uma análise detalhada e criteriosa de todas as condições experimentais.

 

DISCORRA sobre os quatro níveis de biossegurança e apresente as barreiras primarias que devem ser adotadas na contenção para que haja uma manipulação segura dos microrganismos em laboratórios.

 

QUESTAO 2

Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são utilizados para minimizar a exposição dos trabalhadores aos riscos e, em caso de acidentes, reduzir suas consequências. Podem ser de uso rotineiro ou para situações emergenciais.

DESCREVA os cinco Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) apresentados.

 

QUESTÃO 3

A higienização das mãos é considerada uma das principais medidas na redução do risco de transmissão de agentes biológicos, uma vez que as mãos dos profissionais de saúde representam a mais importante fonte de transmissão de agentes microbianos na assistência ao paciente. Este procedimento é realizado com a fricção manual vigorosa das mãos usando sabão liquido, seguida de enxague abundante em água corrente. Para isso, deve-se observar a Técnica correta de Lavagem de Mãos (https://www.soenfermagem.net/tecnicas/lavagem.html).

 

Fonte: MATEUS, G. A.; PALUDO, M. P.; AMARO, M. M. dos R. Biossegurança e bioética. Maringá: UniCesumar, 2019.

 

Vamos avaliar como você lava suas mãos? 

 

Antes de iniciar a experiência, assista ao vídeo explicativo que está disponível na sala do café.

 

Para isso, você precisa de uma pia com torneira, tinta guache, uma venda (pano) e um parceiro (para cronometrar e tirar as fotos).

 

A atividade contém duas etapas. Siga o passo a passo:

 

Primeira etapa:

– Fique de frente para a pia e coloque a venda nos olhos.

– Peça ao seu parceiro para colocar a tinta guache em suas mãos. 

– Primeiramente, peça ao seu parceiro para cronometrar (30 segundos), inicie a lavagem das mãos.  

– Completando o tempo, pare de lavar as mãos e peça para seu parceiro tirar sua venda.  

– Observe as áreas lavadas e tire duas fotos: uma das duas mãos juntas, com as palmas viradas para cima; e outra das duas mãos juntas, mostrando os dorsos.  

– Lave as mãos para retirar toda a tinta e iniciar a segunda etapa da atividade.

 

Obs.: para anexar sua foto no formulário padrão, salve a sua foto em JPEG no seu computador e, depois, no Word; após, clique em: INSERIR>IMAGENS e procure onde sua foto foi salva em seu computador em JPEG e clique em inserir.

 

Segunda etapa:

– Assista ao arquivo sobre a técnica correta para lavagem das mãos em:  https://www.soenfermagem.net/tecnicas/lavagem.html.

– Agora, sabendo como se faz a lavagem correta das mãos, coloque a venda, peça ao seu parceiro para colocar a quantidade de tinta nas mãos e utilize-a para fazer a lavagem das mãos. Faça todo procedimento novamente, nesta etapa não precisa tirar foto.  

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