ATIVIDADE 1 – CBIO – FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO – 51/2024
“Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto; de modo que me era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente desde os fundamentos, se quisesse estabelecer algo de firme e de constante nas ciências”.
Fonte: DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. [S.l.]: Nova Cultural, 1988. (Os Pensadores). p. 249.
René Descartes é considerado o “fundador do racionalismo moderno”. Do ponto de vista epistemológico, para ele, a dúvida é o ponto de partida para se chegar ao conhecimento verdadeiro. Diante disso, ele construiu um método composto por quatro etapas que buscam explanar quais são os preceitos lógicos que organizam o pensamento e o raciocínio para se alcançar o conhecimento indubitável.
Com base em seus conhecimentos sobre a Filosofia de René Descartes, responda a seguinte questão: quais são as quatro etapas do método desenvolvido por Descartes? Apresente cada etapa e explique como são caracterizadas.
Orientações:
– Elabore, de forma dissertativa argumentativa, seu posicionamento sobre a questão levantada.
– Você precisa, por meio de seu texto, deixar claro que conseguiu entender e interpretar a questão e que tem conhecimento e clareza o suficiente sobre o assunto para dissertar e argumentar sobre ele.
– Seu texto deverá conter, no mínimo, 15 linhas e, no máximo, 25 linhas.
– Utilize argumentos convincentes, que expressem sua criticidade.
– Leia novamente o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
Bom estudo!