ATIVIDADE 1 – PED – PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS – 51/2024
“A ludicidade é importante para o desenvolvimento da identidade, autonomia, linguagem e aspectos cognitivos da criança. O jogo e a brincadeira estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos e sobretudo na infância tornando especial a sua existência. De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore. Por meio da brincadeira a criança se envolve no jogo e sente a necessidade de partilhar com o outro, brincando, a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação educacional e profissional, tais como atenção, afetividade, interação, socialização e concentração entre outras habilidades. que são importantes para o desenvolvimento da leitura” (Melo et al., 2021, p. 1).
Fonte: https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2011/anais/arquivos/RE_0794_1103_01.pdf. Acesso em: 21 fev. 2024.
O excerto exposto afirma a importância do lúdico no desenvolvimento da criança como um todo, inclusive nas suas relações interpessoais, sendo um recurso essencial no trabalho pedagógico. Diante disso, você deverá elaborar um texto de 20 a 30 linhas respondendo às seguintes questões:
1) Uma professora do primeiro ano propõe uma brincadeira de telefone sem fio: as crianças formam uma fila e a professora fala uma informação no ouvido do primeiro da fila. Este deverá repetir a frase no ouvido do próximo da fila e assim sucessivamente, até o último da fila, que deverá falar em voz alta a informação que chegou até ele. Observação: cada criança deve falar uma única vez. Que elemento das relações humanas pode ser trabalhado nesta atividade? Qual a sua importância? Justifique sua resposta.
2) Em uma atividade teatral, o professor propõe que todos os alunos vivenciem diferentes papéis: de vilão, mocinho, vingativo, agressor, submisso, ditador, sossegado, agitado, entre outros. Ao final da atividade, pergunta sobre como foi a experiência. Identifique qual elemento das relações humanas este tipo de experiência pode desenvolver nos alunos. Explique este elemento e justifique sua resposta.
3) Explique as contribuições de Vygotsky e Piaget para o entendimento da brincadeira como ferramenta para a aprendizagem e desenvolvimento da criança.
Orientações:
– Para a realização desta atividade, assista às aulas conceituais e leia atentamente o livro da disciplina.
– Sua resposta dissertativa não necessita título.
– Assista ao vídeo explicativo da atividade, disponível na Sala do Café.
– Escreva sua resposta contendo no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
– A quantidade de linhas considera somente a resposta dissertativa.
– Se a realização desta atividade for por meio de um dispositivo móvel (celular ou tablet), lembre-se de considerar o dobro da quantidade de linhas.
– A atividade precisa ser desenvolvida por você, portanto não utilize cópias indevidas de atividades já realizadas por terceiros, assim como cópias indevidas de textos disponíveis na web.
– Lembre-se de fazer o uso correto de citações e referências, conforme as Normas da ABNT. Caso faça citações para fundamentar sua justificativa, insira as referências de acordo com as Normas da ABNT no final da resposta.
– Realize uma cuidadosa correção ortográfica em sua escrita antes de enviá-la.