ATIVIDADE 2 – EDU – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO – 51/2024
QUESTÃO 1
Zimerman (1999 apud TOMAZIN, 2012, p. 523) “Freud empregou o nome aparelho para caracterizar uma organização psíquica dividida em sistemas ou instancias psíquicas e suas funções de cada uma delas, ocupando certo lugar na mente. Há dois modelos topográficos onde o primeiro seria o consciente, pré‐consciente e inconsciente (percepção consciente). E o modelo topográfico 2 seria o ego, id, e superego”.
TOMAZIN, S. S. O aparelho psiquico de Freud: nos tres mundos de popper, uma inteiração possível? Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, UNOESTE, v. 9, n. Especial, jul–dez, 2012.
A partir dessa afirmação, leia e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Os impulsos biológicos estão presentes no Ego.
Alternativa 2 – O Superego é a sede de todo processo intelectual.
Alternativa 3 – O Ego nos fornece imagens do que gostaríamos de ser, nossos modelos internos.
Alternativa 4 – O Superego é o representante interno das regras e restrições familiares e sociais, emergindo do ID.
Alternativa 5 – O Ego é responsável pela unidade da personalidade e está em contato com o mundo real, ele atua no princípio da realidade
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 2
A epistemologia genética estuda os mecanismos e processos que levam o sujeito de um estado menor de conhecimento para estados de conhecimentos mais avançados.
Observe a imagem:
Fonte: https://cursocompletodepedagogia.com/epistemologia-genetica-de-jean-piaget-1896-1980/. Acesso em: 23 set. 2022.
Sobre a epistemologia genética, analise as afirmativas e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A epistemologia genética fez estudos teológicos sobre como ocorre o processo de desenvolvimento da inteligência.
Alternativa 2 – Buscar como se dá o processo de desenvolvimento da inteligência não possui relações com as estratégias de aprendizado, por isso não é importante para educadores.
Alternativa 3 – A aprendizagem, para a epistemologia genética Piagetiana, sempre será desencadeada por uma situação de desequilíbrio, em que o sujeito resgata seus esquemas existentes, assimila e acomoda novos conhecimentos.
Alternativa 4 – De acordo com Piaget, o conhecimento é uma herança hereditária, física ou social.
Alternativa 5 – Para a epistemologia genética, o conhecimento é prefixado nas relações estabelecidas entre sujeito e objeto.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 3
As inquietações de Vygotsky sobre o desenvolvimento da aprendizagem e a construção do conhecimento perpassavam pela produção da cultura, como resultado das relações humanas. Por conta disso, ele procurou entender o desenvolvimento intelectual a partir das relações histórico-sociais, ou seja, buscou demonstrar que o conhecimento é socialmente construído pelas e nas relações humanas (p. 204).
LEITE, C. A. R.; LEITE, E. C. R.; PRANDI, L. R. A aprendizagem na concepção histórico cultural. Akrópolis, Umuarama, UNIPAR, v. 17, n. 4, p. 203-210, out./dez. 2009.
Considerando os princípios da teoria desenvolvida por Vygotsky, analise as afirmativas, a seguir, e considere V para verdadeiras e F para falsas.
- Desenvolvimento e aprendizagem não acontecem no mesmo ritmo, compreendendo que a aprendizagem acontece de maneira mais rápida do que o desenvolvimento.
- O processo de desenvolvimento da inteligência depende que suas capacidades sejam compartilhada, por meio da interação e trocas entre o sujeito e o ambiente.
III. As funções psicológicas elementares, como a atenção não-consciente, sensações e memória natural são características tipicamente humanas.
- No processo de organização das funções psicológicas superiores deve-se considerar a transladação da regulação intermental para a intramental.
- A formação das capacidades do sujeito antes de se desenvolverem individualmente, estão disponíveis na sociedade – na cultura.Todos os fatores podem influir diretamente no processo de desenvolvimento do indivíduo no decorrer da vida.
As afirmativas I, II, III, IV e V são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, V, F, F.
Alternativa 2 – V, F, V, F, V.
Alternativa 3 – V, F, V, V, V.
Alternativa 4 – F, F, V, V, V.
Alternativa 5 – V, V, F, V, V.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 4
O estudo de Cristovam et al. (2010 apud OLIVEIRA-MENEGOTTO et al, 2013, p. 207) utilizou questionários com estudantes do ensino fundamental para identificar a frequência com que ocorrem as situações de bullying, os locais de maior ocorrência, os motivos que levam à violência, a aceitação, os pedidos de ajuda e o conhecimento sobre a punição. Os resultados revelaram que 78,8% dos alunos participantes estiveram envolvidos em atos de bullying e que as vítimas de bullying apresentam mais problemas de saúde e uma tendência quatro vezes maior para o suicídio em comparação a outros escolares.
OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M.et al. O bullying escolar no Brasil: uma revisão de artigos científicos. Psicol. teor. prat., São Paulo , v. 15, n. 2, p. 203-215, ago. 2013 . Disponível em https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872013000200016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 19 nov. 2021.
Sobre a temática apresentada, leia e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Ocorre em ocasiões específicas e isoladas.
Alternativa 2 – A indiferença dos adultos em relação as agressões favorecem para minimizar os conflitos.
Alternativa 3 – Apenas as discussões e maus tratos no cotidiano familiar são os geradores do bullying.
Alternativa 4 – A escola tem como compromisso na elaboração, estruturação e transmissão de conteúdos científicos, cabe a família o processo de formação do sujeito.
Alternativa 5 – Apresenta inúmeras e variadas causas, tratando-se de atitudes hostis, que violam o direito à integridade física, psicológica e à dignidade humana, ameaça o direito à educação e o desenvolvimento.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 5
Alguém pode estar se perguntando por que organismo? Porque o organismo é aquele que altera o ambiente e o foco da análise, o que seleciona o comportamento de beber água não são aspectos cognitivos e sim uma análise de fatores filogenéticos, ontogenéticos e culturais. Indivíduos de uma mesma espécie partilham do mesmo conjunto de contingências filogenéticas, e indivíduos com uma história passada semelhante podem partilhar de contingências semelhantes e, portanto, para certas variáveis é possível descrever funções semelhantes para diferentes indivíduos (MATOS, 1995, p.7).
MATOS, M. A. Behaviorismo metodológico e behaviorismo radical. In: Bernard Rangé (org.). Psicoterapia comportamental e cognitiva: prática, aplicações e problemas. Campinas, Editorial Psy, 1995.
Observe a imagem:
Fonte: adaptado de: https://universodapsicologia.com/behaviorismo/. Acesso em: 03 nov. 2022.
De acordo com seus estudos sobre o Behaviorismo, analise as afirmativas:
- O objetivo dos behavioristas era compreender o que influencia ou não o comportamento humano.
- O Behaviorismo não pode ser utilizado para compreender a educação, pois foca apenas no funcionamento do organismo.
III. O Behaviorismo nos demonstra, na área educacional, a importância do plano de aula e planejamento.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 6
Mas tratar do nascimento de um sujeito nos domínios da psicologia implica falar da sua colocação como objeto para um discurso científico socialmente autorizado a enunciar verdades a respeito de instâncias psicológicas que compõem este sujeito: o psiquismo, a cognição, a “mente”, a consciência, a identidade, o self; mas também, as percepções, as interpretações, e uma certa dimensão “intrapsíquica”, das emoções, do desejo, do inconsciente o “reino da subjetividade”. Implica, portanto, enunciar o “psicológico” objetivando tais instâncias: construindo-as como “realidades psíquicas”, universalizando-as, substancializando-as e naturalizando-as, ancorando-as nas objetividades do corpo e da natureza, bem ao estilo do modelo de ciência da época (PRADO FILHO, MARTINS, 2007, p.14).
PRADO FILHO, K.; MARTINS, S. A subjetividade como objeto da(s) psicologia(s). Psicologia & Sociedade., Recife, CFCH – UFPE, v.19, n. 3, dez., 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/NJYycJNvX58WS7RHRssSjjH/?lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2021.
Considerando as informações anteriores, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas.
I – A prática pedagógica invoca o professor ao desenvolvimento de atividades acadêmicas e, com isso, promove por meio da mediação, a apropriação dos instrumentos e signos culturais que vão proporcionar o desenvolvimento do aluno em sua totalidade.
PORQUE
II – O conhecimento científico possibilita ao sujeito satisfazer necessidades que até então não foram identificadas por ele, levando aos outros níveis, no entanto o desenvolvimento alcançado é apenas social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta para a primeira.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 7
De acordo Coll (2004 apud AMARAL, 2007, p.12), […] a psicologia da educação (é) uma disciplina-ponte entre a Educação e a Psicologia, cujo objeto de estudo são os processos de mudança […] que ocorrem nas pessoas em consequência de sua participação em uma ampla gama de situações ou atividades educacionais.
AMARAL, V. L. Psicologia da educação. Natal: EDUFRN, 2007. Disponível em: https://www.ead.uepb.edu.br/arquivos/cursos/Geografia_PAR_UAB/Fasciculos%20-%20Material/Psicologia_Educacao/Psi_Ed_A01_J_GR_20112007.pdf. Acesso em: 19 nov. 2021.
Diante disso e considerando a contribuições de diferentes áreas da psicologia para a Psicologia da Educação, analise as afirmativas.
- O foco da psicologia experimental é na observação e experimentação.
- Os indivíduos podem apresentar diferenças, que podem ser verificadas desde o nascimento.
III. Os testes de inteligência auxiliam o campo teórico da Psicologia da Educação, pois permitiram a medição da inteligência.
- O movimento psicanalítico também contribuiu com o conceito de estágios do desenvolvimento, destacando as peculiaridades da infância, adolescência, vida adulta e velhice.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – I e II apenas.
Alternativa 3 – I, II e III apenas.
Alternativa 4 – II, III, e IV apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 8
Em 1974, o conceito de burnout surgiu para nomear o esgotamento típico das profissões de cuidado. É geralmente definido como síndrome psicológica decorrente do estresse crônico laboral, composta por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização/cinismo e baixa realização pessoal.
VIEIRA, I.; RUSSO, J. A. Burnout e estresse: entre medicalização e psicologização. Physis: Revista de Saúde Coletiva., Rio de Janeiro, IMS-UERJ, v. 29, n. 02, Ago., 2019. Disponível em: https://scielosp.org/article/physis/2019.v29n2/e290206/. Acesso em: 19 nov. 2021.
Com base nas dimensões da Síndrome de Burnout, assinale a afirmativa a qual se caracteriza por essa síndrome.
Alternativas
Alternativa 1 – A Síndrome de Burnout não interfere no processo de ensino-aprendizagem e na relação com o aluno.
Alternativa 2 – A professora Mariana chega todo dia exausta da escola, reclama que os alunos não pararam um minuto.
Alternativa 3 – A reclamação da professora Rosemary durante o intervalo é constante, sempre destacando a baixa valorização do trabalho e o salário baixo.
Alternativa 4 – Professor Mário ligou para a escola novamente, não consegue vir lecionar, isto tem sido uma constante, fala que não vê sentido no seu trabalho.
Alternativa 5 – Os pais da turma da professora Rudenildes comentam seu comportamento alienado, fala de assuntos que fogem ao contexto escolar.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 9
“A assimilação não se reduz (…) a uma simples identificação, mas é construção de estruturas ao mesmo tempo que incorporação de coisas a essas estruturas” (PIAGET,1996, p. 364). Em outras palavras, assimilação significa interpretação, ou seja, ver o mundo não é simplesmente olhar o mundo, mas é interpretá-lo, assimilá-lo, tornar seus alguns elementos do mundo, portanto isso implica necessariamente em assimilar algumas informações e deixar outras de lado a cada relação existente entre o sujeito e o objeto.
Fonte: PÁDUA, G. L. D. de. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV, [s. l.], n. 2, p. 22-35, 2009. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4627078/mod_resource/content/1/Artigo_A%20epistemologia%20gen%C3%A9tica%20de%20Jean%20Piaget.pdf. Acesso em: 19 jan. 2023.
Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas:
- Piaget possibilitou a compreensão do desenvolvimento infantil, bem como os seus comportamentos, descrevendo cada estágio do desenvolvimento – da infância à adolescência.
PORQUE
- Segundo a teoria de Piaget, a escola deve levar em consideração os esquemas de assimilação da criança e partir deles.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
VOTAR
RESULTADOS
QUESTÃO 10
Diante da proposta de compreender sobre esta abordagem psicológica, devemos ressaltar que o Behaviorismo está entre as teorias que direcionou as bases da psicologia científica que conhecemos na atualidade (GARCIA, 2021, p. 46).
Fonte: GARCIA, R. de A. B. Psicologia da Educação.
Maringá: Unicesumar, 2021.
O behaviorismo radical, muitas vezes, é criticado de forma preconceituosa e indevida e, muito dessas críticas são, na verdade, críticas à psicologia de Watson e não ao behaviorismo radical de Skinner. O entendimento das diferenças entre os modos idealista e materialista de pensar ajuda a esclarecer a maneira de estudar e compreender o comportamento para o behaviorismo radical.
Fonte: adaptado de: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v23n3/v23n3a09.pdf.
Acesso em: 19 jan. 2023.
Com base em seus estudos e nas informações apresentadas, avalie as asserções, a seguir, e a relação proposta entre elas:
- O Manifesto Behaviorista, de John Broadus Watson, é de grande importância para a teoria, pois pode ser considerado uma de suas bases.
PORQUE
- Muito da teoria desenvolvida por Watson pode ser encontrada ainda no que se conhece por Behaviorismo Radical, apresentado por Skinner, que defende que o comportamento é construído por meio dos processos de variação e seleção.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
VOTAR
RESULTADOS