AE2 – LOG – LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 51/2024
QUESTÃO 1
O iFood identificou que poderia crescer e gerar satisfação e valor a seus clientes através da logística. Ao passo que a empresa era o contato direto entre os clientes e restaurantes as reclamações, críticas e sugestões também eram processadas pela empresa. Dessa forma, o iFood identificou uma oportunidade através de uma avalanche de reclamações relacionadas aos trâmites dos pedidos.
Fonte: https://saclogistica.com.br/a-logistica-do-ifood/. Acesso em: 7 jul. 2023.
No fragmento é possível identificar a busca da entrega de valor na operação do iFood, partindo dos diferenciais que é relatado no fragmento, determine o que está sendo conquistado na empresa do caso:
Alternativas
Alternativa 1 – Vantagem logística.
Alternativa 2 – Vantagem financeira.
Alternativa 3 – Vantagem de entrega.
Alternativa 4 – Vantagem competitiva.
Alternativa 5 – Vantagem operacional.
QUESTÃO 2
A ideia dos indicadores-chave de desempenho é a de mostrar o resultado parcial ou total de determinada ação da empresa. Podem ser diversas informações que são condensadas para apurar um resultado. Normalmente, os indicadores estão atrelados aos objetivos empresariais e estratégicos.
Fonte: PAIÃO, L. S. Logística Empresarial. Indaial-SC: Arqué, 2023. p. 105.
O fragmento revela informações sobre os indicadores de desempenho. Sobre alguns indicadores de desempenho com seu objetivo e sua devida característica, analise as sentenças a seguir.
- Inovação: o indicador de desempenho é o número de novos produtos e serviços criados por ano.
- Crescimento do negócio: o indicador de desempenho é o grau de fidelização do cliente ou o seu nível de satisfação.
III. Participação do mercado: o indicador de desempenho é o faturamento da empresa dividido pelo faturamento do setor.
- Competitividade no mercado: o indicador de desempenho é o faturamento por empregado ou vendas por metro quadrado.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
A logística faz-se presente em todos os momentos, sejam eles profissionais ou pessoais, armazenando, transportando, distribuindo objetos, recursos, informações, suprimentos, produtos acabados, semiacabados, matérias-primas, um simples e-mail ou telefonema. Todas as áreas de uma empresa têm suas metas e fases a serem desenvolvidas e a logística permite o desenvolvimento de todas elas.
Fonte: CAXITO, F. Logística: um enfoque prático. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 4.
Partindo do fragmento apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A logística se faz presente apenas em ambientes e momentos profissionais é ela que permite o desenvolvimento da empresa.
PORQUE
- Através da logística se desenvolve todas as demais áreas da empresa, sendo armazenando, transportando, distribuindo objetos, recursos e outras atividades.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Corresponde a uma aplicação na logística o conjunto de processos requeridos para obter materiais, agregar-lhes valor de acordo com a concepção dos clientes e consumidores e disponibilizar os produtos para o lugar (onde) e para a data (quando) que os clientes e consumidores os desejarem.
Fonte: BERTAGLIA, Paulo Roberto. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 4. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. p. 3.
A frase anterior relata as características de uma aplicação na logística que é essencial para o elo de todo o fluxo logístico. Aponte e assinale qual é essa aplicação:
Alternativas
Alternativa 1 – Cadeia de venda.
Alternativa 2 – Cadeia de compra.
Alternativa 3 – Cadeia de operação.
Alternativa 4 – Cadeia de produção.
Alternativa 5 – Cadeia de abastecimento.
QUESTÃO 5
A entrega de valor ao cliente é algo decisivo para a conquista da vantagem competitiva. Quando o produto transita em uma cadeia de abastecimento, não deve apenas compor o custo de cada participante para o custo final do produto, mas deve compor o valor para o produto, e este valor é um valor voltado para o cliente. O cliente não está disposto a pagar por uma ineficiência no processo logístico de uma cadeia de abastecimento, pois, qualquer ineficiência deve ser eliminada, como a falta de uma simples informação ou toda uma burocracia para processos administrativos, ou operacionais de uma empresa.
Fonte: PAIÃO, L. S. Logística Empresarial. Indaial-SC: Arqué, 2023. p. 45-46.
Partindo do fragmento apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O produto na cadeia de abastecimento é voltado a entrega de valor basicamente no custo final do produto, é neste custo que se define o valor para o cliente.
PORQUE
- Na entrega de valor é onde está a ineficiência no processo logístico, desde a falta de informação e a burocracia em processos administrativos ou operacionais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Se a competição de mercado, de um lado, busca o aumento da eficiência e a melhoria dos níveis de serviço ao cliente, de outro, obriga a uma redução contínua nos custos. O ciclo evolutivo da logística pode ser dividido em quatro fases, que variam de uma atuação totalmente desintegrada até o conceito de gerenciamento da cadeia de suprimento (SCM).
Fonte:ARBACHE, F. S. et al. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. p. 87.
A cadeia de abastecimento desenvolveu a sua evolução em quatro principais fases. Sendo assim, assinale a alternativa que revela a sequência correta das quatro fases da evolução da cadeia de abastecimento.
Alternativas
Alternativa 1 – Visão departamental, visão funcional, visão da cadeia interna, visão da cadeia logística integrada.
Alternativa 2 – Visão funcional, visão departamental, visão da cadeia interna, visão da cadeia logística integrada.
Alternativa 3 – Visão da cadeia interna, visão funcional, visão departamental, visão da cadeia logística integrada.
Alternativa 4 – Visão da cadeia logística integrada, visão departamental, visão da cadeia interna, visão funcional.
Alternativa 5 – Visão da cadeia interna, visão da logística integrada, visão funcional, visão departamental.
QUESTÃO 7
A grande característica do transporte aéreo é a velocidade, oferecendo tempo em trânsito mais rápido que qualquer outro modal. Para a maioria das empresas aéreas o tráfego de cargas era consequência do de passageiros e isso por muito tempo inibiu o crescimento do segmento de cargas neste modal. Com a criação de áreas específicas para cargas, as empresas aéreas demonstram a intenção de disputar esse mercado com os outros modais.
Fonte: ARBACHE, F. S.; et al. Gestão de logística, distribuição e trade marketing. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011. p. 69.
Tendo como princípio o fragmento sobre o modal aéreo, avalie as afirmações a seguir que revela essas vantagens desse modal .
- Menor capacidade de carga.
- Valor do frete mais elevado em relação aos outros modais.
III. Possibilita redução de estoques via aplicação do just in time.
- Os aeroportos normalmente estão localizados próximos dos centros de produção.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
A empresa Faz Bem Ltda. está com problemas nas operações logísticas, por esse motivo acabou de contratar uma empresa terceirizada para atuar na sua operação logística com o foco na movimentação de cargas, transporte e distribuição, isso tem feito com que o seu resultado operacional obtivesse um ganho em todos os aspectos.
Ao interpretar o caso hipotético da empresa Faz Bem Ltda., é possível identificar e classificar a empresa terceirizada contratada pela Faz Bem Ltda. no tipo de serviço que ela oferece. Determine essa classificação:
Alternativas
Alternativa 1 – Operador logístico.
Alternativa 2 – Operador financeiro.
Alternativa 3 – Operador aduaneiro.
Alternativa 4 – Operador de cargas.
Alternativa 5 – Operador de movimentação.
QUESTÃO 9
Num empreendimento, existem vários fatores que afetam a logística afinal como já vimos a logística engloba uma cadeia de processos, e isso também atinge o e-commerce. Neste caso, tanto os produtos como a área de atuação, plataforma, gerenciamento de processos e pessoas são capazes de influenciar na qualidade do transporte das mercadorias.
Fonte: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/conheca-os-fatores-que-afetam-a-logistica-do-e-commerce,cfae8c8dccf07810VgnVCM1000001b00320aRCRD. Acesso em: 7 ju. 2023.
Partindo do fragmento, tem-se a importância da logística no comércio eletrônico. Essa importância se revela por diversas atividades e processos logísticos. Sabendo disso, analise as opções a seguir sobre as principais atividades e processos logísticos que ocorrem em um comércio eletrônico:
- Rastreamento e devoluções.
II. Contabilidade e apuração de resultados.
III. Recebimento e conferência dos produtos.
IV. Estocagem e movimentação dos produtos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e III, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 10
A logística representa o elo entre todas as expectativas geradas pelos demais departamentos, sejam eles Vendas, Marketing, Finanças, Custos, Pesquisa e Desenvolvimento, Produção ou todos os setores que, somados, visam a um mesmo objetivo, o sucesso de suas metas, e através da expertise nos conhecimentos logísticos a integração de todos permite o crescimento organizado e sustentável.
Fonte: CAXITO, F. (coord.). Logística: um enfoque prático. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. p. 2.
Partindo do fragmento apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O crescimento organizacional e sustentável de uma empresa pode ocorrer através da expertise nos conhecimentos logísticos e sua integração.
PORQUE
- A integração ocorre quando o setor de logística opera de maneira isolada dos demais setores da empresa, sendo Vendas, Marketing, Finanças, Custos, Pesquisa e Desenvolvimento e Produção.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.