AE2 – PED – LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO – 51/2024
QUESTÃO 1
“A leitura e a escrita são muito importantes para as pessoas exercerem seus direitos, possam trabalhar e participar da sociedade com cidadania, se informar e aprender coisas novas ao longo de toda a vida”. (BRASIL, 2006, p. 05).
BRASIL. Indicadores da qualidade na educação: dimensão ensino e aprendizagem da leitura e da escrita/Ação Educativa. São Paulo: Ação Educativa, 2006.
Um leitor crítico é aquele que consegue interferir diretamente em sua realidade concreta, tendo esse conceito e a interpretação do excerto, é possível afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – A formação de um leitor crítico está ligada somente ao ambiente escolar e suas necessidades didáticas.
Alternativa 2 – O leitor crítico é aquele que consegue, ler, analisar e produzir conhecimento diante da sua realidade cotidiana.
Alternativa 3 – Um bom leitor é aquele que prende-se exclusivamente ao universo da literatura, seus autores e universos fantásticos.
Alternativa 4 – A escola é a única responsável pela formação de um bom leitor uma vez que ela tem um espaço destinado a essa prática.
Alternativa 5 – O papel de formar um bom leitor está vinculado a escola e a família, mas isso não deveria sem assim, pois a escola é a única responsável.
QUESTÃO 2
Para que ocorra uma boa produção textual, é necessário uma boa leitura, pois esta é um requisito básico na compreensão e interpretação do assunto que será explorado na escrita posterior.
Considerando esse contexto, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – Uma leitura ativa e as inferências sobre o texto são subsídios para uma escrita de qualidade que se torna resultado dos conteúdos absorvidos em leituras diversas.
Alternativa 2 – A compreensão gramatical, norma culta, é o princípio básico de uma escrita eficiente e se sobrepõe até mesmo a uma leitura crítica e ativa.
Alternativa 3 – A produção textual é o resultado final de todo um processo de aprendizagem e não está relacionada à leitura.
Alternativa 4 – As competências leitoras são fundamentais para formação de um cidadão crítico, mas não essenciais para a produção textual.
Alternativa 5 – Essencialmente as produções de textos são ampliações de temas já desenvolvidos anteriormente. Por isso, podemos considerá-los sempre plágios.
QUESTÃO 3
A leitura está diretamente associada a habilidade de escrita, pois é um processo interativo que fundamenta para o aluno uma base de pensamento, conceitos e substrato linguístico que pode possibilitar uma boa produção de texto, segundo os PCNs (BRASIL, 1998, p. 69).
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
Assim, com base nesta informação dos PCNs sobre o ato da leitura, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- A leitura é uma atividade que implica estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação.
PORQUE
- Proporcionar aos alunos uma boa experiência de leitura que os possibilite se tornarem bons leitores é fundamental para o desenvolvimento da habilidade de produção de texto e análise linguística.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Travaglia apresenta três concepções de linguagem baseadas nas ideias de Bakhtin, entre elas está a linguagem como expressão do pensamento. Sobre essa concepção de linguagem, de acordo com Travaglia, (1996, p. 21) “as pessoas não se expressam por bem porque não pensam. A expressão se constrói no interior da mente, sendo sua exteriorização apenas uma tradução. A enunciação é um ato monológico, individual, que não é afetado pelo outro nem pelas circunstâncias que constituem a situação social em que a enunciação acontece.”
TRAVAGLIA,L.C. Concepções de linguagem. In:______. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.
Após a leitura do excerto acima sobre a concepção de linguagem como expressão do pensamento, nota-se que:
Alternativas
Alternativa 1 – É uma concepção limitada sobre o funcionamento e entendimento do que é língua e a comunicação humana.
Alternativa 2 – É uma explicação clara e correta sobre as dificuldades que as pessoas têm de escrever usando a gramática normativa e na comunicação oral.
Alternativa 3 – É uma definição importante para ser adotada na escola, pois enaltece o papel do professor como único comunicador para a aprendizagem.
Alternativa 4 – É um entendimento de que a língua e a comunicação são organismos vivos em constante transformação, e sofrem interferência externa.
Alternativa 5 – É uma concepção que é utilizada para explicar a comunicação falha do século XXI, demonstrando como as ferramentas digitais atrapalham a comunicação.
QUESTÃO 5
O professor que faz uma graduação de licenciatura é necessariamente um educador, ou seja, não é um mero transmissor de conhecimentos. Por isso a necessidade de que todos na escola se empenhem em corrigir eventuais erros de escrita. Sobre a revisão textual, assinale V para verdadeira e F para falsa.
- Verificar se o texto está adequado ao tema proposto.
- Independente do tema, o importante é o conteúdo.
III. Adequação linguística é outro ponto importante para uma boa produção.
- A coerência e coesão textual são fundamentais para qualquer texto.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V,V,V, F.
Alternativa 2 – V,F,F,V.
Alternativa 3 – V,V,F,V.
Alternativa 4 – F,V,F,F.
Alternativa 5 – V, F,V,V.
QUESTÃO 6
Observe a imagem a seguir que apresenta a estrutura de comunicação desenvolvida por Roman Jakobson:
Disponível em: https://culturadetravesseiro.blogspot.com/2010/12/teoria-da-comunicacao.html. Acesso em: 30 jan. 2023.
Considerando a teria da comunicação de Jakobson, analise os seis elementos propostos pelo autor e avalie as afirmações a seguir.
- O emissor é aquele responsável por produzir e assegurar o real sentido do que é transmitido.
- Uma vez que a mensagem é transmitida, somente o canal pode interferir em sua estrutura.
III. O código se configura como a linguagem utilizada para a comunicação, o que pode ser a língua portuguesa e suas variações.
- O emissor cumpre a simples função de receber a mensagem e decodificá-la, atribuindo o sentido que bem entender ao texto.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 7
“A leitura suscita a necessidade de familiarizar-se com o mundo, enriquecer as próprias ideias, com experiências intelectuais, o resultado é a formação de uma filosofia da vida, compreensão do mundo que nos rodeia”. (BAMBERGUER, 2002, p.32).
BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo: Cultrix, 1975
Compreendendo a importância de formar leitores críticos e tendo como base o excerto, é possível afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – A leitura deve ser uma atividade pedagógica de segundo plano dentro da escola básica.
Alternativa 2 – A leitura é parte secundária de outras atividades mais importantes dentro da escola.
Alternativa 3 – A leitura é primordial para a formação de um leitor capaz de compreender o mundo ao seu redor.
Alternativa 4 – A leitura é importante para a formação do aluno, mas deve ser uma ação desenvolvida sem o compromisso de formar um leitor crítico.
Alternativa 5 – A leitura das imagens é mais importante que a leitura das palavras uma vez que na atualidade ninguém mais escreve como antigamente.
QUESTÃO 8
A coerência e coesão textual são elementos fundamentais para a escrita de qualquer gênero, pois eles referem-se a uma adequação de sentido e de estruturas internas, respectivamente, no texto. Diante disso, analise o exemplo a seguir.
Um aluno disse para sua professora:
— “Professora, ganhei dois presentes de aniversário: um boné ou uma camiseta de animais”.
Considerando a coesão e a coerência analise as afirmativas:
I – Não há problemas de coesão e coerência na fala do aluno.
II – Há um sério problema de coesão no uso da conjunção OU.
III – O problema de coesão afeta diretamente a coerência do texto.
IV – Se fosse trocada a conjunção OU pela E, o problema estaria resolvido.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I apenas.
Alternativa 2 – I e II apenas.
Alternativa 3 – III e IV apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV apenas.
QUESTÃO 9
Analise a seguinte situação didática:
“O professor do Ensino Fundamental – anos iniciais trabalha vários aspectos gramaticais com os alunos, descontextualizadamente e sempre enfocando as regras e não uso, isso gera certas dificuldades de compreensão por parte dos alunos”
Elaborado pelo professor, 2023.
Com base nesta informação analise as asserções abaixo:
I – A concepção de ensino de língua materna do professor é da gramática normativa e entende que a exposição das regras e a repetição farão que os alunos compreendam a estrutura da língua.
PORQUE
II – Nessa perspectiva o professor está baseando-se no certo e errado do uso da língua, entendendo que só há um modo de estudar e usar a língua materna.
A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
“As línguas, esse é o objeto concreto que se oferece, na superfície do globo, ao linguista. A língua, esse é o título que se pode dar ao que o linguista souber tirar de suas observações sobre o conjunto das línguas, através do tempo e através do espaço”.
SAUSSURE, Notas preparatórias para o terceiro curso, 1910-1911, f. 3
Após ler o excerto e relembrar do conteúdo estudado em nosso livro didático, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – A língua é um objeto abstrato e de pouco valor para os estudos linguísticos.
Alternativa 2 – Entende-se que língua e linguagem são sinônimos e podem ser usadas assim.
Alternativa 3 – O que aparece da linguagem é somente a superfície e suas marcações gráficas.
Alternativa 4 – O estudo das línguas e seu comportamento é a matéria concreta de estudo dos linguistas.
Alternativa 5 – As línguas não se transformam ao longo do tempo, um exemplo disso é o estudo da mesma língua.