AE2 – PED – SAÚDE E EDUCAÇÃO – 51/2024
QUESTÃO 1
Analise os textos 1 e 2.
Texto 1: Em um momento histórico com tantas mazelas sociais, a fome e a insegurança alimentar são problemas que impactam milhares de estudantes, especialmente nas escolas públicas. Por ser uma questão delicada para muitos alunos, é importante que o professor tenha sensibilidade na hora de abordar a fome e a insegurança alimentar durante as aulas, seja de Geografia, História, Matemática ou qualquer outro componente curricular. (…) “A escola tem um papel central, tanto de garantir uma alimentação de qualidade aos seus estudantes, reforçando a merenda e a atuação de nutricionistas, como tem também o papel de verificar as situações em que as famílias estão, se em condições de pobreza, de miséria ou mesmo passando fome”, reforça.
Disponível em: https://box.novaescola.org.br/etapa/3/educacao-fundamental-2/caixa/363/fome-no-brasil-como-discutir-o-tema-com-os-alunos/conteudo/20781. Acesso em: 20/05/2023.
Texto 2: Se a obesidade entre crianças e adolescentes é resultado de uma série complexa de fatores genéticos, individuais, comportamentais e ambientais que atuam em múltiplos contextos: familiar, comunitário, escolar, social e político, para a prevenção e atenção à obesidade, além do apoio aos indivíduos por meio de abordagens educativas e comportamentais, é fundamental a adoção de medidas para reverter ambientes obesogênicos (promotores da obesidade), o ganho de peso excessivo e consequente obesidade.
É essencial que gestores, educadores, profissionais de saúde, famílias e comunidade unam-se para atuar em conjunto nas múltiplas causas da obesidade infantil.
Disponível em: https://coalasaude.com.br/blog/o-que-e-a-obesidade-infantil-e-qual-o-papel-da-escola. Acesso em: 20/05/2023.
Sobre o Programa Saúde na Escola (PSE), e com base nos textos 1 e 2, avalie as afirmativas a seguir:
- Por meio das estratégias promotoras da saúde nas escolas, as crianças assistidas garantem uma alimentação saudável e, por sua vez, tornam-se mais saudáveis.
II. Dependendo do contexto socioeconômico do aluno, a escola é a fonte principal de alimentação dessas crianças, por isso, o PSE é fundamental no acompanhamento desse aluno e na garantia de acesso à uma alimentação saudável.
III. Se por um lado a escola garante para muitos o acesso ao alimento, ela desempenha também um importante papel na promoção de hábitos de alimentação saudável nas escolas, estimulando assim, o combate à obesidade infantil.
IV. O educador não participa diretamente das ações do Programa Saúde na Escola, cabe aos profissionais de saúde esse acompanhamento dos alunos.
V. O PSE, além da promoção e da manutenção da alimentação saudável, contribui também na promoção da saúde bucal, emocional, mental, e no combate à violência.
Sobre o Programa Saúde na Escola, é possível concluir que está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – III, apenas.
Alternativa 2 – II, III, IV, V, apenas.
Alternativa 3 – I, III, V, apenas.
Alternativa 4 – I, II, IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e V.
QUESTÃO 2
Portanto, pensar a saúde e educação em sua complexidade requer o olhar ampliado sobre os processos de adoecimento e a singularidade das possibilidades terapêuticas que não estão necessariamente no plano da medicalização, conformando dimensões. A escola, a partir do seu compromisso com a formação humana e técnica, tem papel fundamental neste processo de transformação das concepções e práticas relacionadas à saúde, ao propor um processo educativo que considere a historicidade, a intersetorialidade e a constituição de redes de proteção integral.
REZENDE, Regiane; DANTAS, Vera Lucia de Azevedo. Saúde e Educação: uma relação possível e necessária. Disponível em: https://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012177.pdf Acesso em: 20/05/2023.
Sobre a relação entre saúde e educação, identifique e assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – A educação é um fator determinante para a prevenção de doenças e para a melhoria das condições de saúde, pois amplia a visão sobre os processos que levam ao adoecimento.
Alternativa 2 – A saúde não está diretamente relacionada à educação, pois são aspectos distintos da vida das pessoas.
Alternativa 3 – A educação é um obstáculo para a promoção da saúde, uma vez que seu compromisso é com a formação humana e técnica apenas.
Alternativa 4 – A saúde e a educação são áreas independentes que não possuem impacto mútuo no desenvolvimento individual e coletivo.
Alternativa 5 – A área da educação não é capaz de explicar os processos que levam ao adoecimento dos indivíduos, portanto, ela não tem nenhuma relação com a área da saúde.
QUESTÃO 3
O Programa Saúde da Família (PSF) surgiu no Brasil na década de 1990 como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial que vem para substituir o modelo anterior, conhecido como modelo biomédico que era focado na ação curativa e centrada em hospitais.
A partir desse contexto, podemos afirmar que são características da Estratégia da Saúde da Família (ESF):
- A ESF tem como finalidade reafirmar os princípios do SUS e está estruturada com ênfase na Atenção Básica à Saúde, em especial a saúde da família.
- A ESF tem por objetivo aumentar o acesso da população aos serviços de saúde, propiciando longitudinalidade e integralidade na atenção prestada aos indivíduos e grupos populacionais.
III. A atuação das equipes ocorrem principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se como porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde.
- A equipe também tem como função estimular a organização das comunidades para exercer o controle social das ações e serviços de saúde, por utilizar sistemas de informação para o monitoramento e a tomada de decisões.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 4
A Lei n° 8.080, de 1990, que dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços de saúde correspondente, discorre em seu artigo 7º sobre os princípios e diretrizes das ações e serviços de saúde.
Considerando os princípios e diretrizes do artigo 7º, analise as afirmações a seguir:
- Participação da comunidade.
II. Universalidade de acessos aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
III. Direito à informação, desde que autorizada no âmbito da gestão local.
IV. Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integralidade física e moral.
V. Igualdade da assistência à saúde, com diferenciação apenas no nível terciário.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, II e V, apenas.
Alternativa 2 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 3 – II, III e V, apenas.
Alternativa 4 – I, III e V, apenas.
Alternativa 5 – II, III, IV e V, apenas.
QUESTÃO 5
Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) como conquista brasileira do direito à Saúde, considere a charge e o texto a seguir.
Texto 1:
Fonte: PAIVA, Miguel. O Estado de São Paulo. 05/10/1988. http://memorialdademocracia.com.br/resistencia-cultural/caricatura
Texto 2: No contexto brasileiro, o direito à saúde foi uma conquista do movimento da Reforma Sanitária, refletindo na criação do Sistema Único de Saúde (SUS) pela Constituição Federal de 1988, cujo artigo 196 dispõe que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.
Direito à saúde. Disponível em: https://pensesus.fiocruz.br/direito-a-saude. Acesso em: 15/05/2023.
Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) como conquista brasileira do direito à Saúde, com base nos textos 1 e 2, é correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1 – O direito à Saúde é considerado um direito natural, portanto, não depende de estruturas sociais, políticas e jurídicas estabelecidas para promover e proteger esse direito.
Alternativa 2 – Apesar do direito à saúde no Brasil ser assegurado a todos os cidadãos, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sua gratuidade é garantida apenas aqueles que possuem renda baixa.
Alternativa 3 – Embora o direito à saúde seja amplamente reconhecido e defendido como um direito humano, o Estado não pode intervir nessa questão, pois não compete a ele tratar de políticas sociais e econômicas que versem sobre o tema.
Alternativa 4 – O SUS é uma importante conquista para todos os brasileiros, pois, a partir da Constituição Federal de 1988, todos os problemas de saúde pública foram sanados.
Alternativa 5 – A criação do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da Constituição Federal de 1988, está relacionado a tomada de responsabilidade por parte do Estado em relação a garantia à Saúde.
QUESTÃO 6
A equipe de saúde das Unidades Básicas de Saúde, tem em sua composição profissionais que atuam na promoção de saúde e prevenção de agravos ná área da saúde bucal de crianças.
Incluem ações como, os hábitos de higiene, o controle de ingestão de alimentos açucarados e da alimentação em si.
Com relação a saúde bucal de crianças, analise as afirmações a seguir:
- Antigamente a fluoretação era um processo de controle da doença da cárie nas escolas, uma forma de reduzir a incidência. No entanto, atualmente a cárie é situação totalmente controlada nas escolas devido a atuação da equipe de saúde bucal.
II. Existe um contexto sócio econônico que envolve as crianças matriculadas nas escolas, e a cárie tem relação com a alimentação precária considerando que algumas famílias dispõe de poucos alimentos para a manutenção da saúde bucal.
III. O tempo é um fator, se associado ao hospedeiro e a dieta pode ser o determinante da doença, promovendo agravos na saúde dos escolares.
IV. Os profissionais da educação acompanham, em parceria com os profissionais da saúde, as crianças desde a primeira infância, sendo os únicos responsáveis para evitar o aparecimento da cárie nas crianças matriculadas na escola.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e IV, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 7
O atendimento escolar em hospitais, centros de reabilitação ou instituições de saúde, em geral, exige as mesmas competências pedagógicas necessárias para se trabalhar com crianças e adolescentes em escolas. Apesar disso, é preciso compreender condições clínicas e lidar com limitações especiais, como dificuldades de locomoção, imobilização parcial, horários de administração de medicamentos, reações colaterais e, à vezes, indisposição.
Disponível em: <https://lunetas.com.br/educacao-hospitalar-toda-crianca-tem-o-direito-de-aprender/> Acesso em: 16 jun. 2022.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A Docência hospitalar é um grande desafio, exige dos profissionais a capacidade de escutar de forma assertiva, compreender as fragilidades do educando e aprender a ensinar em um espaço escolar não formal e cheio de especificidades.
PORQUE
- O educando precisa conviver com a fragilidade da sua doença ou limitações e ao mesmo tempo ter motivação para aprender novos saberes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. (Gabarito Oficial)
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 8
Um país colonizado, basicamente por degredados e aventureiros desde o descobrimento até a instalação do império, não dispunha de nenhum modelo de atenção à saúde da população e nem mesmo o interesse, por parte do governo colonizador (Portugal), em criá-lo. A vinda da família real ao Brasil criou a necessidade da organização de uma estrutura sanitária mínima, capaz de dar suporte ao poder que se instalava na cidade do Rio de Janeiro.
POLIGNANO, Marcus Vinícius. História das políticas de saúde no Brasil: uma pequena revisão. Cadernos do Internato Rural-Faculdade de Medicina, v. 35, p. 1-35, 2001. Disponível em: https://bityli.com/zVMC45. Acesso em: 20 set. 2021.
Considerando o texto e o material da disciplina, avalie as afirmativas:
- Durante o período colonial a maior causa de problemas de saúde era a transmissão das doenças.
- Doenças como varíola e febre amarela eram comuns na época, sendo assim, o governo federal nomeou o médico Oswaldo Cruz para conduzir ações de saúde pública no país.
III. No decorrer do tempo foi definida a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola e a febre amarela para todos acima de seis meses, entretanto, a população se sentiu desconfortável, o que gerou a Revolta da Vacina.
- As epidemias de doenças infecciosas eram constantes e por isso foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública, com o objetivo de desenvolver o sanitarismo, a higiene industrial e a assistência as crianças e suas mães.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
As crianças e jovens podem desenvolver vários sofrimentos psíquicos ao longo da vida escolar, e esses problemas, caso não sejam identificados e tratados, podem acompanhar esses indivíduos por toda a vida adulta. A ansiedade é dos problemas mais comuns, para identificá-la é preciso que pais e educadores fiquem atentos aos sinais que aparecem, para que possam buscar ajuda profissional e livrar o estudante do sofrimento emocional.
Considerando as características presentes em alunos que apresentem problemas de saúde mental (e que devem servir de alerta para pais e educadores), analise as afirmações a seguir, considerando (V) como verdadeiras e (F) como falsas:
- I) A criança diante do desconhecido pode apresentar resistência em ir à escola.
- II) O estudante pode apresentar alguma dificuldade em se separar dos pais no momento em que precisa ficar na escola.
III) Sinais como introversão, causada por timidez excessiva, também pode ser observada.
- IV) Reações físicas, como taquicardia, dispnéia, tensão muscular, sudorese, tremores, náuseas, vômitos, entre outros.
As informações I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, V.
Alternativa 2 – V, V, V, V.
Alternativa 3 – F, V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, F, F.
Alternativa 5 – V, F, V, F.
QUESTÃO 10
Neurodiversidade no ambiente de trabalho
(…) A resistência às contratações de profissionais neurodivergentes se deve, principalmente, à falta de preparação das empresas para receber o grupo. Segundo Jéssica Simões, cofundadora da assessoria de marketing Aster e profissional com TDAH, a falta de conhecimento sobre neurodiversidade é uma das principais dificuldades das pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho.(…) o investimento em conscientização e acolhimento é essencial para a virada de chave sobre a neurodiversidade no mundo corporativo. O acesso a informações corretas — por meio de workshops e palestras — ajuda a quebrar estigmas sobre as pessoas neurodivergentes, além de preparar as equipes para incluir novos funcionários. Já para as lideranças, a pesquisadora recomenda treinamentos mais aprofundados, que os capacitem para compreender as características de cada funcionário e, assim, aprimorem suas habilidades na gestão de equipes. No entanto, embora essas iniciativas sejam importantes, Jéssica ressalta a importância de que “sejam complementadas por outras ações para garantir que a inclusão ocorra em todos os níveis e em todas as áreas da organização”.
Disponivel em: https://segurosinteligentes.com.br/portalrh/neurodiversidade-nas-empresas/. Acesso em: 15/05/2023.
O professor pedagogo pode atuar tanto em ambientes educacionais formais, quanto nos não-formais. O cenário empresarial é um exemplo de espaço não-formal que permite ao pedagogo desenvolver funções educativas, como treinamento e capacitação continuada dos servidores, bem como, promover mudanças comportamentais nos quadros da empresa.
Com base nos textos, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A presença de um educador no ambiente corporativo pode trazer benefícios significativos para pessoas neurodivergentes. Através de ações de inclusão e treinamento conduzidas pelo educador, é possível superar os desafios frequentemente enfrentados por essas pessoas no local de trabalho.
PORQUE
- A falta de preparação das empresas para receber pessoas neurodivergentes e o estigma associado a esse grupo podem resultar na resistência das empresas em contratá-los. Pedagogos corporativos podem utilizar treinamentos, palestras e workshops para promover mudanças comportamentais e de mentalidade dentro da empresa, o que teria um impacto direto tanto nas contratações como na retenção de pessoas neurodivergentes no mercado de trabalho.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são falsas.