ATIVIDADE 3 – BEDU – DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA INFÂNCIA – 51/2024
QUESTÃO 1
Levin (2003 apud FALCÃO; BARRETO, 2009, p. 86) descreve que “[…] Dupré, neurologista francês que, em 1907, […] rompeu com os pressupostos da correspondência biunívoca entre a localização neurológica e perturbações motoras da infância e formulou a noção de psicomotricidade através de uma linha filosófica neurológica, evidenciando o paralelismo psicomotor, ou seja, a associação estreita entre o desenvolvimento da psicomotricidade, inteligência e afetividade”.
FALCÃO, H. T.; BARRETO, M, A. M. Breve histórico da psicomotricidade. Ensino, Saúde e Ambiente. Rio de Janeiro: UFF, v. 2, n. 2, p. 84-96, ago. 2009.
Considerando os estudos de Dupré, analise as alternativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Dupré elabora um teste para avaliar a idade motora.
Alternativa 2 – Dupré realizou estudos sobre a motricidade e o caráter.
Alternativa 3 – Dupré defendeu a educação psicomotora para todas as faixas etárias.
Alternativa 4 – Dupré verificou que era necessário rever a avaliação psicomotora revendo o objetivo de ser restrita a mensuração.
Alternativa 5 – Dupré diferenciou a debilidade do corpo e a debilidade da mente, descrevendo a Síndrome da debilidade motora.
QUESTÃO 2
Pedro tem 7 anos e frquenta o segundo ano do ensino fundamental. Desde pequeno, seus pais perceberam que ele apresentava dificuldade em realizar certas atividades motoras que pareciam naturais para crianças de sua idade. Ele tinha dificuldade em amarrar os cadarços do sapato, colocava a roupa do avesso ou de trás para frente e não conseguia andar de bicicleta. Frequentemente, derruba objetos ou esbarra em móveis, mesmo em espaços conhecidos. Também se desequilibra com facilidade em atividades coordenadas como correr e subir escadas. Nas atividades acadêmicas sua escrita é rudimentar, descoordenada e com dificuldade na organização do espaço do caderno. Não tem dificuldade para falar, mas não consegue elaborar frases complexas ou expressar suas ideias de modo coerente (Elaborado pela professora, 2023).
As características apresentadas neste caso condizem com qual distúrbio psicomotor?
Alternativas
Alternativa 1 – Instabilidade Psicomotora.
Alternativa 2 – Debilidade Psicomotora.
Alternativa 3 – Lateralidade cruzada.
Alternativa 4 – Inibição psicomotora.
Alternativa 5 – Dispraxia.
QUESTÃO 3
Texto 1: O desenvolvimento dos diversos conceitos psicomotores acontece de fato, de modo mais relevante, na infância, principalmente as habilidades básicas: andar, chutar, correr e rebater. Entretanto, este desenvolvimento não ocorre de modo linear, sendo fundamental que a escola possibilite a criança um ambiente variado, que proporcione situações inéditas e desafiadoras, estimulando a resolução de problemas (HAYWOOD e GETCHELL, 2010).
HAYWOOD K.M.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2010.
Texto 2: “No entanto, há momentos no desenvolvimento das crianças em que há necessidade de avaliar seus aspectos, sobretudo quando o desenvolvimento delas não apresenta uma condição favorável, demonstrando dificuldades em sua aprendizagem motora e em se desenvolvimento psicomotor (GABALDO e BEZERRA, 2019, p.37).
GABALDO, D. Y.; BEZERRA, J. P. D. Avaliação dos aspectos de psicomotricidade: uma revisão bibliográfica. In: PAULA, E. F. et al (org.) Educação: interlocuções, diálogos e reflexões na contemporaneidade. São Paulo: Pimenta cultural, 2019, p. 33 – 43.
Considerando os excertos acima, analise as afirmativas colocando V para verdadeiro e F para falso:
- No contexto escolar o desenvolvimento psicomotor pode ser avaliado em atividades de recreação, dirigidas ou funcionais. Ou seja, depende da capacidade do profissional de observar quais os conceitos psicomotores estão sendo desenvolvidos por meio delas.
- No processo de avaliação psicomotora é fundamental que sejam verificados o desempenho da criança referente a todos os conceitos psicomotores, principalmente a qualidade da realização deles. Pois alguns dos conceitos psicomotores evidenciam de forma mais efetiva questões de maturação neurológica, como o equilíbrio e a lateralidade.
III. Na prática psicomotora, no contexto escolar, o profissional deve considerar a relevância da atividade e seus objetivos, sendo fundamental para isso que esta seja dirigida.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F.
Alternativa 2 – F, F, V.
Alternativa 3 – V, V, F.
Alternativa 4 – F, V, F.
Alternativa 5 – V, F, V.
QUESTÃO 4
Nosso corpo é constituído por sentidos, os quais nos possibilitam perceber as relações com o mundo, com o contexto em que está inserido e com o social. Diante disso, entende-se que suas relações são pré-dispostas, visto que, antes de poder ouvir ou ver, sente o contato. Assim, compreende-se que o sentido que nos faz nos reconhecermos como um corpo é o tato, em que o contato com o mundo ocorre por meio do toque, da nossa pele, construindo não só o corpo, mas também a cognição, as emoções, os sentimentos do sujeito.
MORAES, M.; MANSO, C. C.; MONTEIRO, L., C. Afetar e ser afetado: corpo e cognição entre deficientes visuais. Universitas Psychologica, Bogotá, v. 8, n. 3, p. 785-792, 2009.
Considerando o texto anteriormente citado, assinale a afirmativa que apresenta o nível de organização de expressividade tônica.
Alternativas
Alternativa 1 – Tem sua origem nas primeiras trocas realizadas pela criança com o meio em que está inserida, no qual busca a satisfação de suas necessidades mais arcaicas, cuja origem é psicoafetiva.
Alternativa 2 – Depende de um ambiente que possibilite as trocas motoras, sensoriais e emocionais, no qual o adulto tem um papel importante de atenção e observação em relação a perigos e, também, dando significados aos gestos.
Alternativa 3 – A estruturação acontece por meio da organização tônica, partindo de registros de prazer e desprazer, a criança passa a armazenar lembranças generalizadas de suas vivências corporais, em que a movimentação mental e psíquica é diminuta.
Alternativa 4 – Sentimentos, como o amor, medo, alegria, dentre outros, são evidenciados por meio dos movimentos, possibilitando à criança descobrir a sensibilidade do corpo, compreendendo que apresenta uma comunicação própria que acontece por meio dos gestos e a conecta com o mundo.
Alternativa 5 – Nesta, considera-se estabilidade relacionada aos movimentos corporais e psíquicos, em que a criança retira, espontânea e naturalmente, os subsídios necessários para que sua expressão aconteça, atendendo aos seus desejos e de acordo com o modo que o meio se apresenta diante de seus desejos.
QUESTÃO 5
“A sociedade é para o homem uma “necessidade orgânica” que determina o seu desenvolvimento e, portanto, a sua inteligência. a apropriação do conhecimento é um patrimônio extrabiológico inerente ao grupo social no qual vai evoluir e coexistir. No ser humano, o desenvolvimento biológico, ou seja, a sua maturação neurológica, e o desenvolvimento social, ou seja, a incorporação da experiência social e cultural, melhor dito, a sociogênese, são condições um do outro” ( FONSECA, 2008, p.15)
FONSECA, V. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Considerando o excerto supracitado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Dentro do esperado para o desenvolvimento psicomotor de uma criança que ela seja capaz por exemplo de identificar diferenças de tamanho nos objetos, identificar algumas formas geométricas, subir e descer escadas intercalando passos, identificar, classificar e comparar objetos, entre outros. No entanto, Juliana ainda não identifica as formas geométricas.
PORQUE
- Devemos considerar que para a o desenvolvimento da autonomia e maturação da criança tanto intelectual, emocional e social está relacionado as experiências iniciais vivenciadas por ela. Por meio da experimentação de diferentes situações é que se depara na relação com o outro, com os objetos e com o espaço, oportunizando trocas entre seu modo de ser e o do outro.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Ao explicar sobre o brincar, grande parte dos autores afirmam que esta atividade é realizada pela criança como um meio de recreação e prazer, mas que possibilita também sua interação com a família, com a comunidade, explorando o seu contexto social. A brincadeira acompanha o desenvolvimento da criança, que se organiza segundo o que ela consegue realizar em cada momento. Assim, a criança, no decorrer de seu desenvolvimento, constrói diversas e novas capacidades em seu ambiente, as quais lhe possibilitarão a compreensão e a atuação de modo mais efetivo no mundo.
Fonte: QUEIROZ, N. L. N.; MACIEL, D. A.; BRANCO, A. U. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paideia, Ribeirão Preto, v. 16, n.3 4, p. 169-179, 2006.
Com base nessa informação, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Para Piaget, o brincar na infância passa por um processo de desenvolvimento no qual o jogo simbólico é uma das etapas. Este, por sua vez, cria possibilidades para a criança criar diversos significados novos para um mesmo objeto. Tal visão contraria os estudos de Vygotsky sobre o brincar.
PORQUE
- Na visão de Vygotsky, o brincar permite à criança vivenciar situações que vão além do que é esperado para sua faixa etária, e essa ação imaginária cria intenções, planos de vida e motivações reais, relacionada aos seus desejos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
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QUESTÃO 7
A orientação espaço–tempo possui relação com o meio no qual o ser humano vive. Após a criança ter aprendido andar ela tem a capacidade de adquirir noções de espaço-tempo, perceber a distância, direções e forma de se relacionar com o meio através do próprio corpo. A orientação ou percepção espacial tem relação com aposição, textura, forma, tamanho de objetos e coisas do ambiente.
CAVASSANI, P. M. S.; SILVA, G. A. Educação infantil e a importância da psicomotricidade no processo de desenvolvimento da criança. RELVA, Juara, v. 5, n. 2, p. 93-105, jul./dez. 2018. Disponível em: https://bityli.com/zjbhaFE. Acesso em: 30 set. 2022.
Sobre a orientação espaço–tempo e os conceitos da psicomotricidade, avalie as seguintes afirmações:
- O termo é utilizado para uma ação que envolve dois conceitos o tempo e o espaço.
- A dificuldade individual pode ser restringida a apenas um termo, ou espaço ou o tempo.
III. A orientação espaço-tempo está relacionado ao ambiente e a realidade do indivíduo e as suas capacidades perceptivas.
- A dificuldade da orientação espaço-tempo pode ser desenvolvida de modo único, por exemplo, a pessoa odeia ler, mas gosta de ouvir um audiobook.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 8
O artigo 4º das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil apresenta que: “As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (BRASIL, 2009).
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb005_09.pdf. Acesso em: 16 ago. 2020.
Considerando esta etapa da Educação Básica, analise as afirmativas quanto a prática pedagógica no contexto da Educação Infantil.
- O pedagogo deve ter claro que o desenvolvimento acontece de modo contínuo, análogo, onde a maturação tem um papel fundamental.
- Neste contexto é muito importante que o pedagogo promova um ambiente que propicie a identificação da criança, no qual o brincar tenha um papel de destaque,onde os movimentos corporais evidenciem questões qualitativas e representativas da organização e pensamento infantil.
III. O aproveitamento das diferentes rotinas da vivência da criança possibilitam o desenvolvimento dos conceitos psicomotores, que podem interferir de maneira significativa na aprendizagem do sujeito.
- No que se refere ao trabalho psicomotor nesta etapa da Educação Básica, o pedagogo deve proporcionar atividades funcionais, que estimulem tanto o psiquismo e a motricidade de uma maneira dinâmica e envolvente; com objetivos psicomotores.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 9
Observe a imagem:
Fonte: https://br.freepik.com/fotos-gratis/o-pai-toca-os-pes-do-bebe_1234906.htm#page=2&query=recem%20nascido&position=34&from_view=search&track=ais
Texto: No que se refere ao desenvolvimento humano o interacionismo leva em conta tanto fatores orgânicos como ambientais e considera a inteligência como o principal meio de adaptação do ser humano ao ambiente social (RODRIGUES, 2016, p. 109).
RODRIGUES, M. M. As teorias de aprendizagem e suas implicações na Educação a Distância. EDUCAR FCE. Londrina/PR: FCE, v.2, n.1, p. 103-116, Ago.2016.
Considerando as informações acima e correlacionando as diferentes teorias que discorrem sobre o desenvolvimento, analise as afirmativas:
- A teoria desenvolvida por Freud vem contribuir no entendimento do desenvolvimento psicomotor no que se refere a estruturação psíquica do sujeito, ou seja, na formação da sua personalidade.
- Uma das teorias de desenvolvimento apresentadas destaca o movimento como sendo o fator essencial para o desenvolvimento intelectual, onde a integração destes está atrelada a quantidade de exercícios fornecido a criança. Na imagem podemos observar o reflexo plantar, destacado como fundamental em uma das fases de desenvolvimento propostos por esta teoria. Podemos denominá-la de Epistemologia Genética.
III. O conteúdo apresentado no texto, refere-se a Teoria Histórico-Cultural, visto que esta destaca que os atributos intelectuais, natos, são a principal meio pelo qual o sujeito adapta-se ao ambiente e se desenvolve.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas. (Gabarito Oficial)
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.
QUESTÃO 10
Uma brincadeira que é muito comum nos intervalos entre uma aula e outra é o pega-pega. Nesta brincadeira, um dos participantes (mínimo três) é sorteado para ser o pegador, que deverá tocar nos demais participantes enquanto eles correm. Quando ele toca em alguém, este também passa a ser pegador. A brincadeira acaba quando sobrar apenas um participante sem ser pego, sendo este o vencedor.
Fonte: a autora.
Considerando esta atividade, analise as afirmativas:
- A imagem corporal é o principal aspecto desenvolvidos com esta atividade.
- A coordenação motora ampla não tem grande relevância nessa atividade.
III. O estado de tensão durante a execução desta atividade pode prejudicar o equilíbrio dinâmico da criança.
- O tocar um outro participante na brincadeira, pode ser compreendido como um trabalho da coordenação motora fina.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
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