AE3 – PED – MEMETODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – 51/2024
QUESTÃO 1
Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/470063279841445831/>. Acesso em: 29 mar. 2019.
“Ao aprofundarmos a relação entre leitura e aprendizagem, é possível perceber que ambas são processos bastante interligados, pois, na grande maioria das vezes, após o processo de alfabetização, a criança parte da leitura para a aquisição e assimilação de outros conteúdos, como problemas matemáticos, explicações de área da história, geografia e outros” (BONNICI; CARNIEL; SOUZA, 2019, p. 75).
BONNICI, C. G. A.; CARNIEL, F.; SOUSA, M. M. P. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá: Unicesumar, 2019.
Considerando a figura anterior e o abordado no texto, avalie as afirmações a seguir.
- O objetivo do ensino da Língua Portuguesa é a ampliação do conhecimento por meio da leitura de diversos gêneros textuais para a compreensão de textos das diferentes áreas.
- O ensino da Língua Portuguesa por meio dos livros didáticos, com informações explícitas no texto e aplicação de perguntas, corroboram para uma reflexão sobre o texto.
III. O contato com diferentes textos permite ao leitor o aprendizado em diferentes áreas, pois, para a compreensão de conteúdos com problemas matemáticos, parte-se da leitura.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 2
É de suma importância o professor desenvolver atividades que incluam textos prontos ou produzidos pelas crianças, esse trabalho promove a construção de estruturas cognitivas necessárias para a leitura e escrita de diferentes gêneros textuais para que assim, o aluno possa escrever com função social.
BONNICI, C. G. de A.; CARNIEL, F.; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019 (adaptado).
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- O professor deve ter o objetivo de realizar a aproximação do aluno com gêneros textuais para reconhecê-los e adquirir as competências necessárias para produzir esta variedade textual.
Porque
- O contato da criança com várias experiências de escrita e leitura, desde a Educação Infantil, confunde e interfere no entendimento, interpretação e, principalmente, na função social desses textos.
A respeito dessas asserções assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
A linguagem ocupa papel de destaque nas relações sociais. Na sociedade a participação social está inteiramente ligada e mediada pelo texto oral e escrito. Tudo aquilo que falamos ou escrevemos está ligado a um contexto. Sempre haverá uma situação a ser entendida ou explicada à medida que novas ideias vão emergindo em nosso cotidiano. Acerca da linguagem, considere V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
BONNICI, C. G. de A.; CARNIEL, F.; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019 (adaptado).
I – A linguagem é importante nas relações sociais, pois a participação social está ligada e mediada pelo texto oral e escrito.
II – As pessoas necessitam de interação social, assim a linguagem se torna produto da interação por parte das pessoas.
III – A linguagem é trabalho social e histórico ela se constitui pela e para a sociedade.
As afirmações I, II e III e são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F
Alternativa 2 – F, F, V
Alternativa 3 – F, V, F
Alternativa 4 – V, F, V
Alternativa 5 – V, V, V
QUESTÃO 4
Segundo Antunes (2007, p. 23), “é preciso reprogramar a mente de professores, pais e alunos em geral, para enxergamos na língua muito mais elementos do que simplesmente erros e acertos de gramática e de sua terminologia”.
ANTUNES, M. I. C. M. Muito além da gramática: por um ensino de gramática sem pedras no caminho. São Paulo. 3. ed. Parábola, 2007.
Disponível em: < http://noticias.universia.pt/educacao/noticia/2015/05/15/1125127/professor-saiba-melhorar-aulas.html>. Acesso em: 22 jan. 2019.
A partir dessas informações e dos estudos acerca do ensino da gramática e ortografia, avalie as informações a seguir.
I. O ditado de palavras e frases deve ser foco no ensino da gramática.
II. O ditado permite a memorização e consequentemente a aprendizagem.
III. O ensino da escrita correta permite que ortografia seja objeto de avaliação.
IV. O ensino da ortografia deve ir além da reescrita isolada de palavras e frases.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – II, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas
QUESTÃO 5
O ensino de língua materna por meio diferentes tipos de textos é significativo, pois a aprendizagem da produção textual compreende um resultado mais satisfatório quando há o contato com os diferentes gêneros textuais que circulam socialmente. Considerando os estudos acerca do aprendizado por meio de gêneros textuais, leia as afirmativas a seguir.
BONNICI, C. G. de A.; CARNIEL, F.; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019 (adaptado).
I – Gêneros textuais são considerados todos os textos que nos deparamos socialmente.
II – Os gêneros textuais estão presentes no cotidiano de todos os indivíduos que compõem a sociedade.
III – A aprendizagem da Língua Portuguesa é individual, assim o aprimoramento cabe ao aluno.
IV – Textos como relato pessoal, notícia, editorial e carta ao leitor são considerados gêneros textuais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – I, II e III, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 6
Sabemos que o nosso sistema de escrita é alfabético, e com isso, o ideal para uma escrita alfabética pura seria a relação entre som e letra sempre, porém nem sempre ocorre uma única relação entre os mesmos o que, de certa forma, provada ao educando uma certa dificuldade na assimilação da relação entre o som e a letra. Dessa forma, como deve ser a atuação do professor alfabetizador nesse momento?
Alternativas
Alternativa 1 – O professor alfabetizador deve levar em consideração apenas o conteúdo programático sem notar as dificuldades dos alunos.
Alternativa 2 – A assimilação entre a relação de som e letra acontece de forma assertiva para todas as crianças que estão no processo inicial de alfabetização.
Alternativa 3 – O professor que atua no momento da alfabetização deve ter de forma clara em sua prática pedagógica as variedades de correspondências entre grafema e fonema e estar apto para explicar suas diferenças.
Alternativa 4 – No momento da alfabetização, o professor deve explicar de maneira bem sucinta as diferentes relações entre grafema e fonema, apresentando exemplos simples do dia a dia.
Alternativa 5 – Dependendo da posição em que as letras ocupam na palavra, os discentes compreendem de forma espontânea a relação entre o som e a escrita da mesma.
QUESTÃO 7
É de suma importância o contato da criança com materiais fomentadores do conhecimento e não com textos muito simples. As crianças precisam ser desafiadas ao novo para terem contato com a leitura e escrita e sentirem-se envolvidas, pois a partir disso perceberão a importância da leitura para o seu próprio desenvolvimento.
BONNICI, C. G. de A.; CARNIEL, F.; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
Considerando os estudos acerca da literatura infantil como auxiliadora na produção textual, avalie as afirmações abaixo:
I. A partir da leitura de textos diversificados a produção textual da criança é permeada por autonomia e criatividade.
II. O contato com a literatura infantil auxilia na produção textual ofertando conhecimentos necessários para a escrita.
III. O hábito da leitura deve ocorrer por meio do contato da criança com textos específicos, limitados e voltados para sua idade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 8
A literatura infantil deve estar presente desde a educação infantil no âmbito escolar. Ouvir histórias faz parte da nossa vida e contribui para o desenvolvimento da aquisição linguística da criança. Sobre isso, analise as asserções que seguem:
- O trabalho com a literatura infantil deve ocorrer de maneira lúdica e prazerosa.
PORQUE
- Ao disponibilizar o livro para criança como brinquedo, ela estabelecerá com a literatura uma relação prazerosa, agradável e afetiva.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
O texto é uma expressão verbal formada por elementos linguísticos pré-selecionados e ordenados pelo falante/escritor no momento da ação comunicativa. É importante o ensino da língua portuguesa com o auxílio de textos que demonstram os diferentes usos da Língua. Sobre o ensino de língua portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental avalie as afirmações a seguir e considere (V) para verdadeiras e (F) para Falsas:
BONNICI, C. G. de A.; CARNIEL, F.; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019 (adaptado).
I – O ensino de produção de textos é importante durante todo o processo de ensino e aprendizagem da língua.
II – A criança em séries iniciais de alfabetização desconhece textos, assim, cabe à escola iniciar o conhecimento e promover o ensino da escrita.
III – O texto pode ser considerado uma manifestação oral ou escrita constituída de elementos linguísticos selecionados previamente.
IV – Os conhecimentos pré-existentes da criança de fala e escrita devem ser considerados no contexto escolar.
As afirmações I, II, III e IV são respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, F
Alternativa 2 – F, F, V, F
Alternativa 3 – F, V, F, V
Alternativa 4 – V, F, V, V
Alternativa 5 – V, F, V, F
QUESTÃO 10
“ … a linguagem se torna produto da interação social e dessa necessidade por parte das pessoas. Essa, por sua vez, gera a necessidade de comunicação e todas essas ações (interação e comunicação) acontecem por meio dos textos, sejam eles verbais, sejam não verbais” (CARNIEL; SOUZA, 2021, p.17).
CARNIEL, F; SOUZA, M. M. P. de. Metodologia da Língua Portuguesa. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Leia e analise as asserções a seguir.
I- É importante que o professor utilize em suas aulas diferentes tipos de texto, tais como imagens de outdoors, convites, panfletos de mercado, jornais, receitas, bilhetes, poemas, etc. Seu objetivo, ao fazer o aluno se deparar com diversos gêneros textuais, não é apenas reconhecer cada um, mas levá-lo a produzir essa variedade textual.
PORQUE
II- Diferente do texto verbal, a criança não tem acesso aos textos escritos na infância, então, ao conhecer diferentes tipos de texto dentro da escola ela poderá melhorar sua comunicação ainda que não compreenda a função social dos textos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.