AE3 – PED – PSICOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS – 51/2024
QUESTÃO 1
Se a criança não pode agir como um adulto, pode fazer de conta que o faz, criando situações imaginárias em que se comporta à similitude do comportamento adulto. Ela se torna o que ainda não é, age com objetos substitutivos daqueles que ainda lhe são vetados, interage conforme padrões distantes daqueles que demarcam seu locus social (PIMENTEL, 2008, p. 117).
PIMENTEL, A. A ludicidade na educação infantil: uma abordagem histórico-cultural. Psic. da Ed., São Paulo, v. 26, p. 109-133, 2008.
Com base nas informações apresentadas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A situação imaginária é uma consequência de uma ação, ou seja, ela precisa brincar e agir para depois poder imaginar. Sendo assim, este processo psicológico não está presente nas crianças pequenas.
PORQUE
- Mesmo que a situação imaginária não apresente regras formais, Vigotsky afirma que toda brincadeira traz consigo regras de comportamento, visto que, busca parear-se as atitudes do adulto.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Depois de 9 anos lecionando para o quarto ano do Ensino Fundamental, a professora Lúcia, pela primeira vez em sua carreira, aceitou dar aulas para uma turma de Educação Infantil. Nos dois primeiros meses, percebeu que as crianças traziam muitos costumes, comportamentos e falas que reproduziam o contexto familiar que estavam inseridos. A princípio, sentiu-se insegura sobre quais os procedimentos a serem realizados.
Elaborado pela professora, 2020.
Analise as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta corretamente ações que podem auxiliar Lúcia nessa situação.
- Chamar os pais e falar sobre o que está acontecendo, exigindo que tomem uma atitude diferente com a criança.
- Conhecer a realidade, abrir um canal de escuta com a família, desenvolver a empatia em relação aos responsáveis pela criança.
III. Propor à equipe pedagógica da escola que viabilize palestras sobre temas relevantes para pais desta faixa etária, abrindo espaço para perguntas.
- Diagnosticar os transtornos de conduta das crianças que reproduzem as falas familiares. Após isso, encaminhá-las para uma avaliação médica mais detalhada e comunicar a família.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – II e III, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV.
QUESTÃO 3
Quando analisamos o processo histórico no qual a Psicologia Social se estruturou, compreendemos que inicialmente seus interesses estavam voltados para o entendimento dos processos socioculturais em qual o sujeito é parte integrante. É correto afirmar que em sua trajetória os processos intraindividuais foram recebendo destaque (FERREIRA, 2010).
FERREIRA. M. C. A Psicologia Social Contemporânea: Principais Tendências e Perspectivas Nacionais e Internacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. especial, p. 51-64, 2010.
Sobre a história da Psicologia, analise as afirmativas a seguir:
- Algumas abordagens da psicologia foram referência para a Psicologia Social Sociológica, como a Psicanálise, o Behaviorismo e a Gestalt.
II. A Psicologia Social Psicológica destacou-se em diversos países, inclusive no Brasil, por um longo tempo enfatizando o entendimento dos processos intraindividuais.
III. A ênfase nos processos intraindividuais foi questionada por psicólogos sociais que acreditavam na necessidade de discutir outros temas de relevância social e que viam a necessidade de ter um referencial crítico em relação à Psicologia Social.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 4
Uma das técnicas mais utilizadas para trabalhar as relações humanas em sala de aula é a contação de histórias, podendo auxiliar em situações que envolvam a interação do grupo.
TADEI, G. B. S.; LEONEL, W. H. S. Psicologia das Relações Humanas. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando a técnica de contação de histórias, analise as afirmações a seguir:
- Esta intervenção deve respeitar a faixa etária do aluno.
II. A contação de história consiste em uma maneira lúdica de trabalhar os estereótipos sociais.
III. Temas que envolvem as diferenças individuais são difíceis de serem trabalhados com esta técnica.
IV. Esta técnica permite a correlação entre a história e contexto do aluno, demonstrando a importância da relação grupal para sua formação individual.
É correto apenas o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e II, apenas.
Alternativa 2 – I, II e III, apenas.
Alternativa 3 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 4 – III e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
Rosana é professora da Educação Infantil e está com uma turma de crianças na idade de quatro anos. Procura sempre apresentar atividades diversificadas para alcançar seus objetivos. Nesta semana, uma situação lhe chamou a atenção: estava fazendo uma atividade de relaxamento e percebeu que uma das crianças deitou-se em um canto da sala e, de olhos fechados, manipulava os órgãos genitais. A professora inventou uma brincadeira na hora e pediu para que todos sentassem e colocassem as mãos no chão e dissessem se este estava frio ou quente. Depois levou todos ao banheiro para lavarem as mãos.
Elaborado pela professora, 2021.
Considerando a situação supracitada, podemos afirmar que esta criança está em qual fase do desenvolvimento psicossexual? Analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – Fase oral.
Alternativa 2 – Fase anal.
Alternativa 3 – Fase fálica.
Alternativa 4 – Fase genital.
Alternativa 5 – Período de latência.
QUESTÃO 6
Texto 1:
Kalina e Laufer (1974 apud SCHOEN-FERREIRA et al., 2010, p. 227) […] entendem a adolescência como o segundo grande salto para a vida: o salto em direção a si mesmo, como ser individual. Esses autores distinguem puberdade de adolescência. Puberdade refere-se aos fenômenos fisiológicos, que compreendem as mudanças corporais e hormonais, enquanto adolescência diz respeito aos componentes psicossociais desse mesmo processo.
Fonte: SCHOEN-FERREIRA, T. H.; AZNAR-FARIAS, M.; SILVARES, E. F. M. Adolescência através dos Séculos. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília, v. 26, n. 2, p. 227-234, jun. 2010.
Texto 2:
O que se espera ao final da adolescência é que o sujeito tenha um conceito de si, reelaborando sua imagem corporal e modificando seus valores e conceitos por meio da interação social, buscando estabelecer sua identidade (ABERASTURY; KNOBEL, 1992).
Fonte: ABERASTURY, A; KNOBEL, M. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. 10. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.
Considerando as contribuições dos autores supracitados, analise as afirmativas:
- O desprendimento e a independência são vividos de forma intensa neste período, o adolescente encontra-se seguro com as suas conquistas no mundo adulto.
II. No processo de transformação de seus valores o adolescente pode passar por períodos de grande instabilidade, onde seus valores, como a religiosidade podem ir ao extremo do radicalismo à total descrença.
III. Diante das mudanças corporais decorrentes da puberdade, o sujeito passa a vivenciar como que um luto pela perda do corpo infantil, que interferem também nas relações parentais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – I e II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III.
QUESTÃO 7
“[…] na esfera do desenvolvimento psicológico, tem lugar alguma coisa semelhante ao que, já há muito tempo, foi estabelecido com respeito ao desenvolvimento orgânico. De modo similar ao que ocorre no processo de desenvolvimento histórico, pelo qual as ferramentas dos seres humanos mudam mais do que os órgãos naturais, no processo de desenvolvimento psicológico o ser humano aperfeiçoa o trabalho da mente principalmente em associação com o desenvolvimento de técnicas ou ‘meios auxiliares’ específicos do pensamento e do comportamento […]. Basta lembrar-se da natureza e origem social de todo signo cultural para se compreender que, abordado deste ponto de vista, desenvolvimento psicológico é precisamente desenvolvimento social condicionado ao ambiente” (VYGOTSKY; LURIA, 1996, p. 53).
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções abaixo:
- O processo de desenvolvimento psicológico acontece por meio da incorporação da cultura e dos conhecimentos que foram acumulados historicamente, sendo que o avanço das funções psicológicas elementares para as funções psicológicas superiores acontece por meio da mediação.
PORQUE
- É na interação social com os menos experientes, como também no uso das ferramentas intelectuais, principalmente a memorização, que o sujeito promove o seu desenvolvimento. Desta forma a mediação tem um papel fundamental neste processo, pois atua na Zona de Desenvolvimento Real do sujeito, nível no qual ele consegue resolver as situações de maneira independente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Observe a figura:
Fonte: https://br.freepik.com/vetores-gratis/uma-garota-intimidada-por-outras-criancas_32542050.htm#query=bullying&position=29&from_view=search&track=sph&uuid=323b94b8-d067-4c7f-b190-dea75b3bdea8. Acesso em: 26 fev. 2024.
A figura exposta supõe uma situação característica de Bullying. Podemos observar duas meninas mais afastadas que não participam diretamente da agressão, mas apoiam a ação. Esta atitude é típica de:
Alternativas
Alternativa 1 – Bullies.
Alternativa 2 – Vítima agressora.
Alternativa 3 – Espectadores ativos.
Alternativa 4 – Espectadores neutros.
Alternativa 5 – Espectadores passivos.
QUESTÃO 9
O processo de mediação, por meio de instrumentos e signos, é fundamental para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores, distinguindo o homem dos outros animais. A mediação é um processo essencial para tornar possível as atividades psicológicas voluntárias, intencionais, controladas pelo próprio indivíduo (OLIVEIRA, 2002, p.33).
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002.
Com base em seus estudos e na informação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. As formas mais complexas dos processos psicológicos se organizam a partir das relações que o indivíduo estabelece no contexto sociocultural em que está inserido. Este processo permite ao sujeito evoluir a partir de suas funções psicológicas elementares, definindo o desenvolvimento ontogênico.
PORQUE
II. Ao mediar o conhecimento científico o professor deve ter a consciência que ele faz parte deste processo de desenvolvimento, a partir do momento que estes possibilitam a apropriação história da sociedade e da cultura. Por isso, a importância da intencionalidade pedagógica no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 10
Os estudos da Psicologia do Trabalho evidenciam que a maioria dos sujeitos apresentam um bem-estar por exercer uma atividade laboral, independente da satisfação vivenciada. Sendo assim, entende-se que o enfoque psicossocial do trabalho possibilita ao sujeito a construção de sua identidade, cooperando de modo decisivo em sua autopercepção (ALCOVER DE LA HERA et al., 2004).
Fonte: ALCOVER DE LA HERA, C. et al. Introducción a la psicología del trabajo. Madrid: McGraw-Hill, 2004.
Considerando esta informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Condições de trabalho desfavoráveis, como desvalorização do trabalho docente e as transformações no cenário educacional com o advento da tecnologia podem corroborar para desconstrução da identidade do sujeito.
( ) A psicologia busca compreender a relação entre o sujeito e o trabalho. Para isso, analisa o contexto em que acontece a atividade laboral, como o sujeito organiza-se psiquicamente para a sua execução e seus mecanismos de preservação.
( ) Todo docente que apresenta sintomas de esgotamento, estresse elevado, ansiedade e/ou depressão apresenta Síndrome de Burnout.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F.
Alternativa 2 – F, F, V.
Alternativa 3 – V, F, V.
Alternativa 4 – V, V, F.
Alternativa 5 – F, F, V.