“Ana é deficiente visual de nascença. Frequentemente, depara-se com aplicativos e sites que não são acessíveis para deficientes visuais. Há grande dificuldade para acessar informação e serviços essenciais. Por exemplo, ao tentar utilizar um aplicativo de transporte, Ana tem dificuldade para compreender os botões disponíveis no app, pois sua denominação não é clara, e muitos elementos não estão descritos, não permitindo que ela consiga solicitar um carro de forma independente. Conversando com seus amigos, Ana descobre que muitos compartilham desafios semelhantes, inclusive, os que têm deficiência diferente da sua. Alguns são idosos e enfrentam dificuldades com as interfaces complexas, enquanto outros possuem deficiência motora e se veem limitados por botões pequenos e mal posicionados”.
Essa narrativa destaca o impacto real da falta de acessibilidade e usabilidade em muitos recursos tecnológicos, pedindo que se faça uma forte reflexão sobre como a tecnologia pode ser um agente de inclusão ou exclusão.
Esta ATIVIDADE 1 pretende que você escreva um texto sobre a interseção promovida pela acessibilidade e usabilidade em ambientes digitais. Nesse texto, procure apresentar o que segue:
1) [Entre quatro e cinco linhas] Uma narrativa sobre a diversidade de usuários, exemplificando os que têm diferentes habilidades e necessidades, e indique qual é a consequência que se tem quando se considera esses usuários para criar o projeto de um recurso tecnológico.
2) [Entre quatro e cinco linhas] Dois exemplos práticos em que a melhoria na acessibilidade resulta em benefícios para muitos usuários e, assim, promove uma experiência inclusiva e eficaz.
3) [Entre quatro e cinco linhas] Uma reflexão sobre a responsabilidade ética e social que os profissionais de design e desenvolvimento têm ao criar interfaces digitais.