ATIVIDADE 1 – BEDU – TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL – 51/2024
Muitos estudos sobre formação profissional docente vêm destacando a necessidade de olharmos para os saberes que são acionados pelos profissionais em seu espaço de trabalho cotidiano para desempenhar todas as suas tarefas. Nesse sentido, deve-se encontrar uma forma de viabilizar processos formativos que possibilitem a transmissão deles aos futuros professores. Com o intuito de compreender a reflexão, o estudo e a definição dos modos de se transmitir esses saberes, é que nasce, então, a “Epistemologia da Prática”.
Fonte: TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, 2000.
Considerando a perspectiva da Epistemologia da Prática e o debate sobre os saberes profissionais na formação de professores, para responder à Atividade de Estudo 1 da disciplina de Teorias Pedagógicas da Educação Física no Brasil, faz-se necessário a leitura atenta do artigo Os saberes docentes ou saberes dos professores, de Emmanuel Ribeiro Cunha, disponibilizado em PDF no Material da Disciplina. Após a leitura e interpretação do texto, com o auxílio da Unidade 1 de nosso material didático, responda à seguinte pergunta: como podemos caracterizar a perspectiva da Epistemologia da Prática, a partir dos saberes profissionais, na formação dos futuros professores? Justifique sua resposta.