ATIVIDADE 1 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITO – 51-2024
1ª QUESTÃO
Conflitos são naturais, e, em muitos casos, necessários. São o motor que impulsiona as mudanças. Sem eles, tudo continuaria da mesma forma, nada mudaria, o que não é bom. No entanto, muitos conflitos são desnecessários e destroem valores, causando prejuízos para as organizações e para as pessoas que nelas
trabalham.
BURBRIDGE, R. M.; BURBRIDGE, A. Gestão de conflitos: desafio do mundo corporativo. Saraiva Educação,
- p. 10.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- É fundamental saber administrar, gerenciar e resolver os conflitos, pois, caso contrário, o espírito de equipe e de cooperação podem ficar comprometidos, resultando em problemas relevantes para a organização.
PORQUE
- Os conflitos são inerentes à natureza humana e existem em todas as esferas dela, podendo, na maioria dos casos, ser essencial para a transformação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
2ª QUESTÃO
O processo do conflito pode ser visto como composto por cinco estágios: oposição potencial ou incompatibilidade, cognição e personalização, intenções, comportamento e consequências. O estágio IV do processo do conflito é denominado como comportamento. Conforme Robbins (2011, p. 443), “quando a maioria das pessoas pensam em conflito, tendem a pensar no Estágio IV, pois é aqui que os conflitos se tornam visíveis. O estágio do comportamento inclui as declarações, ações e reações das partes envolvidas no conflito, geralmente tentativas explícitas por cada uma das partes conflitantes de implementar suas estratégias. Como resultado de cálculos errados ou de ações pouco habilidosas, os comportamentos explícitos às vezes são desviados de suas estratégias originais. Podemos pensar no Estágio IV como um processo dinâmico de interação. Por exemplo: você me faz uma exigência; eu respondo discutindo; você me
ameaça; eu o ameaço de volta, e assim por diante.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo:
Pearson, 2011. p. 443.
Com base no texto apresentado, é possível afirmar que o estágio de comportamento compreende o momento em que
ALTERNATIVAS
ocorre a decisão de agir de uma determinada maneira.
uma das partes envolvidas passa a sentir emocionalmente o conflito.
há o resultado final do conflito, podendo ser a melhora ou piora do desempenho do grupo.
a parte envolvida coloca em prática o que decidiu fazer para lidar com a oposição percebida.
uma ou mais partes envolvidas passam a estar conscientes da existência das condições anteriores ao conflito.
3ª QUESTÃO
Chiavenato (2021) apresenta um esquema visual com cinco tipos de estilos de gestão de conflitos por meio de duas dimensões: a dimensão relacionada com a assertividade – tentativa de satisfazer seus próprios interesses – e a dimensão relacionada com a cooperação – tentativa de satisfazer os interesses da outra parte. Os cinco estilos são conhecidos como: competição ou comando autoritário; colaboração ou solução de problemas; abstenção (evitação ou fuga); acomodação ou suavização; transigência ou compromisso.
Fonte: CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed.
São Paulo: Atlas, 2021. p. 293.
Com base no texto e figura apresentados, assinale a alternativa que apresenta o estilo de gestão de conflito que reflete a assertividade para forçar uma solução que imponha seu próprio interesse:
ALTERNATIVAS
Estilo de evitação ou fuga.
Estilo de acomodação ou suavização.
Estilo de transigência ou compromisso.
Estilo de competição ou comando autoritário.
Estilo de colaboração ou solução de problemas.
4ª QUESTÃO
O conflito pode ser definido como um processo que tem início quando alguém percebe que outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que considera importante. Essa definição descreve aquele ponto em qualquer atividade quando a interação passa dos limites e se torna um conflito entre as partes envolvidas. Engloba um amplo escopo de conflitos experimentados nas organizações, como incompatibilidade de objetivos, diferenças de interpretação dos fatos, desacordos baseados nas expectativas de comportamento, e assim por diante. Dessa maneira, no âmbito organizacional, quando surgem os conflitos, se faz necessária uma gestão eficaz da situação para transformar os resultados destes conflitos. A partir do momento que o conflito passa a obstruir o progresso e ameaçar a eficácia e o desempenho organizacional, ele precisa ser administrado adequadamente.
Fonte: ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2011.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O conflito no âmbito organizacional compreende um comportamento com resultados estritamente negativos, pois todo conflito deriva da incompatibilidade de objetivos.
PORQUE
- Os conflitos compreendem um processo de oposição e confronto que pode ocorrer entre indivíduos ou grupos nas organizações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
5ª QUESTÃO
Na administração dos conflitos, existem técnicas que facilitam o processo de resolução desses conflitos. As técnicas de resolução possuem abordagens e objetivos diferentes, e sua escolha varia de acordo com o interesse do negociador. Robbins (2011) propõe as seguintes técnicas: resolução de problemas, por meio de discussão aberta; metas superordenadas e compartilhadas entre as partes; expansão de recursos para criar uma solução ganha-ganha; não enfrentamento, em que evita-se o conflito; suavização, que visa especialmente resolver os pontos de menor divergência e deixar os problemas maiores para outro momento; concessão, onde cada uma das partes abre mão de algo; comando autoritário, onde a negociação é centralizada na autoridade formal; alteração de variáveis humanas que possam ser trabalhadas para melhor o relacionamento; e alteração de variáveis estruturais, onde pode ser necessário um redesenho na estrutura, transferências ou reacomodações.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2011. p. 444.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que apresenta a técnica que busca minimizar as diferenças entre as partes envolvidas na situação de conflito, de modo a enfatizar seus interesses comuns:
ALTERNATIVAS
Suavização.
Expansão de recursos.
Metas superordenadas.
Alteração de variáveis humanas.
Alteração de variáveis estruturais.
6ª QUESTÃO
Em geral, o conflito envolve o uso de poder no confronto, ou seja, nas disputas em torno de interesses contraditórios em choque. Além disso, o conflito é um processo que leva tempo para se desenrolar e não é apenas um evento que ocorre em determinado instante e depois desaparece. Contudo, à medida que o conflito passa a obstruir o progresso e ameaçar a eficácia e o desempenho organizacional, ele precisa ser administrado adequadamente. Caso contrário, ele passará a afetar de forma negativa o comportamento da organização.
CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2021. p. 287.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos a respeito dos efeitos dos conflitos nas organizações, analise as afirmações a seguir:
- O conflito provoca efeitos positivos e construtivos, bem como efeitos negativos e destrutivos.
- A maneira como a organização ou os negociadores lidam com os possíveis conflitos definirá se as consequências serão positivas ou negativas.
III. O conflito pode trazer consequências, como o desgaste no relacionamento entre os envolvidos, problemas de comunicação entre as partes ou dentro da organização.
- As diferenças de objetivos, metas e tarefas são indispensáveis para a excelência organizacional, mas essas diferenças também podem gerar conflitos entre pessoas e grupos e impor a necessidade de negociação.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
7ª QUESTÃO
As fontes de conflito podem ser inúmeras, pois ele é uma parte inevitável da vida. Ele pode acontecer quando menos se espera, porque ele é provocado por nossas diferenças: todos nós já tivemos a oportunidade de testemunhar ou mesmo vivenciar o surgimento de conflitos, criados muitas vezes a partir do nada. Os conflitos em negociações possuem alguns causadores potenciais comuns, como: a experiência de frustração de uma ou de ambas as partes da negociação, que, normalmente, resulta de algum tipo de interferência ou limitação pessoal, técnica ou comportamental; diferenças de personalidade entre as partes, é a explicação mais comum para os conflitos seja na vida pessoal ou profissional; metas muito diferentes, que podem levar as partes a desrespeitarem a proposta uma da outra; e as diferenças entre informações ou percepções que uma das partes ou ambas possuem sobre algum aspecto da negociação.
PESSOA, C. Negociação Aplicada: como utilizar as táticas e estratégias para transformar conflitos interpessoais em relacionamentos cooperativos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos a respeito das fontes de conflito, assinale a alternativa que apresenta a fonte de conflito em que uma das partes se sente incapaz de atingir os seus objetivos na negociação:
ALTERNATIVAS
Diferenças de percepção.
Diferenças de informações.
Metas muito diferentes.
Experiência de frustração.
Diferenças de personalidade.
8ª QUESTÃO
Uma situação conflituosa possui cinco estágios, sendo: estágio I, oposição potencial ou incompatibilidade; estágio II, cognição e personalização; estágio III, intenção; estágio IV, comportamento; e estágio V, consequências. A respeito dos três primeiros estágios, deve-se considerar que o primeiro passo do processo do conflito é o surgimento de condições que criam oportunidades para que ele se forme, sejam estruturais ou variáveis pessoais, por exemplo. As condições citadas no estágio I afetam negativamente os interesses
das partes, mas o potencial de oposição ou de incompatibilidade se concretiza no segundo estágio, quando uma ou mais partes envolvidas se tornam conscientes da existência das condições anteriores.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo:
Pearson, 2011. p. 439-444.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- As condições podem ser consideradas fontes ou causas dos conflitos, como ruídos na comunicação ou de personalidade.
PORQUE
- Para que as condições antecedentes possam acarretar conflito, é necessário que o interesse de uma das partes seja afetado e que haja consciência disso.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
9ª QUESTÃO
Robbins (2011) define que uma situação de conflito possui cinco estágios, sendo: estágio I, oposição potencial ou incompatibilidade, onde surgem as condições para o conflito; estágio II, cognição e personalização, onde se concretiza o conflito; estágio III, intenção, onde as partes avaliam a situação e como agir; estágio IV, comportamento, onde os conflitos se tornam visíveis; e estágio V, consequências, que podem ser funcionais ou disfuncionais.
ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2011. p. 439 – 444.
Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos a respeito dos estágios de uma situação de conflito, examine as afirmações a seguir:
- No estágio de intenção acontece a decisão de agir de uma determinada forma.
- As consequências funcionais resultam em melhoria do desempenho do grupo, enquanto as disfuncionais atrapalham seu desempenho.
III. No estágio de comportamento, a parte envolvida coloca em prática o que decidiu fazer para lidar com a oposição percebida no primeiro estágio.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
10ª QUESTÃO
O conflito nas organizações pode apresentar diferentes níveis de abrangência, variando de macro a micro. O conflito organizacional, em geral, é motivado por normas de conduta ou por ações do gestor. O conflito intergrupal nas organizações pode ser horizontal, entre departamentos, ou vertical, entre níveis diferentes da organização. Já o conflito interpessoal afeta as emoções das pessoas envolvidas. Nesse tipo de conflito, quando os autoconceitos das pessoas envolvidas são ameaçados, as pessoas reagem, aumentando gradativamente o nível de conflito. Por fim, o intraindividual corresponde a um conflito pessoal e interno que provoca um colapso nos mecanismos decisórios normais, causando dificuldades na escolha entre várias alternativas de ação.
Fonte: CHIAVENATO, I. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 4. ed.
São Paulo: Atlas, 2021. p. 290-291 (adaptado).
Com base no texto e figura apresentados a respeito dos níveis de conflitos nas organizações, analise as afirmações a seguir:
- O conflito intraindividual trata-se de um conflito generalizado.
- O conflito interpessoal pode ocorrer entre uma pessoa e outra devido a objetivos ou interesses antagônicos.
III. O conflito organizacional compreende um nível macro de abrangência, sendo limitado e localizado em um departamento da organização.
- A existência de uma disputa entre a equipe de produção e a equipe de controle de qualidade, que gera um conflito horizontal, corresponde a um conflito de nível intergrupal.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV