ATIVIDADE 1 – PSICO – LÚDICO E LITERATURA INFANTIL NA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA – 51/2024
A brincadeira é a linguagem da infância e permeia todos os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança. Uma das formas mais primárias de brincadeira é a imitação. Em poucos meses de vida já é possível observarmos em um bebê suas primeiras imitações, sejam movimentos faciais como um sorriso ou brincadeiras com a boca como imitar um carrinho, balbuciar imitando uma fala e assim por diante. O cérebro humano aprende construindo padrões, seja de comportamentos, linguagens ou o que estiver assimilando. A imitação ajuda na construção de padrões.
Fonte: https://static.portaldaindustria.com….. Acesso em: 25 jan. 2023.
Considerando o exposto, que tal experimentar observar essas ações e reações na prática? Veja a seguir um vídeo curto em que, durante uma brincadeira, a mãe realiza uma ação e a criança a repete. Acesse: • VÍDEO APOIO AE01 LÚDICO E LITERATURA… .
A criança no vídeo possui um ano e cinco meses de vida. As brincadeiras de imitação nessa faixa etária são frequentes.
No exemplo, podemos ver que a imitação ocorre de uma percepção da criança sobre a ação verbal da mãe. Ela a repete, assimilando o som (uivo) ao significado (lobo), internalizando-o.
Com base nas informações apresentadas e no vídeo apresentado, sua ação nessa atividade consiste em elaborar um texto argumentativo, entre 10 a 15 linhas, sobre a importância da brincadeira de imitação para o processo de alfabetização, que ocorre, de forma concreta, entre os 6 e 8 anos de idade. Apresente ao menos uma habilidade que é desenvolvida na brincadeira de imitação que contribua para o processo de alfabetização.
Você pode se embasar apenas no livro da disciplina ou em outros autores, mas deve apresentar a citação indireta em seus argumentos, ou seja, com suas próprias palavras, seguindo a ABNT. A referência completa, também conforme a ABNT, deve constar no final do texto.