ATIVIDADE 2 – BEDU – CAPOEIRA – 53_2025
Atabaque.
Caxixi.
Reco-reco.
Padeiro.
Agogô.
Jogo alto, rápido e objetivo.
Jogo baixo, abaixo da cintura, tem caráter lúdico.
Jogo com altura mediana e com velocidade moderada.
Jogo realizado no chão, com agarrões e técnicas de desequilíbrio.
Jogo alto, com técnicas de desequilíbrio e movimentos aplicados nas articulações dos oponentes.
O termo folguedo expressa a alegria, felicidade, a harmonia e o termo guerreiro expressa a coragem.
O termo folguedo expressa o jogo, a dança, a comemoração e o termo guerreiro expressa a coragem.
O termo folguedo expressa a brincadeira, festa, festejo e o termo guerreiro expressa o combate.
O termo folguedo expressa a harmonia, a alegria, a dança e o termo guerreiro expressa o combate.
O termo folguedo expressa o jogo, a dança, a luta e o termo guerreiro expressa a coragem.
Sobre a história de mestre Pastinha, que foi considerado o pai da capoeira angola, leia as afirmativas abaixo:
I) Mestre Pastinha nasceu em 05 de abril de 1889, iniciou a capoeira por volta dos 10 anos de idade com um mestre africano cujo nome era Benedito.
II) Após dois anos de aprendizado, Pastinha já ensinava capoeira aos colegas da Escola de aprendizes da Marinha.
III) Aos 25 anos abriu sua primeira escola de capoeira e criou o estilo angola.
IV) Mestre Pastinha foi responsável pela transformação social da capoeira, contribuindo com um aspecto educacional e filosófico.
V) Mestre Pastinha abriu sua primeira escola de capoeira aos 20 anos de idade.
Estão corretas as afirmativas:
I, II, IV e V, apenas.
I, II, III e V, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
I, III e V, apenas.
II, III e IV, apenas.
anulada
I. Ele nasceu em Salvador, na Bahia, no bairro do Engenho Velho de Brotas, antiga freguesia de Brotas.
II. Manoel dos Reis Machado, o mestre Bimba, nasceu em 23 de novembro de 1900. Filho de Luís Cândido Machado, um campeão de batuque, e de Maria Martinha do Bonfim.
III. Mestre Bimba promoveu algumas transformações na capoeira que acontecia na época, atribuindo-lhe características mais belicosas. Entretanto, também operou transformações quanto ao tipo social do praticante de capoeira.
IV. Mestre Bimba conectou o passado e o presente, entre as gerações de capoeira na passagem do século XIX para o XX, mas, sobretudo, como um elo entre classes. Destaca-se que a maioria dos alunos da capoeira criada por ele era originários de uma classe mais abonada economicamente.
Diante da análise das afirmativas acima, é correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Assinale a alternativa abaixo que expressa uma aptidão física desenvolvida com a ginga proporcionando estabilidade.
Força.
Equilíbrio.
Flexibilidade.
Força explosiva.
Coordenação motora.
A capoeira pode ser considerada um esporte coletivo, onde se pratica em grupo que se organizam em círculo e dois oponentes realizam movimentos ágeis e expressivos.
A ginga é um movimento realizado apenas com membros inferiores, é a base capoeira e dela se origina os demais movimentos
Na prática da capoeira, são exigidos movimentos em diversos seguimentos corporais como membros superiores e inferiores, tronco e pescoço.
A maior parte dos movimentos capoeirísticos são acrobáticos, portanto, é necessário equilíbrios, coordenação motora e noção de espaço.
Na prática da capoeira utiliza-se uma movimentação intensa dos membros inferiores, porém, é proibido o uso de membros superiores.
Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um desses nomes:
Mestre João grande.
Mestre João pequeno.
Valdomiro Lopes, artista renomado.
Dr. Joaquim de Araujo Lima, ex-governador do Guaporé.
Vicente Ferreira Pastinha, prefeito da cidade de Salvador.
Ginga – ponte.
Martelo de chão – Bananeira.
Rasteira – Cocorinha.
Negativa – queixada.
Martelo – ponteira.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a sequencia de batidas que compõe o toque de angola.
Duas batidas com som chiado – uma batida com som preso – uma batida com som solto.
Duas batidas com som chiado – uma batida com som preso – duas batida com som solto.
Duas batidas com som chiado – uma batida com som solto – e uma batida com som preso.
Duas batidas com som chiado – uma batida com som solto – e duas batidas com som preso.
Duas batidas com som chiado – duas batidas com som solto – e uma batida com som preso.