Sobre o desenvolvimento da coordenação motora fina, avalie as seguintes afirmativas:
II. O traço vertical é uma das característica do desenvolvimento do grafismo em crianças de 3 anos, aproximadamente.
III. A execução e a cópia de desenhos, como ziguezagues, são característica do desenvolvimento do grafismo em crianças de 6 anos, aproximadamente.
IV. A execução de um traçado com boa força manual e excelente habilidade tônica, circulando, com facilidade e de modo preciso é uma das característica do desenvolvimento do grafismo em crianças de 5 anos, aproximadamente.
É correto o que se afirma em:
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/beb%c3%aa-paternidade-m%c3%a3o-dedo-m%c3%a3e-pai-1271742/. Acesso em: 7 out. 2022.
Analise a figura e assinale a afirmativa que corresponde ao reflexo primitivo apresentado pelo bebê:
I. A tonicidade é um dos pontos centrais que possibilitam o entendimento da psicomotricidade numa perspectiva holística e sistêmica do corpo e da motricidade.
PORQUE
II. A sua regulação depende de vivências tanto psicomotoras quanto relacionais, destacando que fatores emocionais podem ser evidenciados por meio de atitudes e expressões corporais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
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Com base na atividade psicomotora apresentada na imagem, analise as afirmativas.
I. Para realizar a atividade de pular a corda a criança da figura precisa ter desenvolvido os conceitos psicomotores funcionais globais que envolvem a coordenação motora ampla e o equilíbrio dinâmico.
II. Podemos considerar que, apenas a menina que pula a corda está realmente realizando uma atividade psicomotora.
III. As crianças que seguram a corda também estão trabalhando o conceito psicomotor funcional global de coordenação motora ampla.
É correto o que se afirma em:
Para melhor conhecimento do presente, passado e futuro é necessário que a criança adquira certas dimensões do tempo, como: noções básicas de temporalidade (ontem, amanhã, agora…); sequências de ações (habilidade para organizar fatos); velocidade (movimentos lentos e acelerados); ritmo (lento, acelerado, cadência); duração (tempo gasto para realizar uma determinada tarefa)
Partindo do conhecimento sobre organização temporal e a contribuições dos autores, analise as afirmativas colocando V para Verdadeiro e F para falso.
I. A mãe de Lúcia (4 anos) pediu para que ela colocar a meia, o tênis e pegar a mochila porque estavam atrasadas e a criança pegou o tênis e a mochila e foi para o carro. O que se verifica nesta situação é que a criança não tem o domínio da sequência das ações a serem realizadas.
II. Quando joana chegou em casa seu pai questionou: por que demorou tanto para ir até ao mercadinho comprar o pão? Ela explicou que encontrou sua amiga que não via algum tempo e começaram conversar e acabou atrasando-se. Este tipo demonstra o quanto a percepção de tempo não está relacionada a fatores psicossomáticos.
III. Rodrigo está no segundo ano do Ensino Fundamental e chegou em casa contando para mãe que a sua apresentação de final de ano será no mês do seu aniversário, em novembro. Demonstrando conhecimento sobre a renovação cíclica de certos períodos.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Sobre a lateralidade e os conceitos da psicomotricidade, avalie as seguintes afirmações:
I. A lateralidade é o fato de um dos lados do corpo ter maior controle sobre o outro.
II. A lateralidade pode ocorrer tanto sobre a predominância corporal como a cerebral.
III. A lateralidade do corpo, a partir dos 2 anos, é quando a criança possui consciência do corpo, mas não discrimina direita e esquerda.
IV. A lateralidade do corpo, a partir dos 2 anos, é quando a criança possui consciência dos lados, como a direita e a esquerda, e a consciência postural.
É correto o que se afirma em:
Sobre a História da psicomotricidade, avalie as seguintes afirmações:
I. As investigações de Ernest Dupré consolidaram estudos neurofisiológicos da época que romperam com a ideia de que todas as disfunções motoras apresentam alteração neurológica.
II. Os primeiros estudos sobre a psicomotricidade tiveram início no século XX, após os dois grandes conflitos mundiais que ocorreram naquele contexto.
III. Os estudos da psicomotricidade foram realizados exclusivamente por Ernest Dupré, que considerava a relação da motricidade com o desenvolvimento do caráter humano.
IV. Os avanços da neurofisiologia do século XIX permitiu compreender as disfunções cerebrais e a elaboração de uma nova teoria que relaciona a atividade gestual com a prática cerebral.
É correto o que se afirma em:
Sobre o relaxamento e a postura, avalie as seguintes afirmações.
I. A postura requer uma consciência corporal capaz de manter uma posição, mesmo em movimento.
II. O relaxamento melhora a consciência corporal, o equilíbrio e a consciência respiratória do corpo. Seu objetivo é atingir a calma.
III. A postura e o relaxamento, assim como a coordenação motora ampla e o equilíbrio, são conceitos psicomotores funcionais globais.
IV. A postura e o relaxamento, assim como a percepção, a coordenação motora fina, são conceitos psicomotores funcionais perceptivos.
É correto o que se afirma em: