ATIVIDADE 2 – EDU – LIBRAS – 53_2025
Ora, sabemos que o preconceito é oriundo de um pré-conceito e, como todo conceito prévio, está isento de conhecimento de causa. Assim, é necessário levarmos informações consistentes às pessoas, a fim de superarmos esses estigmas, inclusive a própria pessoa surda.
Sobre o apresentado acima analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. A Libras é uma língua e faz parte da comunicação dos surdos.
PORQUE
II. Por ser uma língua, entendemos que a Libras possibilita compreender a surdez como uma diferença linguística e não uma deficiência.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Sobre isso, a politica de inclusão sobre a pessoa com surdez sempre foi um desafio, acerca dessas políticas, analise as alternativas abaixo.
I. A lei Federal 10.436/2002 Reconhece a língua de sinais como a língua da comunidade surda.
II. O decreto 5.626/2005 regulamenta a lei federal 10.436.
III. O decreto 5.626 estabelece que abordagem bilíngue precisa ser adotada nas escolas públicas e particulares.
IV. A lei Federal 10.436 estabelece que a Libras será ensinada a crianças ouvintes desde os anos iniciais.
É correto o que se afirma em:
Como citado acima o bilinguismo marcou a realidade educacional e social para o surdo, sobre essas afirmações e o exposto acima analise as alternativas abaixo.
I. O bilinguismo reconhece a Libras como uma língua oficial no Brasil.
II. O bilinguismo é uma estratégia educacional ineficaz para os anos inicias do aluno.
III. O bilinguismo fez com que os surdos fossem separados dos ouvintes.
IV. O bilinguismo só tem espaço dentro de escolas especializadas, escolas inclusivas não atribuem reconhecimento a essa abordagem educacional.
É correto o que se afirma em:
Sobrepondo esse processo de exclusão que viveram os surdos na antiguidade, sabemos que abordagens educacionais surgiram para abordar uma proposta de educação para os surdos.
Sobre essas abordagens, analise as alterativas abaixo considerando V para verdadeiro e F para falso.
( ) Oralismo foi o momento com maior participação de surdos em todas as tomadas de decisão.
( ) Comunicação Total provou ser abordagem educacional mais significativa para a educação dos surdos.
( ) Bilinguismo respeita todas as especificidades de qualquer comunidade, sendo assim o surdo encontra amparo linguístico em todos os sistemas possíveis: Educacional, jurídico, bem- estar e religioso.
( ) Bimodalismo reforça a importância que temos em reconhecer a língua portuguesa sendo superior a língua de sinais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Considerando as crenças, os mitos e as dúvidas sobre a Libras, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas:
I. Os gestos são traços das línguas orais, isto é, acompanham as línguas orais e favorecem a comunicação.
II. A Libras tem gramática própria e se apresenta estruturada nos mesmos níveis das línguas orais, a saber: fonológico, morfológico, sintático e semântico.
III. Como a língua de sinais faz uso do espaço e do corpo, destacando as expressões faciais e, muitas vezes, adotando sinais icônicos, é considerada como mímica.
IV. Não se pode afirmar que a língua de sinais seja icônica, pois as modificações por eles sofridas e na combinação com outros sinais resultam em perda de iconicidade, se tornando, portanto, arbitrários.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
No que se refere à surdez, analise as afirmativas abaixo considerando as adaptações necessárias para uma escola:
I. Oferta de currículo adaptado com critérios diferenciados para a correção de provas discursivas e de Língua Portuguesa.
II. Conhecimento de Libras para uma comunicação funcional por parte dos professores e funcionários; a presença do intérprete de Libras.
III. Oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno. No AEE, os alunos surdos devem receber aulas de Libras, com professores surdos.
IV. No AEE os alunos surdos devem receber aulas de Língua Portuguesa, como segunda língua, além de auxílio em Libras com os demais conteúdos escolares.
É correto o que se afirma em:
Considerando os equívocos dessa lei, analise as afirmativas abaixo:
I. O espírito da lei se referia a criar condições normais da sociedade e não do indivíduo.
II. Passou-se a considerar que o princípio da normalização buscava tornar a criança especial o mais normal possível.
III. No caso específico da surdez, isso significava que o surdo deveria aprender a falar e o oralismo passou a ser a principal metodologia de trabalho para com os surdos.
É correto o que se afirma em:
A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº.9.394/96, enfatiza:
Para que uma inclusão educacional devida colabore de forma clara para o desenvolvimento dos alunos com surdes, precisamos transpor o pensamento que restringe apenas a deficiência e começarmos a pôr em análise suas especificidades. Sobre os dois excertos acima, assinale a alternativa que não corresponde especificamente a inclusão do surdo em sala de aula.
Observe a imagem abaixo:
Fonte: BRECAILO, Solange de Fátima. Expressão Corporal e Facial na comunicação em Libras. Curitiba, 2012.
As expressões faciais e/ou corporais são componentes dos cinco parâmetros da língua de sinais, constituindo assim a fonologia para a Libras. Sobre a imagem e texto acima analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. As expressões faciais são importantes porém, não possuem valor gramatical em Libras.
PORQUE
II. São usadas nos classificadores, pois intensificam seu significado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Considerando o texto e seu conhecimento sobre autocensura, analise as afirmativas a seguir:
I. Para auxiliar a superar a autocensura, é preciso participar da comunidade surda.
II. Para auxiliar a superar a autocensura, é preciso ter aulas com professores surdos.
III. Para auxiliar a superar a autocensura, é preciso compreender os valores da cultura surda.
IV. Para auxiliar a superar a autocensura, é preciso que o corpo seja visto como um meio de comunicação.
É correto o que se afirma em: