AE2 – MAT – ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE – 51/2024
QUESTÃO 1
Um conjunto de n diferentes itens podem ser organizados em ordem de n! formas diferentes. Você está montando um sistema elétrico e precisa selecionar quatro componentes principais: Transformador, Capacitor, Fusível e Relé.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
A partir do exposto acima, quantas ordens diferentes de conexão desses componentes podem ser realizadas para o funcionamento do sistema? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – 12.
Alternativa 2 – 16.
Alternativa 3 – 24.
Alternativa 4 – 36.
Alternativa 5 – 48.
QUESTÃO 2
Neste tipo de amostragem, os indivíduos da população encontram-se ordenados, e a retirada dos elementos que compõem a amostra é feita periodicamente, utilizando-se um intervalo pré-determinado. De qual tipo de amostragem estamos falando? Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Amostragem estratificada.
Alternativa 2 – Amostragem por conglomerado.
Alternativa 3 – Amostragem do tipo bola de neve.
Alternativa 4 – Amostragem aleatória.
Alternativa 5 – Amostragem sistemática
QUESTÃO 3
.
Alternativas
Alternativa 1 – 2,20
Alternativa 2 – 2,48
Alternativa 3 – 2,95
Alternativa 4 – 3,32
Alternativa 5 – 3,78
QUESTÃO 4
A palavra probabilidade vem do latim probare e designa “eventos incertos”. A probabilidade é a base na qual construímos métodos de inferência estatística.
Fonte: PAIXÃO, Rebecca Manesco. Estatística e Probabilidade. Maringá: Unicesumar, 2019.
Em uma caixa, há 15 bolinhas numeradas de 1 a 15. Retira-se uma bolinha ao acaso. Qual a probabilidade, aproximadamente, de que a bolinha retirada seja um número ímpar?
Alternativas
Alternativa 1 – 40%.
Alternativa 2 – 46,67%.
Alternativa 3 – 50%.
Alternativa 4 – 53,33%.
Alternativa 5 – 60%.
QUESTÃO 5
O suicídio configura um importante problema de saúde pública global. Com aproximadamente 800 mil mortes por ano, o suicídio está entre as 20 maiores causas de mortes em todo o mundo, representando a terceira maior causa de mortes em jovens de 15 a 19 anos de idade. O suicídio constitui um fenômeno complexo e envolve múltiplas esferas da vida, relacionando-se com fatores que vão desde os de natureza sociológica, econômica, política, cultural, passando pelos psicológicos e psicopatológicos, até os genéticos e biológicos. Ademais, ao se considerar o fenômeno em contextos indígenas, estamos também lidando com outras definições de vida, de morte, de organização social e política, além de relações de parentesco diferenciadas e cosmologias e sistemas de crença específicos. Os indígenas estão entre as populações mais atingidas pelo suicídio, apresentando as maiores taxas de mortalidade por essa causa em diversos países, como Canadá, Ilhas no Pacífico Sul, Micronésia, Papua-Nova Guiné, Austrália, entre outros.
Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos/edicoes/2021/boletim_epidemiologico_svs_33_final.pdf> Acesso em: agosto. 2022. (adaptado).
Sobre o tema exposto acima, observe também o mapa a seguir.
Fonte. Adaptada Enade 2021.
No mapa é apresentado a distribuição de óbitos por suicídio entre crianças e adolescentes indígenas no Brasil, entre os anos de 2010 e 2014. Com base nas informações acima e no gráfico, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – O estado do Acre apresenta a maior concentração de suicídios entre as crianças indígenas.
Alternativa 2 – No estado do Paraná, é de 22,35% a probabilidade de uma criança indígenas cometer suicídio, segundo o gráfico.
Alternativa 3 – É possível concluir que o maior número de suicídios entre crianças indígenas, ocorreu em estados e regiões diferentes do Brasil.
Alternativa 4 – Dentre os estados apresentados no gráfico, é de 15% a probabilidade de ocorrer suicídios em crianças indígenas no estado do Mato Grosso.
Alternativa 5 – Sabendo a região sul do Brasil é composta pelos estados de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, no período de tempo exposto no gráfico, na região sul ocorreu mais suicídios entre crianças no Brasil.
QUESTÃO 6
A Teoria das Filas pode ser muito útil para empreendimentos que realizam o processo de atendimento, conhecendo por exemplo o número médio de ocorrência de determinado evento. Um escritório de assistência técnica de computadores, por exemplo, sabe que recebe, em média, 6 chamadas por hora.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
A partir do exposto acima, qual é a probabilidade, aproximadamente, desse escritório receber exatamente 8 chamadas nos próximos 90 minutos? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – 9%.
Alternativa 2 – 13%.
Alternativa 3 – 17%.
Alternativa 4 – 22%.
Alternativa 5 – 27%.
QUESTÃO 7
Em uma fábrica de rolamentos, retirou-se da produção, em um determinado dia, uma amostra de seis rolamentos e se mediu o diâmetro externo (mm) de cada um dos rolamentos, obtendo-se os seguintes resultados:
19,5 | 22,3 | 21,4 | 20,5 | 18,7 | 14,2 |
Fonte: a autora.
Qual foi o desvio padrão da amostra?
Alternativas
Alternativa 1 – 2,564 mm.
Alternativa 2 – 2,789 mm.
Alternativa 3 – 2,868 mm.
Alternativa 4 – 3,014 mm.
Alternativa 5 – 3,217 mm.
QUESTÃO 8
O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep, é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior (IES) que ofertam cursos de graduação e sequências de formação específica, além de seus alunos e docentes. O Censo da Educação Superior utiliza as informações do cadastro do Sistema e-MEC, em que são mantidos os registros de todas as IES, seus cursos e locais de oferta. A partir desses registros, o Censo coleta informações sobre a infraestrutura das IES, vagas oferecidas, candidatos, matrículas, ingressantes, concluintes e docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.
O objetivo da coleta é oferecer informações estatísticas confiáveis, que permitam conhecer e acompanhar o sistema brasileiro de educação superior; subsidiar o Ministério da Educação com informações estatísticas para as atividades de acompanhamento e avaliação, programas de expansão e de melhoria da qualidade deste nível de ensino, entre outros; disponibilizar dados para o cálculo de indicadores que fundamentam a formulação e a implementação de políticas públicas e contribuir com o trabalho dos gestores das IES e demais gestores de governo, de instituições de âmbito público ou privado, pesquisadores, especialistas e estudantes do Brasil e de outros países, bem como de organismos internacionais.
Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior> Acesso em: agosto. 2022. (adaptado).
Sobre informações relacionadas ao ensino superior, observe os gráficos a seguir.
Fonte. Enade 2021.
Com base nos gráficos acima, é possível afirmar corretamente que:
Alternativas
Alternativa 1 – Na instituição privada, a maior parte dos alunos dos cursos de licenciatura, estudam na modalidade a distância.
Alternativa 2 – No ano de 2017 os alunos matriculados nos cursos de licenciatura eram em quantidades equivalentes segundo o sexo.
Alternativa 3 – Segundo o gráfico, a maioria dos alunos de licenciaturas estava matriculada em faculdades e centros universitários.
Alternativa 4 – O número de alunos matriculados na universidade pública e privada no ensino a distância e presencial são praticamente iguais.
Alternativa 5 – Juntos os alunos matriculados em centros universitários e em faculdades ultrapassam o número de alunos matriculados em universidades.
QUESTÃO 9
Em uma loja de eletrônicos, o gerente está analisando o número de vendas diárias de um determinado produto ao longo de uma semana. Ele registrou os seguintes valores, conforme consta no quadro a seguir:
Dia 1 | 20 vendas |
Dia 2 | 15 vendas |
Dia 3 | 25 vendas |
Dia 4 | 18 vendas |
Dia 5 | 30 vendas |
Dia 6 | 22 vendas |
Dia 7 | 28 vendas |
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
A partir do exposto acima, qual é a mediana do número de vendas diárias deste produto ao longo da semana? Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1 – 18 vendas.
Alternativa 2 – 20 vendas.
Alternativa 3 – 22 vendas.
Alternativa 4 – 25 vendas.
Alternativa 5 – 28 vendas.
QUESTÃO 10
Um dos objetivos da estatística é sintetizar os valores que uma ou mais variáveis podem assumir, para que se tenha uma visão global da variação dessa ou dessas variáveis, para que isso ocorra esses dados devem ser apresentados em tabelas e gráficos, que irão fornecer rápidas e seguras informações a respeito das variáveis em estudo.
CRESPO, Antonio Arnot. Estatística fácil. Saraiva Educação SA, 2017.(adaptado)
Com base no texto apresentado e nos níveis de mensuração de dados, avalie as afirmações a seguir:
- O cabeçalho designa a natureza do conteúdo de cada linha da tabela.
- O título de uma tabela deve responder como os dados foram coletados.
III. A célula representa o cruzamento entre as linhas as colunas de uma tabela.
- O rodapé é um espaço em que são inseridas notas de natureza informativa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e IV, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.