ATIVIDADE 2 – PED – METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS – 53_2025
Assim, analise as afirmativas a seguir como (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
II. O professor deve esclarecer que o uso pedagógico do erro e do fracasso das experiências não deve criar a expectativa de que as investigações na escola podem refutar teorias científicas.
III. De acordo com a concepção de ciência, entendida como dinâmica, falível e provisória, faz-se necessário que o professor valorize os resultados considerados “errados” e experimentos que “não funcionam”.
IV. O professor, no processo das atividades experimentais, precisa considerar que sua intervenção (mediação didática) deverá contribuir para a superação da observação como simples ação empírica e de descoberta.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
V, V, V, V.
V, V, F, F.
V, F, F, V.
F, V, F, V.
F, F, V, F.
I- A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, §1o, VI, não estabelece a obrigação do Poder Público de “promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, pois a conscientização pública deve partir dos próprios cidadãos.
PORQUE
II- Com a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999 e decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002 o Brasil se destacou como o único país da América Latina a ter uma política nacional especificamente voltada para a Educação Ambiental.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas.
Fonte: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1990.
Com base no texto apresentado, assinale a alternativa correta:
Um saber intuitivo, baseado em experiências subjetivas e crenças culturais.
Um método filosófico voltado unicamente ao estudo do comportamento humano.
Um conjunto de práticas religiosas e espirituais com foco na transcendência dos fenômenos naturais.
Um conjunto de conhecimentos empíricos voltados exclusivamente à natureza, sem necessidade de sistematização.
Uma sistematização de conhecimentos e atitudes racionais voltadas ao estudo sistemático e verificável de fenômenos.

Fonte: https://img.imageboss.me/revista-cdn/cdn/44394/5e69eaa7225eb126e41ff1ce462ebec0483b0bfe.jpg?1682443514
Com base nas informações apresentadas na imagem, avalie as asserções a seguir e as relações propostas entre elas.
I- A figura do cientista se baseia em estereótipos, pertinentes à sociedade atual e contemporânea.
PORQUE
II- O trabalho do cientista se baseia única e especificamente naquele que desenvolve atividades laboratoriais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
As asserções I e II são proposições falsas.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A atividade de campo amplia o espaço de aprendizagem ao integrar observação e prática em ambientes reais.
PORQUE
II. O professor deve sistematizar os conhecimentos, promover trocas de ideias e estimular o debate como parte da mediação pedagógica.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.

Ao estudar a BNCC de Ciências, você vai perceber que há novos nomes para os antigos eixos temáticos que organizavam os conteúdos do componente curricular. Mas a mudança vai além da nomenclatura. No que diz respeito a área da Ciência da Natureza, o objetivo principal é proporcionar aos alunos o contato com processos, práticas e procedimentos da investigação científica para que eles sejam capazes de intervir na sociedade.
Com base nas informações acerca da área intitulada ciências da natureza, avalie as afirmações a seguir.
I- A área ciência da natureza está subdividida em três unidades temáticas: Biologia, Física, Química e Geografia.
II- A unidade temática Matéria e Energia não é responsável pelo estudo da matéria e suas transformações.
III- A unidade temática Terra e Universo não objetiva discutir sobre as características dos seres vivos que habitam na terra.
IV- A unidade temática Vida e Evolução prevê um estudo que seja baseado nas relações naturais do homem para com o ambiente e características evolutivas dos seres vivos.
É correto o que se afirma em:
IV, apenas.
II e III, apenas;
III e IV, apenas;
II, III e IV, apenas;
l, ll, lll e lV.
Fonte: https://unicv.edu.br/wp-content/uploads/2024/04/anais-de-evento-II-Semana-De-Ciencias-Humanas-UniCV-Ciencias-Humanas-Desafios-Contemporaneos-PDF-1-1.pdf. Acesso em: 24 jul. 2025.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O ensino contemporâneo exige constante atualização das práticas pedagógicas.
PORQUE
II. A múltipla atuação do estudante como criador e pesquisador depende apenas da adoção de metodologias ativas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
Sobre os obstáculos que existem em relação aos professores, analise as afirmativas a seguir:
II. Carência de formação continuada do professor.
III. Falta de fundamentação teórico-metodológica.
IV. Trabalho crítico-analítico com o livro didático adotado.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
As ciências devem se legitimar por currículos desligados do mundo, não deve ser contínua e prosseguir ao longo da vida.
O ensino de Ciências não deve ter ?lugar? em outros ambientes que não somente a escola formal afinal este deve explicitar o trabalho de campo.
O desenvolvimento de competências e atitudes científicas deve ser ignorado em prol daquele que pode ser visto como um ?corpo de conhecimentos?.
O Ensino de ciências não deve primar por uma abordagem histórica pois no terreno científico, a exploração do experimental é um imperativo.
O Ensino de Ciências deve possibilitar o desenvolvimento de competências e atitudes científicas dos estudantes.
Observe a imagem a seguir:
Fonte: adaptada de: https://cursocompletodepedagogia.com/tag/qual-a-importancia-da-zona-de-desenvolvimento-proximal/. Acesso em: 24 jul. 2025.
Segundo a concepção de Vygotsky sobre o desenvolvimento dos estudantes, especialmente na formação de conceitos científicos, analise as afirmativas a seguir:
I. O professor deve transmitir os conteúdos prontos para garantir que os alunos adquiram conhecimento científico com exatidão.
II. O professor atua como mediador, identificando o nível atual de conhecimento do aluno e oferecendo suporte para que ele avance em direção a novos saberes.
III. A função do professor limita-se a observar como os alunos constroem sozinhos seus próprios conceitos a partir das experiências do cotidiano.
IV. A mediação docente é necessária apenas nos primeiros anos escolares, perdendo relevância à medida que o estudante se torna mais autônomo.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.