ATIVIDADE 2 – PED – PRÁTICA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – 53_2024
QUESTÃO 1
“A formação não se constrói por acumulação […] mas sim através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas […]. Por isso é tão importante investir na pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência[…].”
Fonte: NÓVOA, A. (org.) Vidas de Professores. Porto: Porto, 1995. p. 25.
É evidente que o curso de pedagogia passou por diversas transformações ao longo dos anos, desde um curso generalista, culminando em um curso mais especializado, voltado a ofertar disciplinas que formaram profissionais qualificados para o atendimento do público-alvo. Dessa forma, houve uma transformação na identidade do pedagogo como a conhecemos atualmente.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre o desenvolvimento do curso de pedagogia e a formação da identidade do pedagogo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(i. A docência é a base da identidade do pedagogo, dessa forma o pedagogo deve somente ser formado para atuação no magistério.
- O profissional de pedagogia deve estar preparado para realizar ações práticas emancipatórias vinculadas à teoria.
III. O pedagogo precisa entender que deve organizar, sistematizar e hierarquizar ideais, a fim de vincular a prática à teoria.
- Durante a formação do pedagogo e de sua identidade, deve-se entender que as disciplinas devem estar diretamente associadas em manter teoria e prática ligadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas
Alternativa 1 – V, F, F, V.
Alternativa 2 – F, V, V, V.
Alternativa 3 – F, F, F, F.
Alternativa 4 – V, F, V, V.
Alternativa 5 – V, V, F, F.
QUESTÃO 2
É de conhecimento de todos os profissionais da educação que a Lei n° 9.394/96 conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) (BRASIL, 1996) foi um grande avanço tanto para a profissão de professor, quanto para os avanços na educação do país. (CARVALHO, 2022 p. 30-36).
CARVALHO, Tereza Cristina. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, p. 30-36, 2022.
Duas professoras da rede municipal de ensino estavam em sua hora atividade e começaram a discutir os avanços trazidos pela LDBN, uma das professoras destacou o piso salarial, a outra mencionou também sobre regulamentação dos cursos de pedagogia e a carga horária de cada disciplina.
Em relação aos excertos acima e os conceito da LDBEN, assinale V para verdadeiro e F para falso.
I – A formação docente, exceto para ensino superior, será fixado carga horária de no mínimo 300 horas para prática de ensino.
II – Os institutos de Ensino Superior deverão ofertar cursos complementares e de extensão para a formação docente que promovam a prática e prepare o docente para atuar no tempo e no espaço atual.
III- Em todos os seus Títulos, a LDBN (Lei nº 9.394/96) não deixa claro que o professor terá um plano de carreira instituído, bem como piso salarial.
IV – Em relação a LDBN, o art. 62 em § 8 estabelece que os currículos dos cursos da formação de docentes terão por referência a Base Nacional Comum Curricular.
As afirmativas I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – F, V, F, V.
Alternativa 2 – V, V, F, V.
Alternativa 3 – F, F, F, V.
Alternativa 4 – F, V, V, F.
Alternativa 5 – V, F, V, V.
QUESTÃO 3
O processo de formação de professores começa a se configurar durante a década de 1990, juntamente com as exigências de uma sociedade cada vez mais competitiva e diante deste cenário a literatura aponta que ser professor seria uma tarefa um tanto desafiadora, já que a ele caberia enfrentar inúmeros desafios.
Considerando o contexto e em relação ao processo formativo do profissional da educação e sua atuação, analise as afirmativas e considere V para verdadeiro e F para falso.
- A formação de professores necessita de bases reflexivas, pois é uma nova exigência mundial que antecede o nosso recorte temporal.
- A prática de ensino deve ser considerada como um momento de contato com a sala de aula e entendida como uma aproximação da realidade da escola.
III. É necessário que a formação propicie momentos e que o futuro docente possa articular a teoria e a prática, para compreender como a práxis se consolida.
- O professor não precisa valorizar as experiências socioculturais dos alunos, pois as novas tecnologias na sala de aula são suficientes para produzir novos conhecimentos.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1 – V, V, F, F.
Alternativa 2 – F, V, F, F.
Alternativa 3 – V, F, V, F.
Alternativa 4 – V, V, V, F.
Alternativa 5 – F, V, F, V.
QUESTÃO 4
Refletir sobre a Prática de Ensino e, principalmente, sobre a formação docente é uma atividade bastante provocativa, pois perpassa por diversos setores e inúmeros movimentos. Além disso, é imprescindível que se repense a prática como um elemento que articule e agregue para com uma formação docente que atenda às necessidades atuais.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2022.
Sobre a formação docente, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Para uma formação adequada, não basta somente um acúmulo de conhecimentos, é preciso atender às exigências da sociedade atual.
Alternativa 2 – A formação docente deve estar intrinsecamente ligada a disciplinas teóricas que possibilitem ao futuro docente uma formação adequada.
Alternativa 3 – Apenas durante a prática docente o professor terá realmente a formação necessária, pois verá a realidade e não somente a teoria.
Alternativa 4 – O currículo e a formação de professores passaram a valorizar somente a experiência sociocultural do aluno como meio transformador do processo de ensino e aprendizagem.
Alternativa 5 – A formação docente passou a ser alicerçada na compreensão de que os conhecimentos teóricos deveriam ser aplicados apenas no final do curso.
QUESTÃO 5
A Pedagogia Empresarial foi criada pela professora Maria Luiza Marins Holtz, na década de 80, para caracterizar as atividades realizadas dentro das empresas que possuíam um enfoque no desenvolvimento profissional e pessoal, envolvendo cursos, projetos e programas de treinamento e desenvolvimento.
Elaborado pela professora, 2022.
Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o papel do pedagogo dentro de uma empresa.
Alternativas
Alternativa 1 – Desenvolver programas, projetos e ações que utilizem o patrimônio cultural como recurso educacional e de inclusão social.
Alternativa 2 – Possibilitar, sobretudo, a reconstrução ou desconstrução de ações e de comportamentos adquiridos, para que se tornem melhores.
Alternativa 3 – Incentivar os colaboradores a investirem na sua educação, a fim de que possam almejar cargos de maior remuneração dentro da empresa.
Alternativa 4 – Buscar mudanças no comportamento dos colaboradores, para que trabalhem comprometidos e em busca dos mesmos ideais, independente das diferenças individuais.
Alternativa 5 – Estimular e dar continuidade aos estudos, a fim de não perderem seu curso e para que não se convertam em repetentes, ou venham a interromper o ritmo de aprendizagem escolar.
QUESTÃO 6
Entre as décadas de 1980 e 1990, a mudança na formação de professores estava centrada na emancipação e na autonomia do professor de modo a superarem a dicotomia entre os profissionais e os cursos, além de efetivar a participação desse profissional no processo de democratização da sociedade e do país.
Elaborado pela professora, 2022.
Levando em consideração tais perspectivas históricas, leia as afirmativas e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1 – A nova exigência na formação dos professores era pautada no tecnicismo.
Alternativa 2 – A democratização do ensino precisava de professores que garantissem apenas a permanência de alunos de classe social alta nas escolas.
Alternativa 3 – A formação de professores estava centrada na emancipação e na autonomia do professor, porém relacionado as questões práticas e não às questões sociais.
Alternativa 4 – A democratização da sociedade e do país é muito mais complexa, sendo assim, a emancipação e participação dos profissionais da educação não foi importante para esse processo.
Alternativa 5 – A década de 1990 foi marcada por uma intensa reforma educacional. Nesse sentido, procura-se, a partir de então, uma visão contextualizada e crítica das mudanças educacionais ocorridas nesse período em todos os níveis de educação.
QUESTÃO 7
Superar a dicotomia entre teoria e prática é um dos grandes desafios nos cursos de graduação, principalmente nos de licenciatura, como o de Pedagogia. Os embates são constantes a respeito dessa separação presente na formação docente, o que aponta para um enorme distanciamento entre o que os cursos propõe enquanto conhecimento e o que a prática docente exige.
Elaborada pelo professor (2022)
Levando em consideração o exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O distanciamento entre a teoria e a prática na formação inicial dos profissionais da educação, é apenas uma concepção descrita no imaginário teórico e que pouco tem a ver com a realidade vivenciada.
Alternativa 2 – O currículo dos cursos de formação inicial de professores, trabalham a partir de práticas construtivistas da educação, deixando de lado concepções teóricas arcaicas e pouco utilizadas na atualidade.
Alternativa 3 – A dicotomia começa no currículo que propicia um impacto nessa separação na medida em que não conversa com a realidade da escola, desconsiderando aqueles que estão ao entorno dela.
Alternativa 4 – Os cursos de formação inicial defendem um currículo e um fazer pedagógico baseado nas concepções da Educação Bancária, idealizada por Paulo Freire.
Alternativa 5 – Os cursos de licenciatura precisam evidenciar as concepções teóricas deixando os aspectos práticos apenas para o período do estágio.
QUESTÃO 8
A década de 1990 foi considerada a década da educação, principalmente pela criação da LDBEN 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), que teve como principal premissa estabelecer uma nova proposta para os profissionais da Educação Básica, possibilitando novos encaminhamentos.
Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 ago. 2023.
Sobre as premissas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A formação de profissionais da educação terá como fundamento a associação entre teoria e prática mediante estágio supervisionado e formação em serviço.
PORQUE
- Os trabalhadores da educação são somente aqueles que portam diploma de pedagogia, com habilitação em administração, planejamento, supervisão, inspeção e orientação educacional, bem como com títulos de mestrado ou doutorado nas mesmas áreas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9
Observe a figura a seguir:
Figura 1 – A discussão sobre o estágio supervisionado entre professor e aluna.
Fonte: a autora.
O estágio supervisionado é um momento muito esperado pelos alunos, pois a relação entre a teoria e a prática é muito significativa na formação do professor. Ele é o elemento que possibilita ao futuro profissional ter contato com essa realidade, como observamos no diálogo entre professor e aluna na tirinha apresentada. Com base no estágio supervisionado e no exposto, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O estágio supervisionado consiste em uma tarefa que deve ser executada no final do curso, a fim de cumprir a carga horária e os relatórios sem relacioná-los com a teoria estudada.
Alternativa 2 – O estágio não é apenas um componente integrante do currículo dos cursos de licenciatura para cumprimento de carga horária, mas um espaço para a construção de aprendizagens a respeito da articulação entre a teoria e a prática.
Alternativa 3 – O estágio supervisionado consiste na observação da prática realizada por professores, a fim de compreender como os métodos, técnicas e instrumentos deverão ser reproduzidos na sua prática.
Alternativa 4 – Apesar de o estágio ser ofertado nos cursos de licenciatura, o aluno pode optar por realizar a prática em sala de aula ou não.
Alternativa 5 – O estágio supervisionado utiliza a prática como imitação de modelos em que o futuro docente aprende por meio da reelaboração de modelos existentes.
QUESTÃO 10
É evidente que, durante a história da educação no Brasil, o curso de pedagogia esteve por diversas vezes em foco nas legislações, mesmo durante inúmeras transições governamentais. Durante a década de 1970, a formação de professores era permeada por uma perspectiva tecnicista, isso fica evidente no artigo 30, da Lei nº 5.692/71, que estabeleceu a formação mínima para o magistério. Somente com a aprovação da Resolução CNE/CP nº 1/2006, que institui as Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia, foi proporcionada uma organização mais polivalente ao professor, dividindo o curso em três eixos, sendo eles: docência, gestão e produção de conhecimento.
Fonte: https://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf; https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 20 mar. 2023.
Com base na história da educação no Brasil, na legislação e nas transformações na formação do pedagogo, analise as afirmativas a seguir:
- A formação mais tecnicista se enquadrava no momento histórico da ditadura, sendo neste momento mais viável a formação de mão de obra qualificada.
- Com a aprovação da Resolução CNE/CP nº 1/2006, o curso de pedagogia passa a ser voltado para a formação de profissionais dedicados à docência, gestão e produção de conhecimento.
III. A Lei nº 5.692/71 não fixou as Diretrizes e Bases para o Ensino de primeiro e segundo graus.
- Para o ensino tecnicista, visto na Lei nº 5.692/71, a qualidade era muito mais importante do que a quantidade, tanto do ensino quanto da formação desses profissionais.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e VI, apenas.