ATIVIDADE 2 – PSICO – EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA – 53_2024
QUESTÃO 1
Além da regulamentação por parte de inúmeras legislações, a adaptação necessária para o atendimento do público alvo da educação especial necessita sempre de novos recursos, por isso, as tecnologias assistivas vieram para agregar mais condições ao atendimento dos alunos do PAEE (Professor de Apoio Educacional Especializado). Para Manzini (2005, p. 82) “Os recursos de tecnologia assistivas estão muito próximos do nosso dia-a-dia. Ora eles nos causam impacto devido à tecnologia que apresentam, ora passam quase desapercebidos”.
Fonte: MANZINI, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, 2005, p. 82-86.
Considerando as definições da tecnologia assistivas e do público alvo a qual dessas tecnologias está destinada, analise as afirmativas a seguir:
- A Tecnologia Assistiva desenvolve recursos para que os alunos com deficiência tenham as mesmas oportunidades que os demais alunos, minimizando as barreiras que a deficiência impõe.
- A Tecnologia Assistiva é definida como uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços.
III. A Tecnologia Assistiva preocupa-se em universalizar o acesso aos meios tecnológicos por parte dos alunos, promovendo adequações necessárias ao seu uso.
- A Tecnologia Assistiva identifica a inteligência das pessoas com base nos resultados de testes padronizados e quantitativos, comparando o desempenho cognitivo de um indivíduo com deficiência a pessoas do mesmo grupo etário.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 2
Para Libâneo (2012), o planejamento deve ser desenvolvido além do “o quê” ”para que” e “por que” ensinar, desta forma o autor define que o planejamento além de definir para quem é com o que ensinar, conteúdos, metodologias, objetivos, recursos etc. Desta forma, para o planejamento e o desenvolvimento de um ensino libertador e inclusivo, é necessário que o docente busque o auxílio da equipe multidisciplinar ou o psicopedagogo para auxiliá-lo nas alterações do seu plano de aula a fim de atender seus alunos. O plano deve ser claro, com objetivos específicos, e adaptado conforme a necessidade de cada caso.
Fonte: LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
Em relação ao excerto acima sobre o planejamento do ensino e o aprendizado na perspectiva inclusiva, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- O docente possui um papel fundamental na adaptação do currículo para atender os alunos do PAEE, ao ser ele quem define em colaboração com outros profissionais o que precisa ser adequado no currículo para atender esse alunado.
PORQUE
- Para adaptar o currículo às necessidades dos alunos do PAEE, o papel do psicopedagogo é extremamente relevante na realização das adaptações, pois ele é um elo dentro do espaço escolar entre os profissionais que atuam naquele espaço para compreenderem e articularem ações significativas para fomentar de maneira adequada o processo de ensino e aprendizagem desses estudantes.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3
De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovado por meio da Lei nº 13.146, de 6 de julho, estabelece em seu Art. 53 que: “A acessibilidade é direito que garante à pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida viver de forma independente e exercer seus direitos de cidadania e de participação social”. Em relação ao excerto acima, é fundamental pensar na acessibilidade em todos os seus aspectos.
Fonte: BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília – DF. 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm#art112. Acesso em: 26 jun. 2024.
Sobre deficiência e a acessibilidade, analise as afirmativas a seguir:
- Para que a pessoa com deficiência tenha a possibilidade de ser vista e respeitada na sociedade, a acessibilidade precisa ser compreendida como fundamental para a eliminação das barreiras sociais.
- Para uma pessoa surda, a acessibilidade na comunicação diz respeito ao acesso à comunicação interpessoal (como língua de sinais), comunicação escrita em livros, apostilas, jornais, revistas e comunicação virtual.
III. Usar o termo “pessoas com necessidades especiais” é uma forma de garantir acessibilidade atitudinal, uma vez que diz respeito ao comportamento das pessoas sem preconceitos, estereótipos, estigmas e discriminações.
- Projetar e adaptar as vias públicas não facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida inadequada de acessibilidade.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 4
O assessoramento psicopedagógico é uma estratégia importante na busca por respostas aos desafios institucionais, desta forma, organizar ações que viabilizem o processo inclusivo e que possibilitem condições para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem a partir da perspectiva inclusiva é indispensável.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação Inclusiva e Prática Psicopedagógica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Em relação ao trabalho inclusivo do psicopedagogo na escola, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- O psicopedagogo deve viabilizar as discussões a respeito das dificuldades e potencialidades de cada estudante com deficiência.
PORQUE
- A equipe pedagógica e o psicopedagogo devem ser envolvidos no processo, podendo compartilhar suas experiências e ações a fim de articular novas estratégias de trabalho.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
Em relação ao trabalho do psicopedagogo para a inclusão na educação, Tanamashi (2003, p. 43) relata que: “ […] o psicopedagogo não é um mero resolvedor de problemas, mas um profissional que dentro de seus limites e de sua especificidade, pode auxiliar a escola a remover obstáculos que se interpõem entre os sujeitos e o conhecimento e a formar cidadãos por meio da construção de práticas educativas que favoreçam processos de humanização e reapropriação da capacidade de pensamento crítico.”
Como o autor Tanamashi (2003) e outros autores ressaltam, o papel do psicopedagogo é fundamental na formação e inclusão da pessoa com deficiência, pois esse profissional em colaboração com a equipe pedagógica da escola direciona e encaminha as estratégias e ações adequadas para o atendimento educacional especializado.
Fonte: TANAMASHI. E. de R.; MEIRA, M. E. M. A atuação do Psicólogo como expressão do pensamento crítico em Psicologia e Educação. In: ANTUNES, M. A. M. (org.). Psicologia Escolar: Práticas Críticas, São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.
Em relação aos excertos apresentados sobre a prática psicopedagógica na educação inclusiva e no atendimento educacional especializado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- A aprendizagem dos estudantes com deficiência dependerá, na maioria, de uma proposta de trabalho docente inclusiva, seja ela na sala de aula do ensino comum, seja ela na sala de recursos multifuncionais.
PORQUE
- Ao pensar em práticas pedagógicas adequadas, elas terão grande influência sobre o processo de aprendizagem, inclusive o trabalho colaborativo entre equipe pedagógica e psicopedagogo é fundamental para obter resultados positivos e duradouros.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 6
Muitas crianças e adolescentes são encaminhados a um psicopedagogo devido a dificuldades apresentadas, especialmente na aprendizagem. Por isso, o ambiente escolar assume um papel crucial, já que os professores e equipe pedagógica precisam estar atentos aos sinais que os alunos apresentam, que podem estar relacionados às suas ações, comportamentos, socialização e desempenho acadêmico.
Fonte; Elaborado pela professora, 2024.
Em relação às orientações do trabalho psicopedagógico na escola inclusiva, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- A avaliação psicopedagógica é de extrema importância, pois, atualmente, o profissional deverá utilizar uma gama de instrumentos para identificar quais são as dificuldades de aprendizagem do paciente.
PORQUE
- Com a participação da equipe pedagógica da escola e da família o diagnóstico pode ser identificado com mais rapidez, propiciando uma intervenção mais adequada para o paciente.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 7
Entende-se a Tecnologia Assistiva como produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. Desta maneira, a International Organization for Standardization – ISO 9.999:2007 apresenta onze classes de produtos de Tecnologias Assistivas.
Fonte: CARVALHO, T. C. de. Educação Inclusiva e Prática Psicopedagógica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2021.
Sobre os recursos, equipamentos de tecnologia assistiva e as onze classes de produtos classificados pelo ISSO 9.99.2007, analise as afirmativas a seguir:
- Produtos de apoio para mobilidade pessoal; produtos de apoio para atividades domésticas; mobiliário e adaptações para habitações e outros edifícios; produtos de apoio para comunicação, informação.
- Ajudas para tratamento clínico, produtos de apoio para tratamento clínico em grupo, como próteses, e mecanismos adaptados.
III. Ajudas para cuidados pessoais e de proteção; ajudas para mobilidade pessoal; ajudas para apenas cuidados domésticos; ajudas individualidade da pessoa com deficiência.
- Produtos de apoio para manuseamento de objetos e dispositivos; produtos de apoio para melhoria do ambiente, máquinas e ferramentas; produtos de apoio para atividades recreativas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 8
Falar sobre a evolução conceitual da deficiência e sua terminologia correta é um importante meio para evitar estigmas e preconceitos. Salienta-se que, usar termos técnicos corretamente é ir além da questão semântica. É válido escrever construtivamente, principalmente, sobre a inclusão social e a educação para cidadania, pois se trata também de uma questão de direitos humanos.
Também segundo os autores Coll; Palacios e Marchesi (1995, p. 12) “A deficiência não é uma categoria com perfis clínicos estáveis, sendo estabelecida em função da resposta educacional. O sistema educacional pode, portanto, intervir para favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com algumas características “deficitárias”
Fonte: COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. (org.). Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, v. 3, 1995.
Analisando os textos acima, sobre a conceituação e a terminologia da deficiência, analise as afirmativas a seguir:
- A terminologia correta em relação à deficiência é fundamental para evitar estigmas e preconceitos, promovendo uma abordagem mais inclusiva e respeitosa.
- O uso correto de termos técnicos sobre deficiência é apenas uma questão semântica e não tem impacto significativo na inclusão social e nos direitos humanos.
III. A deficiência é uma categoria com perfis clínicos estáveis, não sendo influenciada pela resposta educacional ou pelo sistema educacional.
- A deficiência é uma condição que pode ser influenciada e modificada pela resposta educacional e pelo sistema educacional.
É correto o que se afirmar em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.
QUESTÃO 9
Análise o seguinte caso hipotético:
Vanessa é uma aluna deficiente visual, e está em processo de mudança de escola, pois na escola antiga, ela não era incluída com os demais, além de não ter um acompanhamento pedagógico adequado. A nova escola que irá estudar está se adaptando para recebê-la. Os docentes do ensino regular, da educação especial e a equipe psicopedagógica já estão se organizando para adaptações curriculares e adequações para receber e incluir a aluna com deficiência.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
Sobre as adequações da escola que Vanessa irá estudar e a organização do currículo e suas adequações para o atendimento dos alunos com deficiência, analise as afirmativas a seguir:
- O docente do ensino comum precisa garantir o acesso ao conhecimento formal e sistematizado, bem como o aprendizado aos estudantes com deficiência.
- O docente da Educação Especial deve orientar e trabalhar de maneira colaborativa com os docentes do ensino comum.
III. O psicopedagogo institucional tem como uma de suas funções orientar os docentes do ensino regular e os da Educação Especial.
- Cabe a aluna Vanessa se adaptar ao formato da nova escola e não cabe maiores adaptações da equipe multidisciplinar de escola para o atendimento da aluna.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III, apenas.
QUESTÃO 10
Analise o seguinte caso hipotético:
Victor é um aluno surdo de uma turma de sexto ano do ensino fundamental. Ele foi diagnosticado com surdez desde o nascimento, assim, sua família pode trabalhar vários recursos ao longo de seu desenvolvimento. Mesmo com todo auxílio da família, Victor ainda necessita de um acompanhamento psicopedagógico para desenvolver algumas habilidades de escrita e compreensão.
Fonte: Elaborado pela professora, 2024.
Em relação aos apontamentos feitos pelo texto sobre o aluno Victor, e sobre as possibilidades de aprendizagem da pessoa com deficiência, analise as afirmativas a seguir:
- É fundamental que o psicopedagogo, ao se comunicar com uma pessoa com a especificidade de Victor, fale de frente com ele e devagar, para poder visualizar seu rosto e suas expressões, pois essa ação facilita a leitura labial e a compreensão do que está querendo externalizar.
- Geralmente, para a pessoa surda a aprendizagem da língua portuguesa, não é um dos maiores desafios, por isso, tanto o psicopedagogo quanto o docente não necessitam adaptar currículos ou atividades para favorecer o ensino aprendizagem.
III. Assim como Victor, a pessoa surda apresenta grande percepção visual, que deve ser explorada por meio de atividades que tenham ligação com essa habilidade, como: jogos, desenhos, brincadeiras de faz de conta e histórias infantis.
- Victor deve estabelecer uma relação com o mundo exterior por meio de sinais e expressões faciais, que devem ser compreendidos pelos pais e docentes, que precisam estimulá-la a expressar seus desejos e necessidades.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – IV, apenas.
Alternativa 3 – I e II, apenas.
Alternativa 4 – I e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, III e IV, apenas.