ATIVIDADE 2 – PSICO – NEUROPSICOPEDAGOGIA E APLICAÇÃO PRÁTICA NO PROCESSO DIAGNÓSTICO – 53_2024
QUESTÃO 1
O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.
Imagem I. Imagem II.
Fonte: CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Neuropsicopedagogia e Aplicação Prática no Processo Diagnóstico. Maringá-PR: UNICESUMAR, 2020.
Considerando as imagens I e II acima e os conhecimentos referentes a Neurociência, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
- O sistema límbico é composto por: amígdala, córtex orbitofrontal, porções dos gânglios basais, hipotálamo, tálamo, giro do cíngulo e hipocampo. As amígdalas processam as emoções para conseguirmos classificá-las em boas ou ruins, ou seja, são processadas pelas amígdalas as emoções primárias, como medo, raiva, nojo, felicidade e tristeza. (LEDOUX, 1996)
PORQUE
- A inteligência intrapessoal está intimamente ligada ao centro neural das emoções, devido às, córtex orbitofrontal, “[…] feixes nervosos em forma de amêndoas […], com estruturas interligadas, localizadas acima do tálamo, próximas da parte inferior do anel límbico”. (ANTUNES, 2015, p. 82)
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 – As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Outro aspecto do estudo de Vygotsky, porventura o mais relevante, o mais inovador e o que mais marca o seu pensamento, refere-se à comunicação, à interação social enquanto função primordial da fala. É para comunicar que o homem cria e utiliza os sistemas de linguagem, e é a necessidade de comunicar que impulsiona o seu desenvolvimento. Na ausência de um sistema de signos, linguísticos ou não, a comunicação torna-se limitada e de cariz mais afetivo, já que a transmissão racional e intencional de experiências e de pensamentos requer um sistema mediador – a fala. Ou seja, a verdadeira comunicação requer significado e generalização, tanto quanto requer signos.
BRITES, Isabel; CASSIA, Roberta de. Pensamento e linguagem. Rev. Lusófona de Educação, Lisboa, n. 22, p. 179-184, 2012. Disponível em: <https://bityli.com/EtZHK>. Acesso em 07 jul 2020.
Considerando o exposto, avalie as afirmativas seguintes.
- As crianças que aprendem um conceito novo, ou palavra, começam a testar sobre em quais contextos essa descoberta se aplica corretamente.
- À medida que outras funções psicológicas superiores se desenvolvem, vão surgindo novos pensamentos e linguagens mais apurados que os anteriores.
III. O pensamento auxilia na estruturação da linguagem, e a linguagem é em sua grande parte guiado por outra pessoa que modifica os pensamentos que temos das coisas.
- Linguagem e pensamento são interdependentes, e essa dependência pode ser exemplificada quando a criança descobre que tudo tem um nome e dessa descoberta iniciam-se vários questionamentos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Vimos ao longo da nossa disciplina que o sono é tão complexo que continua sendo um mistério da neurociência moderna. Contudo, sabemos que o sujeito que passa por um bom estado de sono, possui um estado de alerta mais ativo (CORDEIRO, 2020).
CORDEIRO, S. M. N. Neuropsicopedagogia e Aplicação Prática no Processo Diagnóstico. Maringá: UniCesumar, 2020.
Sabendo da relação sono e vigília, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As privações de sono impactam tanto na manutenção da atenção do sujeito, quanto na estabilidade da atenção sustentada.
Alternativa 2 – A privação do sono pode causar um curto período de atenção no sujeito quando disperso, mas não o suficiente para impactar seu estado de alerta.
Alternativa 3 – A diminuição da atenção, durante desempenhos de atividades em sujeitos que prolongam o estado da vigília, não tem relação com a privação do sono.
Alternativa 4 – O sono é necessário para o descanso do sujeito na totalidade, mas quando desperto, não tem relação com o estado de alerta, sendo irrelevante na seleção de estímulos importantes.
Alternativa 5 – Mesmo o sujeito com privação de sono possui um estado de alerta íntegro, visto que o sono apenas impacta no descanso do corpo na totalidade e o estado de alerta só ocorre enquanto estamos já dispersos.
QUESTÃO 4
Joaquim é um excelente orador, filho de professores, atrai a atenção de milhares de pessoas com seus discursos, letras e canções. Ao traduzir em palavras o que está pensando ou sentindo, faz de forma clara, objetiva e pouco sensível.
Fonte: CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Neuropsicopedagogia e Aplicação Prática no Processo Diagnóstico. Maringá-PR: UniCesumar, 2020.
Considerando a Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1993), para analisarmos as competências apresentadas por Joaquim, podemos afirmar que ele possui determinadas inteligências bem desenvolvidas, sendo assim, analise as afirmativas seguintes.
- Joaquim possui a inteligência intrapessoal bem desenvolvida, pois, a única forma de conseguir se expressar com qualidade, é conhecendo, primeiramente, a si.
- Joaquim possui a inteligência verbal bem desenvolvida, pois se expressa por meio das palavras, usando recursos complexos da comunicação.
III. Joaquim possui a inteligência musical bem desenvolvida, ao conseguir expressar o que está pensando ou sentindo de diferentes formas, como na interpretação de uma canção.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I, apenas.
Alternativa 2 – II, apenas.
Alternativa 3 – I e III, apenas.
Alternativa 4 – II e III, apenas.
Alternativa 5 – I, II e III.
QUESTÃO 5
O processo de aprendizagem depende de inúmeros aspectos, e é necessário que esses diferentes aspectos ainda precisam estar em um funcionamento adequado. As questões internas do sujeito, como suas bases neurológicas, nível maturacional e desenvolvimento precisam estar alinhadas com as externas, como estímulo familiar, de professores, didática e outros. Ou seja, não tem como segregar ou separar as questões neurológicas, sociais, pedagógicas e psicológicas para uma aprendizagem efetiva e os estímulos que uma deve fornecer a outra. Porém, em alguns casos, a potência com que os fatores neurológicos se apresentam, é difícil não detectar que determinado padrão de comportamento seja prejudicial à aprendizagem, como nos casos de Transtorno de Déficit de aprendizagem e Hiperatividade (TDAH).
Adaptado de: CORDEIRO, Suzi Maria Nunes. Neuropsicopedagogia e aplicação prática no processo diagnóstico. Maringá, PR.: Unicesumar, 2020. 200p.
Considerando os transtornos e dificuldades de aprendizagem e suas relações neurológicas, avalie as afirmativas seguintes.
- A dislexia ou disgrafia estão relacionadas a área de Wernicke e a área de Broca, se houver alguma alteração formativa ou até mesmo uma lesão nessas áreas pode ocasionar em dificuldades de leitura e escrita.
- Podem estar relacionados ao TDAH, neurotransmissores responsáveis pelo sistema de atenção, como, por exemplo, a adrenalina e a glutamina, também pode estar relacionado com a falta de controle de impulsos de origem biológica diversas.
III. O Transtorno Desafiante Opositor é causado por alterações na estrutura do córtex pré-temporal, região do cérebro responsável pela criatividade e fala. Alteração no sistema de serotonina, dopamina e noradrenalina também podem estar relacionados com este transtorno.
- O transtorno do espectro autista (TEA), em suas diferentes intensidades e expressões, pode ser causado por alterações nos lobos frontais e temporais, até mesmo em uma anomalia no sistema límbico, onde o tamanho de alguns componentes sejam diferentes de sujeitos fora do espectro autista.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV, apenas.
Alternativa 2 – II e III, apenas.
Alternativa 3 – III e IV, apenas.
Alternativa 4 – I, II e IV, apenas.
Alternativa 5 – II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 6
A Neuropsicopedagogia é uma área transdisciplinar que alia três ciências, sendo, Neurologia, Psicologia e Pedagogia, dentro de uma concepção biopsicossocial. Segundo a Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (2014, p. 3), os conhecimentos dessas três ciências proporcionam que a Neuropsicopedagogia possa relacionar cérebro e aprendizagem humana em uma perspectiva de reintegração pessoal, social e escolar.
Fonte: SBNPp. RESOLUÇÃO SBNPp Nº 03/2014. Disponível em: https://www.sbnpp.org.br/arquivos/codigo_de_etica_2016.pdf. Acesso em: 2 jun. 2024.
Considerando o exposto, quanto ao objeto de estudo da Neuropsicopedagogia, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – O cérebro humano, a fim de explicar todas as nossas ações a partir de uma visão biológica.
Alternativa 2 – A aprendizagem, pois todas as dificuldades são oriundas de um transtorno que somente a Neurologia pode explicar.
Alternativa 3 – O cérebro humano e suas implicações na aprendizagem, considerando as dimensões biológicas, psicológicas e sociais de todos.
Alternativa 4 – Apenas a estrutura cerebral, visto que sem as mesmas não haveria uma visão biopsicossocial para que o indivíduo se relacione com o meio.
Alternativa 5 – O neurônio e sua ação no processo de aprendizagem, pois o foco sempre é a atuação dos neurônios nos aspectos cognitivos, sobrepondo os aspectos emocionais e sociais.
QUESTÃO 7
Segundo Cordeiro (2020), tanto habilidades físicas quanto motoras são dependentes do meio em que o sujeito vive para as desenvolver, estando, inclusive, relacionadas as demais funções psicológicas. Quanto mais estímulo a criança recebe desde a tenra idade para desenvolver aspectos como andar, correr, pegar, recortar etc., mais facilitada será sua aprendizagem com caráter autônomo e com maiores possibilidades de estruturas de aquisição de conhecimento.
Fonte: CORDEIRO, S. M. N. C. Neuropsicopedagogia aplicada ao processo diagnóstico. Maringá: UniCesumar, 2020.
Com base no exposto, sobre a importância de compreender o movimento e a percepção como funções psicológicas superiores interdependentes, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – Compreender essa relação ajuda a identificar a necessidade dos estímulos completos para o pleno desenvolvimento do sujeito e sua aprendizagem.
Alternativa 2 – O movimento e a percepção são funções isoladas que não influenciam o aprendizado, logo, saber disso ajuda o profissional a trabalhá-las de forma individual.
Alternativa 3 – A relação entre movimento e percepção não é relevante para a aprendizagem, visto que a aquisição de conhecimento só ocorre pelas funções de linguagem, memória e pensamento.
Alternativa 4 – É importante saber a relação existente entre as funções psicológicas, a fim de estimular apenas as que possuem maior relevância para o processo de aprendizagem, sendo, a percepção e a memória.
Alternativa 5 – A percepção e o movimento são independentes das demais funções psicológicas, pois estão relacionadas com o desenvolvimento do corpo, apenas, e não com aspectos psicoemocionais e cognitivos.
QUESTÃO 8
Analise a imagem a seguir:
Descrição: a imagem apresenta a foto em meio corpo de um bebê, segurando um brinquedo colorido com as duas mãos e levado até a boca.
Fonte: https://encurtador.com.br/v04wG. Acesso em: 30 jul. 2024.
Considerando a teoria walloniana, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A imagem de um bebê com o brinquedo na boca exemplifica uma fase importante do desenvolvimento humano, que ocorre por volta de 1 a 3 anos, a qual Wallon denomina de Categorial.
PORQUE
- No estágio Categorial, também chamado de Categorização, a criança tende a chegar com as percepções “eu e o outro” bem definidas, o que proporciona uma prontidão nas estruturas cognitivas para voltar suas aprendizagens para o mundo externo ao seu corpo.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 – <B>ATENÇÃO: </B>NÃO FOI POSSÍVEL REALIZA A LEITURA DA ALTERNATIVA.
Alternativa 5 – <B>ATENÇÃO: </B>NÃO FOI POSSÍVEL REALIZA A LEITURA DA ALTERNATIVA
QUESTÃO 9
Leia os excertos a segui:
Após o aceite do contrato, já é possível agendar a segunda etapa das investigações psicopedagógicas, que contará com a anamnese realizada com a presença do pai e da mãe do menor com dificuldades de aprendizagem. No caso de o sujeito ser criado, apenas, com a presença de tios, avós ou outros membros, faz-se a entrevista com esses sujeitos, que participam da educação e que, na medida do possível, acompanharam a gestação (Cordeiro, 2020, p. 140 apud Cengage, 2016b).
Fonte: CORDEIRO, S. M. N. Neuropsicopedagogia aplicada ao processo diagnóstico. Maringá: UniCesumar, 2020.
No cenário atual, vemos que a presença de avós, tios, madrinhas, padrastos, são necessários, pois fazem parte do convívio diário da criança. Levando em questão esse novo cenário familiar, o psicopedagogo deverá estar equipado das perguntas certas, com o intuito de obter dados que poderão responder à questão da não aprendizagem (Ramalho; Arruda, 2023, p. 4-5).
Fonte: RAMALHO, L. Q.; ARRUDA, M. M. A. A anamnese no processo de avaliação psicopedagógica. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9. Anais…, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2023/TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9859_TB4292_20112023202655.pdf Acesso em: 20 jun. 2024.
Considerando os excertos, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- A anamnese possui um importante papel na construção do processo diagnóstico do psicopedagogo, visto que por meio deste instrumento é possível coletar dados do sujeito em avaliação em seu período intrauterino, parto e pós-parto, a fim de avaliar se há algum indício da causa da dificuldade de aprendizagem apontado na queixa.
PORQUE
- Considerando que temos uma diversidade na composição das famílias em nossa sociedade atual, é necessário que o psicopedagogo utilize um questionário padronizado, a fim de coletar as informações necessárias, independentemente da formação familiar, pois sempre quem deve responder às questões é o pai ou mãe do sujeito, dando preferência para os dois estarem juntos, sempre que possível.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 – As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 – <B>ATENÇÃO: </B>NÃO FOI POSSÍVEL REALIZA A LEITURA DA ALTERNATIVA.
Alternativa 4 – <B>ATENÇÃO: </B>NÃO FOI POSSÍVEL REALIZA A LEITURA DA ALTERNATIVA.
Alternativa 5 – <B>ATENÇÃO: </B>NÃO FOI POSSÍVEL REALIZA A LEITURA DA ALTERNATIVA.
QUESTÃO 10
Atenção é uma função cognitiva que permite realizar a seleção de estímulos do ambiente, priorizando o processamento em categorias de informação. Já a memória operacional é definida como um sistema de armazenamento temporário e de manipulação de informações responsável pelo processamento da linguagem, aprendizagem e raciocínio lógico. É caracterizada como um conjunto de habilidades que permitem a manipulação de novas informações e mantê-las em atividade simultaneamente, visando realizar uma tarefa.
SILVA, Giovanna Beraldo de Azambuja; FERREIRA, Tais de Lima; CIASCA, Sylvia Maria. Evolução do desempenho da atenção e da memória operacional em crianças de escola pública e particular. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 31, n. 96, p. 254-262, 2014. Disponível em <https://bityli.com/Nu5B1>. Acesso em 07 jul 2020.
Considerando o exposto, avalie as afirmativas a seguintes.
- A memória semântica é a que torna possível lembrarmos palavras, é uma memória que apenas os seres humanos possuem, assim como a memória declarativa e procedural.
- A memória que nos mantém focado e influência em nossa atenção é chamada de operacional e há uma relação entre memória e atenção nos processos de aprendizagem.
III. Os aspectos sociais influenciam as funções psicológicas superiores, pois proporcionam desenvolvimento das habilidades primordiais para a sobrevivência e desenvolvimento.
- Tanto a atenção, que passa de complexa para rudimentar, quanto a memória que passa de rudimentar à elaborada, a memória abstrata, ambas as evoluções expressam um desenvolvimento perceptual.
- Por passarem pelo mesmo processo, não há diferença na capacidade de memorização entre jovens e idosos, o que acontece é uma pouca estimulação que gera maiores esquecimentos, diferente das habilidades motoras que sofrem perdas ao longo da vida.
É correto apenas o que se afirma apenas em:
Alternativas
Alternativa 1 – I e IV.
Alternativa 2 – I, II e III.
Alternativa 3 – I, II e V.
Alternativa 4 – III, IV e V.
Alternativa 5 – II, III, IV e V.