QUESTÃO 1
A aptidão aeróbia ou capacidade cardiorrespiratória é um dos componentes físicos mais estudados atualmente por influenciar de maneira significativa nos sistemas corporais. Portanto, avaliar e prescrever exercícios físicos com foco na capacidade cardiorrespiratória, é de suma importância.
SMIRMAU.B, P. C.; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade física e saúde. UniCesumar: Maringá, 2021.
Considerando as informações acima e o seu livro didático, avalie as afirmativas.
I. A capacidade cardiorrespiratória pode ser avaliada por meio do consumo máximo de oxigênio.
II. O teste de Cooper é um dos testes que podem ser utilizados para avaliar a capacidade cardiorrespiratória.
III. Ao avaliar a capacidade cardiorrespiratória, não é possível observar anormalidades associadas ao sistema cardíaco.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
QUESTÃO 2
O diabetes é uma doença crônica que é caracterizada por glicose sanguínea acima dos níveis normais, resultante de defeitos na secreção ou ação do hormônio da insulina, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratado.
SMIRMAU.B, P. C.; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade física e saúde. UniCesumar: Maringá, 2021.
Considere as informações acima e assinale a alternativa correta sobre o diagnóstico de diabetes.
Alternativas
Alternativa 1:
O diabetes só pode ser diagnosticado com exame sanguíneo em jejum.
Alternativa 2:
Hemoglobina glicada igual ou acima de 7,5% é diagnóstico de diabetes.
Alternativa 3:
Hemoglobina glicada igual ou acima de 6,5% é diagnóstico de diabetes.
Alternativa 4:
O diabetes pode ser diagnosticado por meio da aferição da pressão arterial.
Alternativa 5:
Glicose plasmática de jejum acima ou igual a 226 mg/dL é diagnóstico de diabetes.
QUESTÃO 3
Um senhor de 50 anos, sedentário e sem nenhuma limitação física iniciou um programa de treinamento físico orientado por seu personal trainer. Este programa foi elaborado com uma frequência semanal de 5 vezes e duração de aproximadamente 60 minutos por sessão de treinamento. Após 6 meses de intervenção profissional alguns benefícios ligados a aptidão física relacionada a saúde foram identificados nas avaliações físicas.
SMIRMAUL, B. P. C.; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade física e qualidade de vida. Maringá: Unicesumar, 2018.
Analisando a situação hipotética acima, assinale quais os componentes da aptidão física relacionado a saúde melhorar após os seis meses de treinamento.
I. Condicionamento neuro motor.
II. Aptidão cardiorrespiratória.
III. Progressão Sinovial.
IV. Força muscular.
A alternativa correta é.
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 4
O índice de massa corporal, comumente conhecido como “IMC”, é um indicador de saúde importante, muito utilizado em pesquisas epidemiológicas da área da saúde, pois possibilita identificar o estado nutricional dos indivíduos utilizando o peso e a altura.
SMIRMAU.B, P. C.; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade física e saúde. UniCesumar: Maringá, 2021.
Considerando o conteúdo que você aprendeu sobre IMC, assinale a resposta correta sobre este indicador de saúde.
Alternativas
Alternativa 1:
O IMC possibilita identificar a massa gorda e a massa magra dos indivíduos.
Alternativa 2:
O IMC é calculado por meio da divisão do perímetro da cintura e da estatura.
Alternativa 3:
Por meio do resultado do IMC é possível saber se uma pessoa está obesa.
Alternativa 4:
O IMC possibilita identificar a massa magra, mas não a massa gorda dos indivíduos.
Alternativa 5:
Por meio do resultado do IMC é possível saber se uma pessoa está praticando atividade física suficientemente.
QUESTÃO 5
O cenário epidemiológico está concentrado nos problemas decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis. Neste contexto, a aptidão física relacionada a saúde tem, como um dos seus objetivos, reduzir o desenvolvimento dessas doenças. Para esta finalidade cada componente da aptidão física pode ser avaliado isoladamente por testes específicos.
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SMIRMAUL, B. P. C; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade Física e Qualidade de Vida. Maringá: Unicesumar, 2018.
A partir dos aspectos citados que foram discutidos no material da disciplina. Avalie quais são os testes/ instrumentos utilizados para cada componente da aptidão física abaixo, associando as duas colunas.
(1) “Aptidão cardiorrespiratória” ( ) teste ergoespirométrico
(2) “Composição corporal” ( ) Teste de 1RM
(3) “Aptidão musculoesquelética” ( ) teste de banco do Queen’s College
(4) “Flexibilidade” ( ) pletismografia
( ) DEXA
( ) dinamômetro
( ) teste de sentar e alcançar
( ) goniômetro
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
(1), (3), (1), (2), (2), (3), (4), (4).
Alternativa 2:
(2), (3), (4), (1), (1), (3), (1), (2).
Alternativa 3:
(2), (3), (1), (4), (2), (4), (1), (3).
Alternativa 4:
(1), (2), (3), (4), (2), (3), (2), (1).
Alternativa 5:
(3), (2), (4), (1), 2), (3), (4), (1).
QUESTÃO 6
A atividade física pode ser avaliada por meio de métodos diretos e indiretos. Um dos questionários mais utilizados para estimar o nível de atividade física dos indivíduos é o Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ.
SMIRMAU.B, P. C.; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade física e saúde. UniCesumar: Maringá, 2021.
Considerando o exposto e o seu material didático, avalie as afirmativas abaixo:
I. A classificação do IPAQ é dividida em ativo, irregularmente ativo e sedentário.
II. Se você realizar pelo menos 15 minutos de atividade física contínua durante a semana você é considerado irregularmente ativo.
III. Você deve, obrigatóriamente, praticar pelo menos 150 minutos de atividade física vigorosa durante a semana, com no mínimo 30 minutos em cada sessão para ser considerado muito ativo.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
QUESTÃO 7
O diabetes é uma doença crônica que é caracterizada pelo nível glicêmico no sangue, ser acima do considerado “aceitável”, resultante de defeitos na secreção ou ação do hormônio insulina. Essa doença pode estar associada à obesidade e hipertensão.
SMIRMAU.B, P. C.; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade física e saúde. UniCesumar: Maringá, 2021.
Considere as informações acima e assinale a alternativa correta sobre a prescrição de exercícios físicos para diabéticos.
Alternativas
Alternativa 1:
Os diabéticos devem enfatizar atividades que utilizem grandes grupos musculares.
Alternativa 2:
Pessoas diabéticas devem praticar no mínimo 60 minutos de atividade física todos os dias da semana.
Alternativa 3:
Os diabéticos devem praticar o mínimo possível de atividade física devido a possibilidade de aumentar o grau da doença.
Alternativa 4:
A atividade física para diabéticos deve ser prescrita com intensidade vigorosa, ou seja, acima de 80% do VO2 de reserva.
Alternativa 5:
A atividade física para diabéticos deve ser prescrita com intensidade vigorosa, ou seja, acima de 90% do VO2 de reserva.
QUESTÃO 8
Os exercícios de fortalecimento muscular fazem parte de uma recomendação geral para a realização de atividades físicas para crianças e adolescentes. Contudo sabe-se que esse tipo de treinamento pode ocorrer de diferentes formas e isso pode acarretar em diferentes resultados. Além disso, a recomendação para esse tipo de atividade é que ocorra em mais de 3 dias por semana para essa classe da população.
SMIRMAUL, B. P. C.; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade física e qualidade de vida. Maringá: Unicesumar, 2019.
Analisando as informações acima, avalie as alternativas a seguir e assinale qual corresponde a prescrição correta para os exercícios de fortalecimento muscular para crianças e adolescentes.
Alternativas
Alternativa 1:
Esse tipo de treinamento deve ser aplicado apenas de forma lúdica e sem desgaste da criança.
Alternativa 2:
Essas atividades devem ser apenas estruturadas, com controle de carga para estimular o máximo da força.
Alternativa 3:
As atividades não estruturadas devem ser recomendadas todos os dias e atividades estruturadas as três vezes semanais com carga máxima.
Alternativa 4:
Essas atividades podem ser estruturadas ( levantar peso ou trabalho com bandas elásticas) e/ou não estruturadas ( cabo de guerra, escalar árvores, entre outros).
Alternativa 5:
Os treinamento de fortalecimento muscular para crianças devem ser periodizados com cargas a partir do teste de 1 RM e utilização de cargas entre 80 e 90% da carga máxima encontrada, respeitando sempre a característica da criança.
QUESTÃO 9
A prescrição de exercícios para os idosos deve incluir exercícios de resistência muscular localizada, de fortalecimento muscular, de flexibilidade e exercícios aeróbios. Para garantir benefícios para a saúde, os idosos devem aderir a prescrição de exercícios recomendada pela ACSM (2016). Os exercícios aeróbios devem ser realizados na frequência ≥ _______ dias/sem de atividades físicas de intensidade moderada ou ≥___________ dias/semana de atividade física de intensidade vigorosa, acumulando pelo menos ___________ minutos ou até ___________ min/dia, respectivamente. Os exercícios de fortalecimento muscular devem ser realizados na frequência ≥ _______ dias/sem, realizando pelo menos uma série de _________ repetições cada.
SMIRMAUL, B. P. C; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade Física e Qualidade de Vida. Maringá: Unicesumar, 2018.
De acordo com o exposto e do conteúdo abordado no material da disciplina sobre a prescrição de exercícios, assinale na sequência a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas
Alternativa 1:
5, 3, 30, 60, 2, 10.
Alternativa 2:
3, 5, 20, 30, 1, 20.
Alternativa 3:
1, 2, 10, 45, 3, 30.
Alternativa 4:
4, 4, 40, 15, 4, 5.
Alternativa 5:
2, 1, 30, 60, 5, 25.
QUESTÃO 10
A possibilidade de quantificar estes aspectos subjetivos de percepção levou ao desenvolvimento de métodos que pudessem ser aplicáveis, independentemente de sexo, idade e condição física. A maioria dos estudos desta área têm empregado a escala de percepção de esforço (EPE) desenvolvida por Borg (1982) por apresentar um boa associação com marcadores de intensidade de exercício.
SMIRMAUL, B. P. C.; ESTEVES, J. V. D. C. Atividade física e qualidade de vida. Maringá: Unicesumar, 2019.
Analisando as mais diversas possibilidades que podemos identificar com a utilização da EPE, avalie as alternativas a seguir e assinale as que melhor descrevem esse instrumento.
I. A classificação de intensidade do treinamento no instrumento é descrito como treino fraco e forte.
II. Na escala de 15 pontos, a intensidade moderada é considerada entre 12-14 pontos.
III. Em ambas as escalas, pode-se identificar quando o esforço máximo foi atingido.
IV. Na escala de 10 pontos, a intensidade leve varia de 0 à 2.
É correto o que se afirme em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
III e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.